quarta-feira, 4 de junho de 2014

Coisas que não me arrependerei de fazer com, e pelos meus filhos

Olá mamães,

Já falei por aqui que amo listas! Então hoje vou fazer uma muito especial! Resolvi escrevê-la quando li essa postagem aqui do site Reforma 21.

Achei a ideia ótima, uma excelente lembrança para daqui a alguns anos e um testemunho do que é mais importante para nós e nossa família.

Sei que a minha lista passará por alterações com o tempo, já que meus filhos ainda são pequenos – Gabriel tem 5 e Alice faz 3 mês que vem.

Mas por enquanto posso afirmar que existem várias “coisas que não me arrependerei de ter feito com, e pelos meus filhos”:

- Voltar para meu emprego anterior quando descobri que estava grávida do Gabriel. Eu começara há poucos meses numa empresa em que a pressão e o horário de trabalho eram bem maiores, além de precisar viajar constantemente. Isso começou a me angustiar profundamente e então o Senhor me fez descobrir a possibilidade de voltar para o emprego anterior. Conversei com meu marido e decidimos que seria o melhor. É lógico que isso implicou em voltar para o salário anterior também, que era a metade. Mas querem saber, deu tudo super certo e com certeza não me arrependo nem um pouco dessa decisão.

- Outra decisão que não me arrependi foi de ter tirado o Gabriel da creche quando estava em licença maternidade da Alice. Muitas pessoas falaram que eu era louca... Loucas são elas! Rsrsrs. Foi sem dúvida uma das melhores épocas da minha vida! E não foi benção só para mim e para meu marido de termos nossos filhinhos em casa o dia todo, tenho certeza que isso contribuiu muito para construir a amizade entre eles dois também.

- Ensiná-los a decorar versículos. Aqui você encontra os primeiros versículos que imprimi e colori para que o Gabriel aprendesse, quando ele tinha pouco mais de dois aninhos. Depois vieram vários outros, até porque comecei a fazer pequenos cartões para as crianças da igreja decorarem também! Como é maravilhoso ouvi-los recitar a Palavra de Deus! Nunca vou me arrepender por ter investido tempo nisso.

- Observar a natureza com eles. Nos nossos passeios e caminhadas, sempre paramos para olhar de perto as plantas, flores e insetos. Muuuuitas vezes chegamos em casa com os bolsos cheios de folhinhas e sementes!! É verdade que o trajeto que poderia ser percorrido em 10 minutos demora 20 ou mais... mas vale muito a pena dedicar essa atenção para ensiná-los a maravilhar-se com a criação do Senhor!

- Ensiná-los a cumprimentar as pessoas e falar com educação e respeito. Na verdade esse aprendizado ainda está sendo feito... Sempre preciso reforçá-lo! Mas tenho certeza que nunca me arrependerei disso. Criei até um versinho:
“Quando falamos educadamente,
mostramos que a outra pessoa
é muito importante pra gente”

- Mostrar como ter responsabilidade em pequenas coisas, como limpar o que entornou, ou guardar o que espalhou... Nem preciso dizer que esse conceito também está em processo de construção na cabecinha deles! Mas já colhemos os frutos, muitas vezes eles pegam um paninho pra secar o suco que caiu no chão, sem que ninguém precise falar. Bem, muitas outras vezes, preciso sim falar... e várias vezes!! Mas a noção de que somos responsáveis por nossos atos é tão rara hoje em dia, numa sociedade em que todos se consideram vítimas, que sei que jamais vou me arrepender por ter começado cedo a ensiná-los sobre isso.

- Colocá-los pra dormir! Às vezes a rotina da hora de dormir demora um tempão, muitas vezes já estou bem cansada nessa hora, mas... é bom demais!! Demais! Demais! Demais!

- Andar de mãos dadas com eles... gente, tem coisa melhor?! Aquelas mãozinhas miudinhas, aquelas perninhas curtas que nos obrigam a reduzir o ritmo e caminhar mais devagar... Que benção do Senhor, que privilégio, podermos ter em nossas mãos as mãozinhas que um dia, assim oramos e esperamos, farão coisas incríveis para a glória de Deus!

- Ensiná-los a amar e orar pelos missionários! No nosso culto doméstico incluímos um momento especial em que lemos os informativos dos missionários e oramos por eles. Como é lindo ouvir as suas vozinhas doces conversando com Papai do Céu sobre algo tão importante!

- Aceitar a ajuda deles para as tarefinhas domésticas, especialmente para fazer bolo, biscoito, torradinha... É fato que demora bem mais com meus “ajudantes”, mas fica milhões de vezes mais divertido!

- Ensiná-los a amar os livros, especialmente a Bíblia. Eles valorizam muito as dezenas de livros que tem! E gostam demais de ouvir histórias... e eu gosto demais de contar!!!

- Dizer “eu amo vocês”, todos os dias!

- A última coisa da lista (mas não menos importante) eu não vou escrever não, vou mostrar:


Nossas baguncinhas de pintura!!!!!


  

Então, se animam a fazer uma lista dessas também?

Que o Senhor nos capacite para darmos aos nossos filhos lembranças maravilhosas e ensinamentos preciosos a cada dia.

Um beijinho,

Da mamãe
do Gabriel e da Alice

Um comentário:

  1. Ai, Ai. Até me emocionei!! Eu me alegro por ter podido participar de muitos desses momentos com meus sobrinhos! Que Deus abençoe e recompense as mamães!!
    Da tia Zaninha :-)

    ResponderExcluir