sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Irmãos



Olá mamães,

Li há alguns dias que hoje é comemorado o dia do irmão. Não consegui confirmar, mas de qualquer forma já tem um tempinho que queria falar sobre isso por aqui.

Muitas mães e pais se preocupam em dar o melhor para seus filhos, o que é ótimo e muito natural. Mas preciso discordar dos que entendem que, para dar o melhor para seu filho, precisam evitar ter outros filhos.

Sei que existem casos de extrema falta de recursos financeiros, ou de problemas de saúde grave na família, ou outras situações realmente sérias, e quero esclarecer que não é sobre isso que estou falando, OK?!

Falo daqueles casais que poderiam ter mais filhos, mas optam por não ter, e a explicação é que assim podem se dedicar mais e investir mais no filho que já tiveram.

Penso que não há nada de mais precioso que você possa dar ao seu filho quanto um irmão. Eu já pensava isso quando estava esperando a Alice. Na época, lembro que ouvi de outras grávidas de segundo filho que estavam com peninha do mais velho, porque ele perderia seu “posto”. Não posso negar que isso me passava às vezes pela cabeça, mas nunca chegou a ser tristeza ou preocupação.

Se olharmos por outro ponto de vista veremos que o mais velho não está perdendo o pai ou a mãe, ele está ganhando! Está ganhando mais uma pessoa para amar e para ser amado por ela. Está ganhando a oportunidade de aprender a dividir desde cedo, e não só quando chegar na escola. Dividir não é - ou pelo menos não deveria ser - um peso, e sim uma bênção! E quanto mais cedo na vida aprendermos isso, melhor.

Pode parecer ruim pensar que quando temos irmãos precisamos lidar com disputas e conflitos desde cedo. Mas perceba que aí está uma oportunidade de ouro para as mães ensinarem várias coisas importantes desde o berço, por exemplo: a compartilhar, a ser bondoso, a esperar a vez, etc. Se a criança aprende isso desde bem cedo a relação dela com outras crianças será mais fácil, e esse aprendizado vale pra vida toda. Imagine um adolescente, um adulto menos individualista e egoísta como tantos que vemos por aí. Que, desde que pode se lembrar, sempre ouviu de sua mãe que as outras pessoas foram criadas por Deus, têm dignidade e devem ser respeitadas! Tendo sempre outro(s) pequenininho(s) por perto esse conceito vai precisar ser repassado várias vezes por dia. Concordam que assim tem mais chances de ser assimilado?

Algumas mães de mais de um filho chegam a conclusão que com dois filhos o trabalho não é dobrado. Concordo totalmente, não é mesmo dobrado. Você está mais tranquila, consegue avaliar melhor o que realmente é importante e o que era excesso de zelo (ou pura frescura mesmo, rsrs).

E quero acrescentar uma coisa que descobri: a alegria também não é dobrada! É triplicada!! Você tem a alegria de ver um filho, de ver o outro filho e a alegria de vê-los juntos: brincando juntos, se ajudando, se ensinando! Gente, é lindo demais! É até difícil de explicar de tão lindo que é! Ver duas pessoinhas tão pequeninas caminhando juntas, inventando histórias juntas, aprontando juntas!!!! E sentindo falta uma da outra! Lembro de uma vez que fui passear só com a Alice no parque (O Gabriel quis ficar com o papai em casa). Ela tinha pouco mais de um ano. Toda hora ela parava de brincar e ficava olhando em volta, aí voltava pra brincadeira depois parava de novo e olhava... Fiquei impressionada. E quando um dorme antes do outro à noite?! Toda hora o acordadinho vai lá cutucar o dorminhoco, ou então (gente eu amo isso) colocar um brinquedinho na mão do que está dormindo!!!

Não sei se convenci vocês, bem, quem sou eu pra convencer alguém! Mas não se precipitem ao tomar decisões tão sérias. Pensem bem a respeito e orem muito, muito, muito. O Senhor vai dar direção e sabedoria! Bom, e também mais paciência, mais amor, mais ânimo, mais criatividade...rsrsrs

Bem, não posso terminar por aqui. Preciso dizer que tenho duas pessoas maravilhosas na minha vida, e quero dedicar essa postagem a elas também. Agora não estou falando dos meus pequerruchos!

Zana, Pri, amo muito vocês!
Engraçado pensar que agora, nesse exato momento em que escrevo (e choro né!), vocês estão tãããooo longe de mim! Mas estão sempre nos meus pensamentos, em minhas lembranças, no meu coração! Muito obrigada por tudo que vocês já me ensinaram, por todo apoio, todos os conselhos, todo o carinho, por me amar, por tentar me entender ( e olha que isso é bem difícil, hein!). Muito obrigada por fazerem parte da minha vida desde que eu me entendo por gente!
Amo muito mesmo vocês! Saudades!

Muito obrigada Senhor, muito obrigada mãe, muito obrigada pai, por terem me dado irmãs tão lindas e especiais!!


Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união.
É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes.
Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o Senhor ordena a bênção e a vida para sempre.

Salmos 133

Priscila, Suzana e eu

Alice e Gabriel
Lindos!
Um beijinho,
Da mamãe
do Gabriel e da Alice


4 comentários:

  1. Quequel!! Que linda homenagem!!!
    Eu é que agradeço a Deus todo dia por ter vc e Pri como minhas irmãs!!
    Não sei como seria a vida sem vocês, mas com certeza seria meio sem graça...mas pela Graça de Deus Ele me deu vcs pra alegrarem minha vida e, como parte de Seu plano, serem instrumentos Dele para minha transformação cada dia! :-)
    Deus é muito bom!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Raquel! Adorei seu post e seu blog. Tambem acho que irmãos são maravilhosos. Quero dar muitos pros meus filhos, pra eles terem companheiros e amigos pra vida toda!
    Parabens!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Que bom Camila!! Que Ele nos dê sabedoria para criarmos nossos filhinhos nos caminhos dEle. Que sejam homens e mulheres segundo o coração de Deus!
    beijos

    ResponderExcluir