quarta-feira, 4 de junho de 2014

Coisas que não me arrependerei de fazer com, e pelos meus filhos

Olá mamães,

Já falei por aqui que amo listas! Então hoje vou fazer uma muito especial! Resolvi escrevê-la quando li essa postagem aqui do site Reforma 21.

Achei a ideia ótima, uma excelente lembrança para daqui a alguns anos e um testemunho do que é mais importante para nós e nossa família.

Sei que a minha lista passará por alterações com o tempo, já que meus filhos ainda são pequenos – Gabriel tem 5 e Alice faz 3 mês que vem.

Mas por enquanto posso afirmar que existem várias “coisas que não me arrependerei de ter feito com, e pelos meus filhos”:

- Voltar para meu emprego anterior quando descobri que estava grávida do Gabriel. Eu começara há poucos meses numa empresa em que a pressão e o horário de trabalho eram bem maiores, além de precisar viajar constantemente. Isso começou a me angustiar profundamente e então o Senhor me fez descobrir a possibilidade de voltar para o emprego anterior. Conversei com meu marido e decidimos que seria o melhor. É lógico que isso implicou em voltar para o salário anterior também, que era a metade. Mas querem saber, deu tudo super certo e com certeza não me arrependo nem um pouco dessa decisão.

- Outra decisão que não me arrependi foi de ter tirado o Gabriel da creche quando estava em licença maternidade da Alice. Muitas pessoas falaram que eu era louca... Loucas são elas! Rsrsrs. Foi sem dúvida uma das melhores épocas da minha vida! E não foi benção só para mim e para meu marido de termos nossos filhinhos em casa o dia todo, tenho certeza que isso contribuiu muito para construir a amizade entre eles dois também.

- Ensiná-los a decorar versículos. Aqui você encontra os primeiros versículos que imprimi e colori para que o Gabriel aprendesse, quando ele tinha pouco mais de dois aninhos. Depois vieram vários outros, até porque comecei a fazer pequenos cartões para as crianças da igreja decorarem também! Como é maravilhoso ouvi-los recitar a Palavra de Deus! Nunca vou me arrepender por ter investido tempo nisso.

- Observar a natureza com eles. Nos nossos passeios e caminhadas, sempre paramos para olhar de perto as plantas, flores e insetos. Muuuuitas vezes chegamos em casa com os bolsos cheios de folhinhas e sementes!! É verdade que o trajeto que poderia ser percorrido em 10 minutos demora 20 ou mais... mas vale muito a pena dedicar essa atenção para ensiná-los a maravilhar-se com a criação do Senhor!

- Ensiná-los a cumprimentar as pessoas e falar com educação e respeito. Na verdade esse aprendizado ainda está sendo feito... Sempre preciso reforçá-lo! Mas tenho certeza que nunca me arrependerei disso. Criei até um versinho:
“Quando falamos educadamente,
mostramos que a outra pessoa
é muito importante pra gente”

- Mostrar como ter responsabilidade em pequenas coisas, como limpar o que entornou, ou guardar o que espalhou... Nem preciso dizer que esse conceito também está em processo de construção na cabecinha deles! Mas já colhemos os frutos, muitas vezes eles pegam um paninho pra secar o suco que caiu no chão, sem que ninguém precise falar. Bem, muitas outras vezes, preciso sim falar... e várias vezes!! Mas a noção de que somos responsáveis por nossos atos é tão rara hoje em dia, numa sociedade em que todos se consideram vítimas, que sei que jamais vou me arrepender por ter começado cedo a ensiná-los sobre isso.

- Colocá-los pra dormir! Às vezes a rotina da hora de dormir demora um tempão, muitas vezes já estou bem cansada nessa hora, mas... é bom demais!! Demais! Demais! Demais!

- Andar de mãos dadas com eles... gente, tem coisa melhor?! Aquelas mãozinhas miudinhas, aquelas perninhas curtas que nos obrigam a reduzir o ritmo e caminhar mais devagar... Que benção do Senhor, que privilégio, podermos ter em nossas mãos as mãozinhas que um dia, assim oramos e esperamos, farão coisas incríveis para a glória de Deus!

- Ensiná-los a amar e orar pelos missionários! No nosso culto doméstico incluímos um momento especial em que lemos os informativos dos missionários e oramos por eles. Como é lindo ouvir as suas vozinhas doces conversando com Papai do Céu sobre algo tão importante!

- Aceitar a ajuda deles para as tarefinhas domésticas, especialmente para fazer bolo, biscoito, torradinha... É fato que demora bem mais com meus “ajudantes”, mas fica milhões de vezes mais divertido!

- Ensiná-los a amar os livros, especialmente a Bíblia. Eles valorizam muito as dezenas de livros que tem! E gostam demais de ouvir histórias... e eu gosto demais de contar!!!

- Dizer “eu amo vocês”, todos os dias!

- A última coisa da lista (mas não menos importante) eu não vou escrever não, vou mostrar:


Nossas baguncinhas de pintura!!!!!


  

Então, se animam a fazer uma lista dessas também?

Que o Senhor nos capacite para darmos aos nossos filhos lembranças maravilhosas e ensinamentos preciosos a cada dia.

Um beijinho,

Da mamãe
do Gabriel e da Alice

sexta-feira, 30 de maio de 2014

Mãe sudanesa precisa de nossas orações


Olá mamães,

Encaminho essa notícia tão triste, de uma realidade tão diferente da nossa que é até difícil de acreditar...

Se quiser ajudar há uma campanha de e-mails para as embaixadas sudanesas em vários países, inclusive o Brasil, acesse e participe: Christian Solidarity Worldwide

Lembre-se de orar por essa mamãe!

Que o Senhor a fortaleça e sustente !

Um beijinho,
Da mamãe do Gabriel e da Alice


Sudanesa condenada à morte por apostasia dá à luz na prisão

meriam.jpg
"Deu à luz uma menina hoje", declarou o diplomata referindo-se a Meriam Yahia Ibrahim Ishag, de 27 anos, filha de um muçulmano e condenada em meados de maio em virtude da lei islâmica vigente no Sudão desde 1983 e que proíbe as conversões, sob pena de morte.
"Parece que a mãe e a filha estão bem", declarou o diplomata, que pediu o anonimato. "É cruel se encontrar nesta situação", acrescentou.
A condenação à morte da jovem por um tribunal de Cartum no dia 15 de maio provocou uma onda de indignação. Segundo os militantes de direitos humanos, a jovem permanece detida na prisão para mulheres de Ondurman com seu primeiro filho de 20 meses.
"Demos três dias para renunciar a sua fé, mas você insistiu em não voltar ao islã. Condeno-a à pena de morte na forca", declarou o juiz Abbas Mohamed al-Khalifa, dirigindo-se à mulher pelo sobrenome de seu pai, de confissão muçulmana.
Antes do veredito, um chefe religioso muçulmano tentou convencê-la a voltar ao islã, mas a mulher disse ao juiz: "Sou cristã e nunca cometi apostasia".
Meriam Yahia Ibrahim Ishag (seu nome cristão) também foi condenada a cem chibatadas por adultério.
De acordo com a Anistia Internacional, Ishag foi criada no cristianismo ortodoxo, a religião de sua mãe, já que seu pai, muçulmano, esteve ausente durante sua infância. Posteriormente, a jovem se casou com um cristão do Sudão do Sul.
Segundo a interpretação sudanesa da sharia (lei islâmica), uma muçulmana não pode se casar com um não muçulmano.
Se a pena for aplicada, ela será a primeira pessoa punida por apostasia em virtude do código penal de 1991, segundo o grupo de defesa da liberdade religiosaChristian Solidarity Worldwide.


quinta-feira, 8 de maio de 2014

8 coisas pelas quais quero que meu filho agradeça a sua mãe (daqui a 20 anos) por Carl Laferton

Olá mamães,

Está chegando o nosso dia!
E para comemorar compartilho com vocês um lindo texto.
Foi escrito por um papai que imagina os agradecimentos que quer que seu filho faça a sua mãe, daqui a 20 anos.
Quero muito ser uma mãe assim!
Que o Senhor nos transforme nesse modelo de mãe cristã!

Um beijinho,
Da mamãe 
do Gabriel e da Alice

8 coisas pelas quais quero que meu filho agradeça a sua mãe (daqui a 20 anos) por Carl Laferton

Meu filho acaba de fazer 2 aninhos — ele delegou a mim a tarefa de comprar um cartão de Dia das Mães e escrever uma mensagem nele. Eu o estou treinando para dizer: “Obrigado, mamãe” e “Eu te amo, mamãe” (embora na hora saia, na melhor das hipóteses: “Obigado mamaim!” e “Eu tamu mamaim!”).
Mas espero que ele agradeça pelo que daqui a 20 anos, quando ele olhar para trás tendo crescido com uma mãe cristã? Aqui está o que eu adoraria que ele dissesse aos 22 anos de idade, quando der à sua mãe chocolates de Dia das Mães (chocolates, não flores, filho — chocolates tendem a ser compartilhados com os pais, mas flores só servem para ser olhadas em cima da mesa).
1. Obrigado por priorizar Cristo em detrimento de mim.
Você me ensinou, por meio da palavra ide, que eu não sou o centro do seu mundo, porque eu não sou o centro do mundo. E você me contou quem tem essa posição: o Senhor Jesus. Você nunca me permitiu mandar em nossa casa, e você sempre deixou claro que as minhas opiniões e preferências, embora importantes, não são imposições. Obrigado pelas vezes que você não foi capaz de passar tempo comigo, porque estava ministrando para outra pessoa. Obrigado pelas vezes que você não foi capaz de gastar dinheiro comigo, porque você o havia dado a outra pessoa. Obrigado porque, ao nunca me tratar como a pessoa mais importante da sua vida, você me direcionou para a Pessoa mais importante no cosmos.
2. Obrigado por me mostrar graça, não obras.
Você fez tanto por mim, e nunca jogou na minha cara para me fazer sentir culpa, nunca sugeriu que o seu amor dependesse de que eu alcançasse determinado padrão, nunca guardou rancor após eu te desapontar, nunca se perguntou em voz alta: “Por que eu ainda tento?” Nos esportes e na escola, eles me ensinaram que os melhores vencem, e que o trabalho recompensa. Em casa, você me ensinou que eu não preciso ser bom o suficiente para ser aceito, que o amor é generoso. E obrigado por me disciplinar de forma justa e firme, e por me perdoar completa e repetidamente. Obrigado porque os limites eram claros, e as explicações eram sempre curtas.
3. Obrigado por me mostrar arrependimento, não falsa perfeição.
Você cometeu erros — muitos erros. Obrigado por não inventar desculpas por eles ou diminuí-los. Obrigado por parar e pedir desculpas a mim e a Deus na minha frente. Obrigado por você saber que você era perdoada, e por viver como se de fato fosse. E obrigado por sempre me apoiar, mas nunca inventar desculpas para o meu pecado ou me deixar pensar que eu era bom o suficiente para Deus. Obrigado porque aprendi de você a não vestir uma máscara de justiça própria, ao invés disso, você me ensinou a desfrutar o colocar as vestes da verdadeira justiça de Cristo.
4. Obrigado por se preocupar mais com o meu caráter do que com as minhas habilidades.
Você me encorajou a ser gentil, atencioso e paciente, mais do que insistiu que eu fosse bem na escola, aprendesse um instrumento ou me aperfeiçoasse em um esporte. Não é que você não tenha me ajudado com o dever de casa, ou não tenha me feito praticar música, ou não tenha me levado ao futebol; mas eu sempre soube que quem eu era e quem eu estava me tornando importava mais do que o que eu era capaz de fazer.
5. Obrigado por saber que me evangelizar era trabalho seu e do papai
Obrigado por ter me contado histórias bíblicas, cantado canções bíblicas comigo, orado comigo e me contado a respeito de Deus enquanto passávamos pelas nossas tarefas e passeios diários. Obrigado porque você não pensou que poderia delegar esse trabalho aos meus líderes do ministério infantil ou de adolescentes.  Obrigado por não ter forçado Cristo em toda conversa, como se mencioná-lo em cada frase me fizesse converter, mas obrigado por ele não ter precisado ser forçado, porque ele era um companheiro constante da nossa família. Obrigado porque eu sou um daqueles filhos que não se lembram da primeira vez que ouviram a respeito do Senhor Jesus, e não se lembram de um dia sequer não ter ouvido a respeito dele.
6. Obrigado por amar o papai.
Ele comete erros também (mais do que você, mamãe). Obrigado por você tê-lo amado, por tê-lo perdoado quando precisou e pedido perdão quando precisou; por ter rido com ele; por ter sido carinhosa com ele; por ter se submetido a ele; por ter chorado com ele. Obrigado por ter feito todas essas coisas na minha frente, de maneira que, por causa da esposa que você foi para ele, eu pudesse saber o que significa ser um homem, marido e pai cristão.
7. Obrigado por me dar chances de servir.
Frequentemente, servir as pessoas com você era muito divertido, mãe, quando cozinhávamos juntos, fazíamos visitas juntos, fazíamos cartões juntos. Mas, às vezes, era chato, cansativo ou custoso. Mas obrigado por termos feito isso mesmo assim, e por termos feito juntos. Obrigado por nunca ter me protegido da realidade da vida cristã — você nunca me permitiu pensar que a igreja se tratava só das minhas necessidades, ou que no serviço eu deveria ser sempre aquele que recebe. Obrigado por sempre ter me oferecido uma cruz para carregar, conforme você carregava a sua. Mas obrigado por você sempre ter explicado o motivo de servirmos os outros, e por eu ter aprendido (lentamente) a me alegrar por poder servir o Cristo que havia me servido.
8. Obrigado por me mostrar o que é amor sacrificial.
Todos os dias da minha vida, desde o primeiro deles, você fez algo por mim que era difícil ou custoso para você. Na maneira que você exerceu a maternidade comigo, eu posso ver o reflexo de como Cristo viveu e morreu por mim. Você me mostrou Cristo.

PorCarl Laferton; Original: 8 Things I Want My Toddler to Thank His Mom For (in 20 Years); Copyright © 2014 The Gospel Coalition; website: www.thegospelcoalition.org.
Tradução: Alan Cristie; Original: 8 agradecimentos inusitados para uma mãe Copyright © 2014 Voltemos ao Evangelho; website: www.voltemosaoevangelho.com.
Extraído com permissão do site Voltemos ao Evangelho.

quinta-feira, 1 de maio de 2014

Textos para Orar por Nossos Filhos – por Jon Bloom



Olá mamães, 

Já li, algumas vezes, sobre a importância de orarmos citando passagens das Escrituras. 

É realmente muito bom!  Estamos falando com o Pai, citando as Suas promessas e recomendações, então a oração torna-se o que deve ser sempre: uma verdadeira conversa. 

Dia desses encontrei esse artigo com textos bíblicos para orarmos por nossos filhos. 

Compartilho pois sei que vai abençoar nossas vidas! 

Um beijinho, 
da mamãe 
do Gabriel e da Alice 

Textos para Orar por Nossos Filhos – por Jon Bloom 

Recentemente um bom amigo compartilhou comigo estes versículos que ele e a esposa oravam por suas duas filhas (agora adolescentes) desde que eles eram bebês. Eu os acho muito úteis e os incluí em minha lista de oração por minhas filhas. Pensei em passá-los adiante para vocês também. (Obrigado, Chris!) 

Que Jesus os chame e ninguém os impeça de vir. 

"Trouxeram-lhe, então, algumas crianças, para que lhes impusesse as mãos e orasse; mas os discípulos os repreendiam. Jesus, porém, disse: Deixai os pequeninos, não os embaraceis de vir a mim, porque dos tais é o reino dos céus. E, tendo-lhes imposto as mãos, retirou-se dali." (Mateus 19:13-15) 

Que eles respondam com fé ao fiel e persistente chamado de Jesus. 

"Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento." (2 Pedro 3:9) 

Que eles experimentem a santificação através do trabalho transformador do Espírito Santo e desejem cada vez mais cumprir os maiores mandamentos. 

"Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo." (Mateus 22:37-39) 

Que eles não se envolvam em jugo desigual em relações íntimas, especialmente matrimônio. 

“Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniquidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas?” (2 Coríntios 6:14) 

Que seus pensamentos sejam puros. 

"Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.". (Filipenses 4:8) 

Que os seus corações sejam tocados para contribuírem generosamente com trabalho do Deus. 
"Os filhos de Israel trouxeram oferta voluntária ao SENHOR, a saber, todo homem e mulher cujo coração os dispôs para trazerem uma oferta para toda a obra que o SENHOR tinha ordenado se fizesse por intermédio de Moisés.". (Êxodo 35:29) 

Que quando for o tempo certo, eles partam! 

"Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século." (Mateus 28:18-20) 

Tradução: Priscila Bernardi Heyse - Extraído de Bom Caminho Original aqui

terça-feira, 29 de abril de 2014

Sugestão de leitura: Educando filhas segundo o coração de Deus.



Olá mamães,


Estou muito feliz!! E são dois os motivos. 

1º: Finalmente chegou ao Brasil um dos livros que eu mais esperava, escrito pela maravilhosa serva de Deus, Elizabeth George. Olha só que benção:






De vez em quando visito o site desta autora e fico em oração pedindo ao Senhor que alguém traduza e publique logo seus livros sempre tão edificantes e encorajadores. Mas por esse eu havia até mandado e-mail para a editora pedindo a publicação!


Então imaginem minha alegria ao encontrá-lo à venda! Nem pisquei, comprei na hora!

Comecei a ler ontem e estou amando cada pedacinho!! Recomendadíssimo!


E o 2º motivo é que este bloguinho completou dois anos dia 26/04!! Dois anos de bençãos, com 45 postagens, quase 9.000 acessos, comentários fofos e muito aprendizado! Sim, pois a cada artigo escrito ou compartilhado, aprendo bastante e fico muito feliz por saber que estou sendo útil para o Reino de Deus.

Que Senhor nos oriente e capacite a cada dia.

Um beijinho,


da mamãe 
do Gabriel e da Alice

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Criando filhos que o mundo odiará - Por Adam Griffin


Olá mamães,

Fui atraída a este texto pelo seu título tão incomum!

Ao ler percebi que era uma excelente reflexão que precisamos fazer e decidi compartilhar com vocês.

Que Deus nos dê sabedoria e firmeza na Palavra para essa difícil missão!

Um beijinho,
Da mamãe
do Gabriel e da Alice


Criando filhos que o mundo odiará
Por Adam Griffin

Quando eu era garoto, meu pai me perguntava: “O que você quer ser quando crescer?” E eu respondia com franqueza (adoravelmente, sem dúvidas), “um papai”. Quando meu implacável e realista pai me informou que ninguém me pagaria para ser pai, eu lhe disse que ficaria feliz se pagassem a mim.

Em 2011, meu sonho de me tornar pai tornou-se realidade quando meu filho, Oscar, nasceu. Desde este dia, minhas esperanças e sonhos se voltaram para o que o Oscar será quando crescer. É claro que eu gosto de imaginar ele crescendo bonito, talentoso, piedoso e amável, mas não tem como saber isso ainda. É quase certo que ele terá uma grande afinidade pela Texas A&M (Universidade de pesquisa co-educational pública localizada em College Station, Texas) e pelo Green Bay Packers (time de futebol americano com base em Green Bay, Wisconsin). Sem dúvida, ele terá uma cabeleira decepcionante, gostará de comer e suará mesmo quando estiver frio. Para a maioria das coisas, no entanto, vou ter que esperar para ver o que ele vai ser quando crescer.

Muitas vezes, eu sonho com o grande homem que ele pode ser e quão amável ele será para os outros. Eu sonho que técnicos, professores e pastores irão aprová-lo e até mesmo se impressionar com ele. Imagino seus colegas tendo alta consideração por ele, querendo estar perto dele o tempo todo. Eu imagino que a geração que o segue irá admirá-lo. Eu amo a ideia de que, enquanto ele se torna um homem, ele alcançará favor em tudo e com qualquer pessoa que ele entrar em contato. Alguns desses desejos são saudáveis, e alguns são orgulhosos.

Eu tenho um forte, e certamente não-incomun, desejo de que meu filho seja validado pelo amor das outras pessoas. Muitos pais querem que seus filhos ou filhas sejam pessoas amadas, mas este desejo não é o que faz João 15.19 tão transformador e importante quando confronta a maneira como preparamos nossos filhos para o futuro. Cristo diz a seus discípulos: “Se vocês pertencessem ao mundo, ele os amaria como se fossem dele. Todavia, vocês não são do mundo, mas eu os escolhi, tirando-os do mundo; por isso o mundo os odeia”. E não é apenas em João 15.19. Há muitos textos nas Escrituras que descrevem a relação conflituosa que os seguidores de Deus terão com aqueles que não são crentes.

Lendo isto, percebi que se Deus responder minhas orações para que meu filho se torne um seguidor de Cristo, as pessoas irão odiá-lo. Sem dúvida, as pessoas serão absolutamente repelidas por meu filho.

Se Deus graciosamente salvar meu Oscar, pessoas irão chamá-lo de fanático e homofóbico. Alguns irão ridicularizá-lo como um machista da mesma forma que eles desprezam suas crenças “sexistas”. Ele será desprezado como um “mente fechada” por dizer que Jesus Cristo não é apenas Deus, mas o único Deus. Ele provavelmente vai conhecer uma garota que o insulta por sua masculinidade ou por considerá-lo antiquado por esperar um casamento sem ter tido sexo. Seus colegas irão achar que ele é um puritano. Valentões irão chamá-lo de covarde. Sua integridade atrairá insultos como “caxias” (eu não sei o que isso significa).

Os professores acharão que meu filho ignora os fatos científicos sobre nossas origens, incitando seus colegas de classe a acharem ele um idiota. Pessoas vão dizer que ele foi desviado por seus pais a um caminho ultrapassado de moralidade mascarado por um relacionamento com Deus. Consultores financeiros irão achar que ele é irresponsavelmente generoso. Quando ele tomar uma decisão, haverá aqueles que não tolerarão sua intolerância. Ele será julgado como julgador. Ele terá inimigos e eu pedirei que ele os ame, e mesmo por isso ele parecerá um tolo.

Se você é como eu e espera que seus filhos sejam seguidores devotos e completos de Cristo, então precisamos criar uma geração que está preparada para ser distintivamente diferente de seus colegas. Em muitas formas, isto é o oposto da minha inclinação natural de como criar meu filho. Criar filhos que estão prontos para serem odiados significa criar crianças que não têm vergonha de seu amor por Deus mesmo em meio ao ódio e à alienação. Independente dos insultos serem legítimos ou ingênuos, oro para que nossos filhos estejam prontos para manterem-se firmes em meio a um mundo que os odeia.

Traduzido por André Carvalho – Extraído do site Reforma21.org  -  Original aqui

sexta-feira, 18 de abril de 2014

Sobre a Páscoa

Olá mamães,

No domingo passado, uma irmã da nossa igreja me procurou para perguntar como eu fazia para falar da Páscoa para meus filhos que estão com 5 e 2 anos. Conversamos bastante sobre isso e achei que seria bom compartilhar o assunto por aqui também.

Em primeiro lugar quero destacar que entendo ser diabólico tudo aquilo que nos afasta de Deus. E precisamos estar muito atentos quanto a isso.

O diabo é o pai da mentira, que veio para matar, roubar e destruir. Paulo nos orienta para evitar até mesmo a aparência do mal (I Tessalonicenses 5:22).Porém, é muito triste saber que, em muitos lares cristãos conceitos do mundo estão se tornando normais e são até mesmo incentivados ou comemorados.

Muitos cristãos utilizam vocabulário chulo, são egoístas quanto a suas prioridades, desperdiçam seu tempo e dinheiro, e tomam decisões sobre qualquer assunto baseados apenas no que acham melhor para si mesmos. 

Comportamento igualzinho ao de qualquer incrédulo. Estão se deixando moldar pelo mundo, justamente o que Paulo apela para que não façamos: “Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” Romanos 12:2. 

Vigiemos! Nossos valores, hábitos e decisões devem ser pautados pela Palavra de Deus. E quando estivermos em dúvida sobre alguma coisa podemos e precisamos buscar ao Senhor em oração, sempre!

Bem, voltando ao assunto da Páscoa, mas sem perder de vista o que estivemos meditando até agora, vocês já devem ter percebido qual é a minha posição! Pois é, por mais fofinho que seja o coelhinho ele tira das crianças o verdadeiro significado da Páscoa.

A professora de EBD do meu filho perguntou para sua turminha de uns 12 alunos, de no máximo 5 anos de idade, sobre o que era a Páscoa. Praticamente todos já tinham recebido pelo menos um ovo de Páscoa. E ficaram super falantes sobre isso, foi difícil conter as lágrimas, e mais difícil ainda foi para a professora conseguir atrair a atenção deles de novo para conseguir explicar a história da Páscoa verdadeira! 

Agora quero ser bem prática e colocar para vocês o quê e como eu faço: 

- Comecei  a falar sobre a morte e ressurreição de Jesus quando o Gabriel tinha acabado de completar 2 anos. Achava um assunto difícil de tratar com uma criancinha tão pequenina, mas um mês antes da Páscoa ele voltava da creche todos os dias falando sobre coelhinhos e ovos. Um mês antes! Todos os dias! Isso é lavagem cerebral! Pensei: “se o inimigo não acha cedo demais para começar a contar suas mentiras para meu filho, não posso achar cedo demais para ensinar a verdade!” 

- Sempre contei da morte e da ressurreição de uma vez, para a história acabar sempre  com a vitória de Jesus.

- Com o tempo contei pra ele também sobre a saída do povo de Israel do Egito e da primeira Páscoa, que era uma festa criada por Deus, para comemorar a liberdade.

- Por mais que eu acredite que coelho da Páscoa e ovos de chocolate são estratégias do inimigo, não falo para eles isso de forma assustadora ou incisiva do tipo: “Isso é do diabo”. Não, sempre falo que tanto o coelhinho da Páscoa quanto papai Noel são historinhas inventadas, que até parecem bonitinhos, mas que fazem as crianças (e os adultos) esquecerem de Jesus. 

- Nunca digo que Jesus é coitadinho porque as pessoas esquecem dEle na Páscoa, no Natal ou a vida toda... E sim que, as pessoas sem Jesus estão em dificuldade, porque só Ele pode nos salvar dos pecados. 

- Conto sempre sobre a ressurreição com muita alegria, muita mesmo! Cantamos a música do DVD “Quem é Jesus?” do Diante do Trono para Crianças : Sim, sim! Não, não! 
Sim, sim
Parecia que era o fim
Mas não pense que a história acabaria assim
Não, não
A morte não O segurou
No terceiro dia
A pedra do sepulcro rolou
Jesus ressuscitou!
Aleluia!
Vivo está o meu Senhor!

- A Alice já ouviu também muitas vezes sobre a morte e a ressurreição de Jesus, mas descobri que falhei esquecendo de associar com a Páscoa. Terça à noite quando perguntei sobre o que era a Páscoa ela disse: ovo da Páscoa e coelhinho... Então expliquei, com a ajuda do Gabriel, sobre a libertação do povo de Israel e da morte e ressurreição de Jesus, lembrando, dessa vez, de destacar bastante que tudo isso aconteceu na Páscoa. 

- O Gabriel gostou muito da propaganda de um ovo que vem com máscara de Transformers. Combinamos que vou procurar a máscara, mas disse que não queria dar meu dinheiro para quem faz as crianças esquecerem Jesus. Acho que ele entendeu. 

- Quanto ao chocolate, eu compro caixas de bombom ou barras algumas semanas antes, afinal o doce em si é uma delícia e não tem nada demais. Mas ovo nem pensar, quero que eles desassociem o que o mundo oferece com a verdadeira Páscoa: o sacrifício de nosso Senhor para nos libertar. 

- Acredito que muitas vezes o fato deles serem diferentes dos amiguinhos vai ser difícil para eles, e nessa época do ano isso vai sempre acontecer. Mas devemos preparar nossos filhos para isso e não tentar fazer com que sejam iguais às crianças que crescem sem princípios bíblicos. 

Cristãos genuínos são diferentes, sempre! 

Sei que será muito mais útil fortalecer a fé de nossos pequenininhos para que consigam vencer diante de um mundo tão hostil ao Evangelho. 

Fiquem à vontade para comentar e compartilhar como vocês fazem em seus lares. 

Há um artigo MARAVILHOSO sobre esse assunto no site Mulheres Piedosas. A autora, Simone Quaresma, escreve um texto irretocável sobre a dúvida entre dar ou não dar ovos de chocolate para nossos filhos. Leitura obrigatória! Muito edificante! 

Que o Senhor nos ajude a criar filhos “... que sejam irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa (...)” Filipenses 2:15 
"Coelhinho bobo, Páscoa é para Jesus!"

Um beijo, 
Da mamãe do
Gabriel e da Alice

terça-feira, 25 de março de 2014

Como mergulhar a próxima geração na Palavra de Deus?


Olá mamães,
Li um artigo excelente no site Mulheres Piedosas e compartilho abaixo com vocês:

"Como mergulhar a próxima geração na Palavra de Deus?" por Jani Ortlund

A.Valorize a sua Bíblia
Leia, estude, cite, medite, reverencie as Escrituras. As crianças vêem você lendo, orando e compartilhando a Palavra de Deus? Elas vêem você levando a Bíblia para a igreja? As Escrituras têm lugar de honra na sua casa? As crianças percebem que esse é o seu tesouro terreno mais precioso?

B. Compartilhe a Escritura com a próxima geração
Todos os dias da vida daquela criança, cerque-a com a palavra de Deus (Deut. 6:6-9; 2 Tim 1:5). Leia as Escrituras juntos após o jantar, coloque-as nas paredes da sua casa, cite a Bíblia enquanto você ora com eles, escute-a em forma de música, memorize-a juntos.
Um dos nossos maiores prazeres é ver os nossos filhos casados alimentarem os nossos netos com a Palavra de Deus. Nosso genro, John Scheidt, lê a Bíblia para os seus três filhos em idade pré-escolar todas as noites depois do jantar enquanto eles aproveitam uma pequena sobremesa: “Oh, provai  e vede que o Senhor é bom!” (Sl 34:8)
Imagine minha surpresa e deleite quando, numa visita recente, John pausou no meio da historia bíblica e Lizzie, de cinco anos, continuou de cabeça a história, para o nosso prazer de ouvi-la. Ela tem ouvido as Escrituras desde que nasceu, e a Bíblia está guardada profundamente na alma daquela jovem alma.

Os benefícios de mergulhar a próxima geração na Palavra de Deus?

Pense nos benefícios que essa prática pode trazer às crianças da sua vida:

1. Você estará dando a ele algo fora dele mesmo para encorajá-lo nessa prisão de uma cultura sem Deus;
2. Ele saberá para onde ir quando precisar de esperança, direção ou conforto.
3. Quando a vida parecer miserável, ele pode se lembrar de mergulhar nas misericórdias de Deus;
4. Ele será capaz de encontrar uma promessa do Pai Celestial quando tudo ao seu redor se tornar caos e confusão.
5. Se ele lembrar da Palavra “no ano da sequidão” (Jr 17:8), sua vida não será caracterizada por ansiedade e medo.
6 Mais importante, ele será capaz de crescer cada vez mais no amor de Jesus – a Palavra Viva, o Verbo Eterno, o foco e principal mensagem da Bíblia (Lc 24:27,44)
7. Seu filho terá a oportunidade de se aproximar de Deus à medida que ele lê as Escrituras. Toda Escritura é “inspirada por Deus” (2 Tim 3:16). Pense o quão perto você está de uma pessoa quando você consegue sentir a sua respiração. Perto… muito perto. Face a face, num certo sentido.

Oh, tornemo-nos mulheres que valorizam e passam adiante a Palavra de Deus! Estejamos mais preocupadas com o alimento espiritual que estamos alimentando os nossos filhos do que com o alimento físico. Que nós possamos criar uma geração que possa dizer – em meio a tudo o que a vida traz -”Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR, Deus dos Exércitos” (Jr 15:16)
Como você tem ajudado os seus filhos a aprenderem e a amarem a Palavra de Deus?

Você encontrará outros maravilhosos artigos no site Mulheres Piedosas, de onde este texto foi extraído.

um beijinho,
da mamãe do Gabriel e da Alice


sexta-feira, 14 de março de 2014

Você sabe como funcionam as pílulas anticoncepcionais?


Olá mamães,

Esta é uma postagem um pouco delicada, mas necessária.

Há alguns dias estava lendo a bula do anticoncepcional que tomava, porque vinha sentindo mal estar desde que troquei para essa marca. No meio de todas aquelas expressões enigmáticas, algumas coisas me chamaram a atenção e me lembrei de um artigo do Júlio Severo (podem ler aqui) que li há dois anos.

Esse artigo havia me deixado muito preocupada, falava que as pílulas podem provocar abortos muito prematuros impedindo que o óvulo, já fecundado, seja implantado no endométrio. Naquela época conversei com minha médica que disse que apenas o DIU funciona dessa forma, e não as pílulas.

Mas agora resolvi pesquisar mais. Não somente mais opiniões, mas principalmente respostas efetivas. Entrei em contato com o laboratório já que na bula havia apenas o seguinte:

"Os hormônios presentes em Iumi previnem a gravidez por meio de diversos
mecanismos, sendo que os mais importantes são a inibição da ovulação e alterações no muco cervical (do colo uterino)."

Quais seriam os outros mecanismos, já que são diversos?

Enquanto aguardava a resposta deles encontrei algumas bulas de outros anticoncepcionais que falam bem claramente seus mecanismos de atuação:

“FEMINA é um anticoncepcional oral combinado que contém, como substâncias ativas o estrogênio etinilestradiol e o progestagênio desogestrel. (...) A ação conjunta do desogestrel e etinilestradiol leva a uma inibição da gonadotrofina determinando inibição da ovulação. Além destes efeitos, temos a mudança do muco cervical (que dificulta a penetração do espermatozoide no útero) e a alteração do endométrio, tornando-o menos receptivo ao óvulo, além da alteração no transporte tubário, dificultando a migração do óvulo à cavidade uterina.”

“Allestra 20 é um anticoncepcional oral monofásico, que combina o componente estrogênico etinilestradiol com o componente progestogênico gestodeno. (...) O mecanismo primário de um anticoncepcional oral combinado é a supressão da foliculogênese. Além deste mecanismo de ação, Allestra 20 apresenta outras ações que impedem uma gravidez, tais como: alteração da qualidade do muco cervical, que impede a espermomigração, alteração da motilidade ovariana e a alteração do endométrio, tornando-o pouco receptivo para a implantação do óvulo.”

Alguns dias depois recebi a seguinte resposta do laboratório:

“Os principais mecanismos que promovem o efeito de Iumi é a inibição da ovulação e o espessamento do muco cervical.
 Além disso, os hormônios presentes na composição de Iumi promovem alterações na estrutura e/ou função do aparelho genital feminino, alterações da motilidade tubária e modificações no endométrio (camada de revestimento interna do útero), tornando-o inadequado para implantação do óvulo (nidação).
 Caso a senhora necessite de outras informações, estamos à sua disposição.”

Assim, percebemos que, resumidamente, os mecanismos de atuação das pílulas anticoncepcionais são:
- impedir a ovulação,
- alteração do muco cervical (dificultando a entrada dos espermatozoides) e
- alteração do endométrio, impedindo a implantação do óvulo, que a esta altura já estará fecundado.

Bem, as duas primeiras formas de atuação realmente podem ser chamadas de anticoncepcionais, já que ainda não houve o encontro dos gametas feminino e masculino.

O problema está na última: alteração do endométrio, impedindo a implantação do óvulo já fecundado.

Neste ponto, há quem argumente que, se não há implantação, não há vida ainda, então seria contracepção mesmo.

Mas vejam o que encontrei na Nova Enciclopédia Barsa (pag. 95, vol 9, verbete Gestação):

“Ao se unirem óvulo e espermatozoide fundem seus cromossomos  (estruturas situadas no núcleo celular que contém os genes, ou unidades genéticas transmissoras da herança). De tal fusão surge o ovo ou zigoto. Assim, no momento mesmo da fecundação, são determinados o sexo e as características particulares do indivíduo.”
“Depois da fusão, o zigoto se divide rapidamente e avança em direção à cavidade uterina, em cuja camada interna (endométrio), se implanta, caso esta se encontre preparada para recebê-lo.”

Mais claro impossível.  É uma vida.

Nos últimos anos tenho lido bastante sobre apologética, ou defesa da fé. E me assusta ver como conceitos mundanos estão tão infiltradas na igreja evangélica que ás vezes temos dificuldade de analisar as coisas claramente à luz somente da Palavra de Deus e não seguindo esse ou aquele “especialista” secular.

Fiquei muito mal ao perceber que eu também seguia o mesmo caminho. Ouvindo e seguindo os conselhos do mundo e não buscando informações a respeito, e, o pior, não buscando ao Senhor antes de tomar decisões. Achava que nesse momento não deveria engravidar, me indicaram uma pílula e eu sem questionar quase nada aceitei.

Diante da constatação do meu erro, me humilhei e implorei o perdão do Senhor. Creio que fui perdoada, mas senti a direção de compartilhar isso com outras mulheres cristãs que, como eu podem estar, sem querer, agindo contra a vontade do Senhor.

“E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra." 2 Crônicas 7:14

Precisamos parar um pouco, orar e clamar ao Senhor por direção e sabedoria  para todas as áreas da nossa vida, e para todas as decisões que tomarmos.
Que o Senhor nos perdoe, nos ajude e nos guie.

Um beijo,

 Da mamãe do Gabriel e da Alice

 “Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo.” Filipenses 2:15.

segunda-feira, 10 de março de 2014

15 Pedidos de Oração pelas Mulheres – John Piper

Olá mamães,

Compartilho com vocês o que li no site Voltemos ao Evangelho.
Parabéns pelo Dia da Mulher !! (atrasado, rsrs)

beijos,

da mamãe do Gabriel e da Alice



15 Pedidos de Oração pelas Mulheres – John Piper

 


Neste breve texto, o pastor John Piper enumera, como que em oração, uma lista de importantes conselhos direcionados às mulheres cristãs, a fim de que vivam para a glória de Cristo.

 


1.      Que tudo da sua vida — em qualquer esfera — seja devotado à glória de Deus.

2.      Que as promessas de Cristo sejam confiadas tão plenamente que paz, alegria e força encham sua alma a ponto de transbordar.


3.      Que essa plenitude de Deus abunde em atos diários de amor, de forma que as pessoas possam ver suas boas obras e glorificar ao seu Pai no céu.


4.      Que vocês sejam mulheres do Livro, que amem, estudem e obedeçam a Bíblia em cada área do seu ensino. Que a meditação sobre a verdade bíblica possa ser a fonte de esperança e fé. E que vocês continuem a crescer em entendimento através de todos os capítulos de sua vida, nunca pensando que o estudo e o crescimento são apenas para os outros.


5.      Que vocês sejam mulheres de oração, de forma que a Palavra de Deus se abra para vocês; e o poder da fé e santidade desça sobre vocês; e sua influência espiritual crescerá no lar, na igreja e no mundo.

6.      Que vocês sejam mulheres que tenham uma profunda compreensão da graça soberana de Deus fortalecendo todo esse processo espiritual, que sejam pensadoras profundas sobre as doutrinas da graça, e amantes e crentes profundos dessas coisas.


7.      Que vocês sejam totalmente comprometidas ao ministério, seja qual for o seu papel específico, que não desperdicem o seu tempo em revistas de senhoras ouhobbies inúteis, assim como seus maridos não deveriam desperdiçar o tempo deles em esportes excessivos ou coisas sem propósito na garagem. Que você redima o tempo para Cristo e seu reino.


8.      Que vocês, se solteiras, explorem seu solteirismo para a plena devoção a Cristo e não sejam paralisadas pelo desejo de se casar.


9.      Que vocês, se casadas, apóiem a liderança do seu marido de maneira criativa, inteligente e sincera, tão profundamente como uma obediência a Cristo permitir; que vocês o encorajem em seu papel designado por Deus como o cabeça; que vocês o influenciem espiritualmente primariamente através da sua tranqüilidade destemida, santidade e oração.


10. Que vocês, se tiverem filhos, aceitem a responsabilidade com o seu marido (ou sozinhas, se necessário) de criar os filhos que esperam no triunfo de Deus, compartilhando com ele o ensino e a disciplina das crianças, e dando aos filhos aquele toque e cuidado protetor especial que vocês são unicamente capacitados para dar.


11. Que vocês não assumam que o emprego secular é um desafio maior ou um melhor uso da sua vida que as oportunidades incontáveis de serviço e testemunho no lar, na vizinhança, comunidade, igreja e no mundo. Que não proponham somente a pergunta: Carreira vs. Mãe em tempo integral? Mas que perguntem tão seriamente: Carreira em tempo integral vs. Liberdade para o ministério? Que vocês perguntem: O que seria maior para o Reino — ser empregado de alguém que lhe diga o que você deve fazer para seu negócio prosperar, ou ser um agente livre de Deus, sonhando o seu próprio sonho sobre como seu tempo, seu lar e sua criatividade poderiam fazer o negócio de Deusprosperar? E que em tudo isso você faz suas escolhas não sobre a base de tendências seculares ou expectativas de estilo de vida, mas sobre a base do que fortalecerá a sua família e promoverá a causa de Cristo.


12. Que vocês parem e (com seus maridos, se forem casadas) planejem as várias formas da sua vida ministerial em capítulos. Os capítulos são divididos por várias coisas — idade, força, solteirismo, casamento, escolha de emprego, crianças no lar, crianças na escola, netos, aposentadoria, etc. Nenhum capítulo é tudo alegria. A vida finita é uma série de permutas. Encontrar a vontade de Deus, e viver para a glória de Cristo plenamente em cada capítulo é o que faz dele um sucesso, não se ele se parece com o capítulo de outra pessoa ou se tem nele o que  o capítulo cinco terá.


13. Que vocês desenvolvam uma mentalidade e um estilo de vida guerreiro; que nunca se esqueçam que a vida é breve, que milhões de pessoas estão entre o céu e o inferno todos os dias, que o amor ao dinheiro é suicídio espiritual, que os objetivos de mobilidade ascendente (roupas chiques, carros, casas, férias, comidas, hobbies) são um substituto pobre para os objetivos de viver para Cristo com toda a sua força, e maximizar sua alegria no ministério ao ajudar pessoas.


14. Que em todos os seus relacionamentos com os homens vocês procurem a direção do Espírito Santo ao aplicar a visão bíblica da masculinidade e feminilidade; que vocês desenvolvam um estilo e comportamento que faça justiça ao papel único que Deus deu aos homens para serem responsáveis pela liderança graciosa com relação às mulheres — uma liderança que envolve elementos de proteção, cuidado e iniciativa. Que vocês pensem criativamente e com sensibilidade cultural (assim como ele deve fazer) ao moldar o estilo e ajustar o tom de sua interação com os homens.


15. Que vocês vejam a direção bíblica para o que é apropriado e inapropriado para os homens e mulheres em relação uns para com os outros, não como restrições arbitrárias sobre a liberdade, mas como prescrições sábias e graciosas de como descobrir a verdadeira liberdade do ideal de complementaridade de Deus. Que vocês não mensurem sua potencialidade pelas poucas funções restringidas, mas pelas incontáveis oferecidas.


Sugestão: Escolha um e tire 5 minutos em oração pelas mulheres que você conhece

Por: John Piper. Original: Um Desafio às Mulheres