quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Avivamento no lar


Olá mamães,

Ultimamente, tenho pedido sabedoria ao Senhor para administrar melhor meu tempo a fim de orar mais todos os dias. Tenho testado horários diferentes para avaliar em qual deles consigo me concentrar melhor e conversar com nosso Pai querido.

Para isso acho importante também pedir a direção do Espírito Santo sobre os motivos sobre os quais clamar (Romanos 8:26). Já perceberam que temos a tendência de sermos egoístas até em nossas orações!! Se não tomarmos cuidado passamos todo o tempo de oração falando de nós mesmas, nossos filhos, marido, problemas financeiros... e esquecemos do restante do mundo inteiro!

E um dos motivos pelo qual tenho orado é por um avivamento na Igreja do Senhor, especialmente no Brasil, onde os evangélicos tanto crescem numericamente, mas não fazemos diferença nenhuma e a sociedade como um todo só vai de mal a pior. Aliás, essa é a realidade em todo o Ocidente. Cristãos nominais que não leem a Bíblia, não oram e participam cada vez menos dos cultos em suas igrejas.


Aí, orando e refletindo sobre a necessidade de um avivamento, me deparei com uma história linda, mas linda demais, e que tem tudo a ver com o tema desse blog:


“...conta a história do pregador inglês Richard Baxter. Durante três anos este homem altamente capacitado por Deus pregou de todo o seu coração, mas sem resultados visíveis. Finalmente, Baxter clamou a Deus: "Senhor, faz algo por este povo ou então eu morro." Conforme relato do próprio pregador, foi como se Deus tivesse respondido em voz bem alta e recomendado a ele: "Baxter, você está trabalhando no lugar errado. Está esperando que o avivamento venha através da igreja. Tente pelo lar." Baxter começou a visitar os lares, (...), até que o Espírito Santo ateou fogo naquela congregação e fez dela uma igreja forte.”


Em outros lugares encontrei mais referências sobre o ministério de Richard Baxter na cidade de Kidderminster,  na Inglaterra, onde foi pastor de 1647 a 1661. Creio ser essa a mesma cidade que a passagem acima menciona.


Alguns fatos:


- Havia aproximadamente dois mil habitantes adultos, e, ao que parece, quase todos se converteram sob o ministério de Richard Baxter.


- Ele os encontrara como “um povo ignorante, rude e libertino, em sua maior parte... e praticamente nunca tinham ouvido uma pregação séria entre eles”.


- Ele relatou “quando ali cheguei pela primeira vez, havia cerca de uma família em cada rua que adorava a Deus e invocava o seu nome;”


- “Quando saí dali, em algumas ruas, em quaisquer de seus lados, não havia uma única família que não O louvasse, ou que, por meio de sua piedade professa e séria, não nos desse esperança de sua sinceridade.”


- “No dia do Senhor não se via qualquer desordem nas ruas, mas podia-se ouvir uma centena de famílias entoando salmos e repetindo sermões, quando passava pelas ruas.”

- “Baxter instituiu o culto doméstico diário, e o lar se tornou o lugar onde Deus era adorado, onde os membros da família eram respeitados como santos e onde a Palavra de Deus era continuamente ouvida e difundida. O que aconteceu neste período foi uma obra da graça tão profunda e potente como o “grande despertamento” ocorrido na Inglaterra e nos Estados Unidos, um século depois!”


Que coisa maravilhosa não é mesmo!!!


Sabe, às vezes parece algo distante pedir por um avivamento em nosso país e até em nossa igreja. Mas quando começamos a orar por um avivamento em nossos lares, em nossas vidas, de nossos maridos e filhos, isso se torna mais real, mais concreto.


Se cada lar cristão - começando pelo meu e pelo de vocês que estão aí lendo nesse minuto – estiver realmente comprometido com o Senhor e com Sua Palavra, com certeza haverá um avivamento poderoso em nossas igrejas. Afinal, as igrejas são as famílias reunidas!


Vamos começar hoje mesmo a orar: “Senhor, aviva o meu lar!”


Vocês estão sentindo a importância dessa oração? A responsabilidade que temos como mães e esposas? Conseguem também sonhar com os resultados?


- Nossos vizinhos percebendo a influência do Senhor Jesus nas nossas vidas, na forma como nos tratamos,


- nossos parentes e amigos mais chegados percebendo o perfume de Cristo em nossas casas (II Coríntios 2:14),


- os colegas de escola de nossos filhos e seus pais notando a diferença da nossa família, não porque sejamos melhores ou por não termos problemas, mas porque verdadeiramente buscamos e servimos ao Senhor (Josué24:15)!!


É muito sonhar com a cena descrita sobre aquela pequena cidade da Inglaterra?


Bem, se cremos que para o Senhor nada é impossível, então sonhemos que, em algum domingo próximo, os moradores de nossos prédios lotarão os elevadores bem cedo, todos com suas Bíblias nas mãos, nas ruas de nossas cidades louvores ao invés de palavrões, gentileza ao invés de discussão, bares vazios e igrejas cheias!!!!

Ah! Senhor, aviva o meu lar, precisamos de Ti.
Perdoa nossos pecados, transforma as nossas vidas!
Que sejamos bondosos e atenciosos uns com os outros e que nos perdoemos como o Senhor, através de Jesus, nos perdoou. (Efésios 4:32).
Que em nossa casa façamos tudo sem queixas ou reclamações para que sejamos irrepreensíveis e sinceros e brilhemos no meio da nossa geração tão corrompida e que carece tanto de Ti. (Filipenses 2:14,15)
Em nome de Jesus, Amém.


Um beijinho,
Da mamãe
do Gabriel e da Alice





Nenhum comentário:

Postar um comentário