terça-feira, 15 de março de 2016

Mãe presente, mas ausente!


Olá mamães,

A terceirização da maternidade é algo que me intriga muito.

Não me refiro a contratar, ou contar com a ajuda de alguém, ou mesmo da creche ou escolinha, quando a mãe está ausente, trabalhando ou resolvendo algo sério. 

Falo daqueles momentos em que a mãe está presente, mas prefere delegar todo o cuidado do filho para a babá, ou outra pessoa.

Na praia, no shopping, no teatro, em restaurante, no cinema, no consultório médico, em festinhas...

Já vi tanto isso que percebo que não são casos isolados. É um estilo de vida de muitas mães da nossa geração.

Não questiono, de forma alguma, a necessidade de ajuda, seja de parente ou da babá. Especialmente quando se tem mais de um filho ou se o passeio for para um local muito movimentado, é até mais seguro contar com mais um par de olhos!

As cenas que me incomodam são de mães que estão presentes, mas é como se não estivessem. Preferem ficar ao celular, ou conversando longamente com as amigas, ou mesmo passeando com o cachorro, enquanto as crianças estão, o tempo inteiro, sendo cuidadas por outra pessoa.

E acontecem cenas como essa: o animador da festa pede às crianças para escolherem um adulto para participar da brincadeira. Adivinhem quem é a escolhida, a mãe? Não! A primeira pessoa que a criança pensa em chamar é a babá!  É com ela que a criancinha quer brincar e se divertir!

Outra situação: no final da apresentação de um grupo musical infantil são sorteados brindes. Ao receber seu prêmio, o menininho, que não devia ter dois anos, corre para comemorar abraçando primeiro... a babá... e, só depois, a mãe.

Nessas histórias, e em tantas outras que presenciei, fica nítido que as babás são muito carinhosas, e as crianças sentem-se acolhidas por elas. O que por si só é uma coisa boa, aliás ótima!

A questão que fica na minha mente é: Como essas mães não percebem o que estão perdendo?

Como elas não notam que ao delegarem o cuidado de seus filhos, em momentos que poderiam estar com eles, elas não estão apenas se livrando do trabalho que eles dão... Estão, ao mesmo tempo, abrindo mão da companhia deles, dos seus olhares sorridentes, dos seus abraços apertados. Deixam pra outra pessoa as comemorações, o carinho, a cumplicidade.

Pode ser que eu esteja enganada, mas acredito que o vínculo entre mãe e filho fica um tanto enfraquecido. Afinal, as situações do dia-a-dia, as festas, os passeios e até mesmo os perrengues e as birras criam memórias que ficam gravadas nos coraçõezinhos. Fortalecem os laços, estreitam o relacionamento!

Agora vou parar de apontar pras outras mães e voltar meus olhos para mim mesma... Acho importante, quando vejo algum comportamento que não concordo em outra pessoa, refletir, se, de alguma maneira, eu mesma não estou caindo num erro parecido.

E não é que eu, euzinha, tinha meus momentos em que estava “presente, mas ausente”!!

Comecei a notar que ficava muito grudada no celular à noite, que é o único momento do dia em que estou com meus filhos.  Busco na escola, dou banho, jantar, faço o dever de casa com eles, preparo o lanchinho do dia seguinte. E aí, tarefas cumpridas, lá ia eu checar se tinha alguma mensagem em um dos milhares de grupos! E, claro, sempre tem! E, claro, dá uma vontade louca de comentar! E, claro, isso não tem fim! E, claro, eu estava perdendo um tempo preciosíssimo que deveria ser dedicado à minha família! Eu estava lá, mas era como se não estivesse!

Pois bem! Me botei de castigo! Rsrsrs.  Redes sociais, depois das 18h, só se estiver resolvendo algo urgente que precisa de resposta imediata. Fora isso, só olho perto da hora de dormir ou no dia seguinte no caminho para o trabalho, que, aliás, eu vivo reclamando que leva um tempão, não é, então dá pra ler, comentar, curtir, compartilhar...

À noite e nos finais de semana, quero ler histórias para meus preciosos! Quero curtir a companhia da minha família! Quero compartilhar risadas e gargalhadas com eles! Quero comentar sobre os desenhos incríveis que meus filhos fazem ou sobre como foi o dia do meu marido. Quero estar presente de corpo e alma!

Que o Senhor nos dê noção exata do que é mais importante em nossas vidas! Que Ele nos fortaleça e nos dê ânimo para cuidarmos dos nossos filhinhos, em todos os momentos em que estivermos com eles, mesmo quando isso for cansativo e a vontade de delegar for grande! Que nosso Pai Amado nos ajude a ver com clareza a grande benção que a maternidade é!

Um beijinho,

Da mamãe do Gabriel e da Alice

2 comentários:

  1. Amo seus textos! Tão profundos e ao mesmo tempo tão leves e divertidos !Preciso largar minha casa desarrumada (como neste momento ) e curtir meus filhos !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gi, Muito, muito obrigada mesmo pelo carinho! Você é uma querida!
      Larga tudo mesmo e vai paparicar sua família! Um dia a casa estará toda arrumadinha e eles estarão na faculdade... ou casados e morando em outras casas! Precisamos aproveitar bastante o tempo que temos com eles pequenos e perto da gente!
      beijo!

      Excluir