segunda-feira, 2 de julho de 2012

Ensine a Palavra de Deus aos seus filhos


“E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração. E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te.” Deuteronômio 6: 6,7
Como é maravilhoso ser mãe! Costumo dizer que durante a gravidez eu imaginava que seria ótimo, mas depois descobri que é muito, muito melhor do que eu pensava!
Mas também há responsabilidades... muitas delas! Afinal essas pessoinhas dependem de nós para tudo. E a maior de todas as tarefas que temos que desempenhar como mães cristãs que somos é a de “educar as crianças no caminho em que devem andar.” Provérbios 22:6
Vamos prosseguir no nosso estudo do livro "Mãe segundo o coração de Deus" vendo sobre a importância de ensinar a Bíblia aos nossos pequeninos. Para esta postagem também foi utilizado o livro “Instruindo o coração da criança”  de Tedd & Margy Tripp .           
Lembre-se: nosso objetivo ao criar nossos filhos não é somente garantir que não serão criminosos, ou que progredirão na vida. Nosso objetivo é que amem o Senhor, seu Deus com todo coração, alma e mente. Assim, nossa instrução não tem por base os conselhos de revistas, psicólogos renomados ou mesmo do pediatra, mas sim as Escrituras Sagradas. Só Elas podem trazer vida: Deuteronômio 32: 46-47. Por exemplo: uma maneira bíblica de ensinar a não bater nos outros não é dizer apenas que é feio, ou que eles não gostariam que fizessem com eles. Devemos ensinar que as outras crianças possuem valor e dignidade, pois são feitos à imagem de Deus. Assim fornecemos grandes verdades aos nossos filhos não explicações insignificantes.
Ensiná-los a ler e amar a Bíblia é uma responsabilidade muito séria, mas também extremamente gratificante. Como é gostoso ouvir da boquinha das nossas bênçãos a Palavra de Deus sendo recitada.
Todas queremos ser “mães segundo o coração de Deus” e para isso devemos ensinar “segundo o coração dEle”. Então lendo o versículo acima vemos que:

- Quem deve ensinar? Todos os pais crentes
- Quem deve ser ensinado? Seus filhos
- O que você deve ensinar? A Palavra de Deus
- Como você deve ensinar? Diligentemente
- Quando você deve ensinar? Todos os dias, durante o dia todo
- Onde você deve ensinar? Em casa e em todos os lugares
Precisamos lembrar, primeiro, que você e eu devemos amar ao Senhor e Sua Palavra. Devemos desejar e pedir graça do Senhor para que sejamos o tipo de mulheres que Ele quer que sejamos, o que nos tornará o tipo de mães que Deus planeja. O que Deus exige é um coração que deseje segui-lo e obedecê-lo.
Nossa vida deve ser uma demonstração prática de um viver bíblico. Não queremos criar hipócritas ou fariseus. O que a Bíblia é para mim?
- Ela é apenas, condenação, culpa, ameaças e julgamento;
- ou é a revelação do Deus misericordioso e gracioso para a humanidade decaída e arruinada?
Ensinar sobre a Palavra de Deus não é opcional. Deus determina que o façamos de maneira firme e significativa. Precisamos estimular nossos filhos diligentemente, repetindo com freqüência  as palavras de Deus para tentar de toda e qualquer maneira instilar as Escrituras na mente deles para que penetrem em seus corações.  Elizabeth George destaca: “Na Bíblia ensinar os filhos quase parece ser a tarefa número um dos pais. Ela ordena: se você ama a seus filhos, ensine-os...e quanto mais cedo começar melhor.” Mesmo que nossos filhos não queiram sentar quietos e ouvir as histórias, devemos agir como na questão da alimentação: dar a eles o que eles precisam, não o que querem. Você, instruída pelo Senhor, sabe do que eles precisam. Mas claro que podemos e devemos nos empenhar para que esses momentos de ensino sejam agradáveis e até divertidos.
É importante ter um tempo separado para ler as histórias bíblicas, mesmo que sejam poucos minutos. Ainda que sejam pequenos para entender detalhes das histórias eles perceberam nosso amor pela Palavra e verão que ela é importante para nós. Então Ela se tornará importante para eles também. Assim, com o tempo terão familiaridade e respeito pela Bíblia o que os levará a amar e viver a palavra quando crescerem. Ela se tornará uma amiga querida e um guia em que podem confiar.
Precisamos crer e ensinar que a Bíblia não é um livro de histórias antigas, mas sim a revelação de Deus sobre cada um de nós. É essencial lembrar sempre que em cada história podemos tirar aprendizado para nossas vidas e também para as vidas de nossos filhos.
Nos comovemos com histórias que vemos no noticiário da TV, mas nos importamos muito mais quando acontece com um parente ou amigo nosso. A diferença está na perspectiva. Os protagonistas das histórias bíblicas devem estar tão acessíveis ao coração e mente de nossos filhos quanto a avó, o tio ou a irmã deles.
Lembre-se: a maneira mais eficiente de ensinar nossos filhos a amarem as Escrituras é através do nosso próprio amor por elas. Eles nos verão ansiando por ler,ouvir e entendê-las e aprenderão que são valiosas.
Pequenas escolhas que trazem grandes bênçãos:
- Leia você mesma a Bíblia com regularidade;
- Escolha a Bíblia caso só tenha tempo para ler um livro;
- Leia para seus filhos ainda que eles sejam pequenos e não entendam;
- Leia livros cristãos para sua família, as crianças amam livros infantis com histórias dos heróis da Bíblia;
- Leia para todos, não importa a idade e se tem amigos ou primos em casa.
- Leia o livro de Provérbios. Neste livro encontramos a expressão “Filho meu” pelo menos 22 vezes! Eu gosto de ler o capítulo do dia, exemplo dia 03/07 li o capítulo 3.
- Em situações cotidianas devemos sempre aplicar as Escrituras;
- estipular momentos formais de ensino da Bíblia: culto doméstico;
- aproveitar os momentos “ao deitar” e “ao levantar”, encerrando e começando os dias louvando ao Senhor;
- Ao “andarmos pelo caminho” a pé ou de carro utilizar esse precioso tempo para conversar sobre Deus, a criação, o pecado, a redenção em Jesus, bênçãos recebidas...
- não misturar histórias imaginárias com as histórias verdadeiras da Bíblia (por exemplo: pode ser tentador comparar a história do porquinho que construiu uma casa de palha que foi derrubada pelo lobo, com a história que Jesus contou sobre o homem nada sábio que edificou sua casa na areia – ambas caíram, ambas histórias tem ensinamentos, mas na segundo há algo profundo e eterno);
- nunca banalizar o Evangelho tentando fazê-lo mais atraente;
- Ensinar nossos filhos sobre a glória e grandeza de Deus. Alguns salmos importantes: 145, 16, 4:6-8, 36:5-11; 63: 1-8, 73:25-26; 96: 1-3
- Algumas sugestões para ensinar: Cartazes com versículos, teatro, música.

Nossos filhos e nós mesmas nunca aprendemos a Bíblia e sobre Ela em excesso.

Um beijinho

Mamãe do Gabriel e da Alice

Nenhum comentário:

Postar um comentário