sexta-feira, 14 de março de 2014

Você sabe como funcionam as pílulas anticoncepcionais?


Olá mamães,

Esta é uma postagem um pouco delicada, mas necessária.

Há alguns dias estava lendo a bula do anticoncepcional que tomava, porque vinha sentindo mal estar desde que troquei para essa marca. No meio de todas aquelas expressões enigmáticas, algumas coisas me chamaram a atenção e me lembrei de um artigo do Júlio Severo (podem ler aqui) que li há dois anos.

Esse artigo havia me deixado muito preocupada, falava que as pílulas podem provocar abortos muito prematuros impedindo que o óvulo, já fecundado, seja implantado no endométrio. Naquela época conversei com minha médica que disse que apenas o DIU funciona dessa forma, e não as pílulas.

Mas agora resolvi pesquisar mais. Não somente mais opiniões, mas principalmente respostas efetivas. Entrei em contato com o laboratório já que na bula havia apenas o seguinte:

"Os hormônios presentes em Iumi previnem a gravidez por meio de diversos
mecanismos, sendo que os mais importantes são a inibição da ovulação e alterações no muco cervical (do colo uterino)."

Quais seriam os outros mecanismos, já que são diversos?

Enquanto aguardava a resposta deles encontrei algumas bulas de outros anticoncepcionais que falam bem claramente seus mecanismos de atuação:

“FEMINA é um anticoncepcional oral combinado que contém, como substâncias ativas o estrogênio etinilestradiol e o progestagênio desogestrel. (...) A ação conjunta do desogestrel e etinilestradiol leva a uma inibição da gonadotrofina determinando inibição da ovulação. Além destes efeitos, temos a mudança do muco cervical (que dificulta a penetração do espermatozoide no útero) e a alteração do endométrio, tornando-o menos receptivo ao óvulo, além da alteração no transporte tubário, dificultando a migração do óvulo à cavidade uterina.”

“Allestra 20 é um anticoncepcional oral monofásico, que combina o componente estrogênico etinilestradiol com o componente progestogênico gestodeno. (...) O mecanismo primário de um anticoncepcional oral combinado é a supressão da foliculogênese. Além deste mecanismo de ação, Allestra 20 apresenta outras ações que impedem uma gravidez, tais como: alteração da qualidade do muco cervical, que impede a espermomigração, alteração da motilidade ovariana e a alteração do endométrio, tornando-o pouco receptivo para a implantação do óvulo.”

Alguns dias depois recebi a seguinte resposta do laboratório:

“Os principais mecanismos que promovem o efeito de Iumi é a inibição da ovulação e o espessamento do muco cervical.
 Além disso, os hormônios presentes na composição de Iumi promovem alterações na estrutura e/ou função do aparelho genital feminino, alterações da motilidade tubária e modificações no endométrio (camada de revestimento interna do útero), tornando-o inadequado para implantação do óvulo (nidação).
 Caso a senhora necessite de outras informações, estamos à sua disposição.”

Assim, percebemos que, resumidamente, os mecanismos de atuação das pílulas anticoncepcionais são:
- impedir a ovulação,
- alteração do muco cervical (dificultando a entrada dos espermatozoides) e
- alteração do endométrio, impedindo a implantação do óvulo, que a esta altura já estará fecundado.

Bem, as duas primeiras formas de atuação realmente podem ser chamadas de anticoncepcionais, já que ainda não houve o encontro dos gametas feminino e masculino.

O problema está na última: alteração do endométrio, impedindo a implantação do óvulo já fecundado.

Neste ponto, há quem argumente que, se não há implantação, não há vida ainda, então seria contracepção mesmo.

Mas vejam o que encontrei na Nova Enciclopédia Barsa (pag. 95, vol 9, verbete Gestação):

“Ao se unirem óvulo e espermatozoide fundem seus cromossomos  (estruturas situadas no núcleo celular que contém os genes, ou unidades genéticas transmissoras da herança). De tal fusão surge o ovo ou zigoto. Assim, no momento mesmo da fecundação, são determinados o sexo e as características particulares do indivíduo.”
“Depois da fusão, o zigoto se divide rapidamente e avança em direção à cavidade uterina, em cuja camada interna (endométrio), se implanta, caso esta se encontre preparada para recebê-lo.”

Mais claro impossível.  É uma vida.

Nos últimos anos tenho lido bastante sobre apologética, ou defesa da fé. E me assusta ver como conceitos mundanos estão tão infiltradas na igreja evangélica que ás vezes temos dificuldade de analisar as coisas claramente à luz somente da Palavra de Deus e não seguindo esse ou aquele “especialista” secular.

Fiquei muito mal ao perceber que eu também seguia o mesmo caminho. Ouvindo e seguindo os conselhos do mundo e não buscando informações a respeito, e, o pior, não buscando ao Senhor antes de tomar decisões. Achava que nesse momento não deveria engravidar, me indicaram uma pílula e eu sem questionar quase nada aceitei.

Diante da constatação do meu erro, me humilhei e implorei o perdão do Senhor. Creio que fui perdoada, mas senti a direção de compartilhar isso com outras mulheres cristãs que, como eu podem estar, sem querer, agindo contra a vontade do Senhor.

“E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra." 2 Crônicas 7:14

Precisamos parar um pouco, orar e clamar ao Senhor por direção e sabedoria  para todas as áreas da nossa vida, e para todas as decisões que tomarmos.
Que o Senhor nos perdoe, nos ajude e nos guie.

Um beijo,

 Da mamãe do Gabriel e da Alice

 “Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo.” Filipenses 2:15.

3 comentários:

  1. Gostei do seu post. Acho que a decisão de previnir gravidez com pílula é muito pessoal e cada casal deve orar pra se decidir. Eu tomei a pílula por 2 anos quando me casei e me fez muito mal. Meu marido pediu pra eu parar, mesmo não querendo engravidar ainda e mudei de vida quando parei. Acabei engravidando um pouco antes do planejado, mas me sinto muito feliz com a chegada da minha filhinha e de saber que não tenho mais essa alteração hormonal artificial na minha vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Camila, precisamos sempre da direção do Senhor na nossa vida! Que Ele abençoe você e sua família!

      Excluir