sexta-feira, 19 de julho de 2013

Carta de Jonathan Edwards para seu filho


Olá mamães,
Na última postagem refletimos sobre a santa preocupação de nos dedicarmos com empenho na tarefa tão linda de conduzir nossos filhos a Jesus.
Hoje quero compartilhar algo muito especial, que me impressionou muito. É uma carta, escrita por Jonathan Edwards(falamos dele e de sua esposa aqui) e enviada para um de seus filhos. O tema é a importância de entregar a vida a Jesus o quanto antes, já que a vida é incerta. Encontrei neste link do site Monergismo que tem vários outros artigos maravilhosos também.

 Stockbridge, 27 de maio de 1755.
Querido filho,
Embora muito distante de nós, você não está distante de nossas mentes: Eu me preocupo muito com você, freqüentemente penso em você, e freqüentemente oro por você. Embora você esteja muito longe de nós, e de todos os seus familiares, contudo, é conforto para nós que o mesmo Deus que está aqui também está em Onohoquaha e que embora você esteja longe de nossa visão e de nossa assistência, você sempre está nas mãos de Deus, que é infinitamente gracioso; e nós podemos ir a Ele, e te submeter ao Seu cuidado e misericórdia . Cuide para que você não O esqueça ou negligencie. Tenha sempre a Deus perante seus olhos, e viva em Seu temor, e O busque a cada dia com toda a diligência: porque Ele, e somente Ele pode fazer você feliz ou miserável, conforme Lhe agrade; e sua vida e saúde, e a salvação eterna de sua alma e tudo nesta vida, e na que está por vir, depende de Sua vontade e desejo.
Na última semana que passou, na quinta-feira, David morreu; aquele que você conhecia e com quem brincava, e que vivia em nossa casa. Sua alma entrou no mundo eterno. Se ele estava preparado para a morte, nós não sabemos. Este é um aviso audível de Deus para que você se prepare para a morte. Você vê que ele sendo jovem morreu, tal qual aqueles que são velhos; David não era muito mais velho do que você. Lembre-se do que Cristo disse, que você deve nascer de novo, ou nunca verá o Reino de Deus. Nunca se dê ao descanso enquanto não tiver uma boa evidência de que você é convertido e tornou-se uma nova criatura .
Nós esperamos que Deus preserve sua vida e saúde, e que você retorne a Stockbridge novamente a salvo; mas sempre se lembre de que esta vida é incerta; você não sabe se irá morrer em breve, portanto há a necessidade de estar sempre pronto. Nós temos a pouco ouvido que seus irmãos e irmãs em Northhampton e em Newark estão bem. Seu idoso avô e sua avó, quando eu estava em Windsor, mandaram dizer que o amam. Todos nós aqui dizemos o mesmo.
Eu, seu terno e afetuoso pai,
Jonathan Edwards.
Traduzido por: Márcio Santana Sobrinho 

Agora a parte que me deixou mais impressionada:
Jonathan Edwards enviou em 1755 esta carta a seu filho Jonathan Edwards Jr, que tinha a idade de nove anos e estava com Gideon Hawley em uma viagem missionária entre os índios.
Fiquei impressionada com a seriedade com que esse incrível ministro do evangelho tratava o assunto da vida eterna ao falar com uma criança. 
Acredito que poucos de nós, pais e mães cristãos, tratamos do tema dessa forma com nossos filhos, especialmente quando ainda são pequenos. 
A verdade é que até evitamos pensar que nossos filhos um dia estarão diante do Deus Altíssimo e que será aberto o Livro da Vida. Mas esse dia vai chegar mais cedo ou mais tarde... e eles precisam estar preparados.
Que o Senhor nos capacite e dê sabedoria para que possamos tratar esse assunto com a seriedade que ele exige.

Um beijinho,
Da mamãe
do Gabriel e da Alice

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Uma santa preocupação


Olá mamães,
Com certeza você já ouviu e disse frases como:
 - Veste o casaco que está frio!
– Não ande descalço no chão gelado!
– Não beba refrigerante que faz mal ao estômago
- Precisa comer essa frutinha, sim senhor!
- Nada de balas antes do almoço!
- Já lavou essas mãozinhas?
- Chega de ver tanta TV, vá brincar um pouco.
- Já estudou pra prova de amanhã?
- Fez o dever de casa direitinho?
Pois é, junto com toda a alegria e emoção de ser mãe vem também um grande pacote de preocupações: alimentação saudável, cuidados com a higiene, formação de bons hábitos, estudos, tempo em companhia da TV ou dos amigos, quem e como são os amigos... a lista parece interminável. Tanto mães que já são crentes em Jesus como aquelas que ainda não responderam ao convite do Senhor preocupam-se com seus filhos. Isso é natural.
Mas quero tratar daquela que deve ser a maior das preocupações das mães cristãs: a salvação de nossos filhinhos. Sabemos que “a salvação vem do Senhor”(Salmo 3:8a) e que é a “bondade dEle que nos conduz ao arrependimento” (Romanos 2:4). Então a nossa tarefa número um deve ser orar, sempre e com fervor, para que o Senhor toque seus coraçõezinhos.  
Ao orar devemos nos colocar nas mãos do Senhor para sermos instrumento de benção na vida de nossos fofinhos e fofinhas. Nós, e não as professoras da EBD nem os líderes de ministério infantil, temos o dever, dado pelo próprio Deus de ensinar Sua Palavra aos nossos filhos, como lemos em Deuteronômio 6:7: Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar”. Nossos irmãos em Cristo certamente nos ajudam e muito nessa tarefa, mas o mandamento é para os pais. Nós daremos conta a Deus dessa tarefa.
É importante que nos dediquemos de todo coração:
- Separando momentos para estar a sós com Deus, orando por nossa família e estudando a Bíblia. Precisamos estar abastecidas com a Palavra de Deus, afinal ninguém pode ensinar o que não sabe!
- Priorizando leituras que edifiquem. Há tantos livros bons (algumas dicas estão aí ao lado) e tantos sites com ensino bíblico profundo (quer duas sugestões: voltemos ao evangelho e monergismo). Assim estaremos ocupando nossas mentes com “as coisas que são do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus” (Colossenses 3:1)
- Planejando os momentos de ensino dos nossos pequenos. Sugiro uma visita ao site da loja on line da APEC. Há muito material disponível que pode e deve ser utilizado não somente nas igrejas, mas também nos lares cristãos.
- Ao contar uma história da Bíblia destacar a atuação de Deus e enfatizar a lição que pode ser aprendida e vivida, e orar junto com as crianças para que o Senhor ajude toda a família a colocar em prática o que foi aprendido.
- Sempre falar do problema do pecado e da solução: Jesus. É importante que eles saibam que todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus (Romanos 3:23) inclusive o papai e a mamãe! E que todas as pessoas precisam de Jesus e que só através da entrega de nossas vidas a Ele, para obedecê-lo como nosso Senhor e Salvador é que encontramos perdão para nossos pecados e podemos ter comunhão com Deus.
- Todo esse ensino não precisa estar restrito ao momento de culto familiar, ou hora da história da Bíblia. Ele pode e deve ser feito ao longo do dia, aproveitando as oportunidades que o Senhor nos dá, como já lemos em Deuteronômio 6:7.
Todo esse empenho se revelará em alegria transbordante quando pudermos colher o fruto de anos de dedicação à semeadura do ensino e do exemplo de uma vida piedosa. Essa colheita será no dia em que ouvirmos de suas boquinhas que desejam seguir e obedecer a Jesus, quando entenderem que só Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida, e que somente poderão ir ao Pai através do nosso querido Salvador (João 14:6).
Tenho certeza que não há alegria maior que essa!
Que o nosso querido Pai nos ajude a encarar esse desafio não como uma ansiedade angustiante, mas sim como algo que mantém nossas mentes ocupadas no que é mais importante: salvação de vidas preciosas.
Que ao nos dedicarmos e empenharmos nessa tarefa tão séria e tão especial possamos ao mesmo tempo encontrar a paz que vem dAquele que é o Autor e Consumador da nossa fé (Hebreus 12:2)

Um beijinho,

Da mamãe
do Gabriel e da Alice



terça-feira, 11 de junho de 2013

O que o Senhor abençoa, abençoado será para sempre!!


“Agora, por tua bondade, abençoa a família de teu servo, para que ela continue para sempre na tua presença; pois o que tu, Senhor, abençoas, abençoado está para sempre".  I Crônicas 17:27
Olá mamães,
Vejam só que versículo maravilhoso encontrei na semana passada em minha leitura diária. Fiquei paralisada pensando: “onde você estava, versículo lindinho, que nunca te vi!!”
Esse achado é a última parte de um capítulo sensacional. No ínicio do texto Davi pára para meditar sobre a necessidade de construir um templo para culto ao Senhor. Expõe esse plano ao profeta Natã que aprova a idéia. Mas, naquela mesma noite, Deus fala a Natã, e este, na manhã seguinte, entrega a mensagem ao rei.
Deus não queria que Davi lhe construisse um templo. Mas promete que seu filho o faria. O Senhor ressalta que sempre esteve com Davi e que o tornaria famoso e que, além disso, seu trono estaria firmado para sempre.
Logo depois vemos a linda oração de Davi a Deus. Ele começa reconhecendo sua insignificância e a grandiosidade de Deus e termina dizendo que encontrou coragem na promessa do Senhor para lhe pedir que por sua bondade abençoe sua família. Davi reconhece a onipotência e soberania de Deus ao destacar que o que o Senhor abençoa, abençoado está para sempre.
O título de “homem segundo o coração de Deus” foi dado a Davi pelo próprio Pai Eterno. E que título não é mesmo?!
Mesmo tendo errado em algumas situações bem sérias, Davi tinha o tipo de coração que Deus aprecia. Coração que quer obedecer e servir e disposto a quebrantar-se diante do pecado implorando o perdão.
Ah! Como eu quero ter um coração assim...
E como mães cristãs podemos fazer coro com o rei e salmista pedindo a Deus que por sua bondade abençoe cada pessoa de nossas famílias, crendo que se Ele abençoa, abençoado será para sempre.
Termino com uma pequena lista das bençãos que desejo para meu lar:
- união entre meus filhos (Salmo 133:1 “Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união.”)
- companherismo no casamento (Jeremias 32:39 “E lhes darei um mesmo coração, e um só caminho, para que me temam todos os dias, para seu bem, e o bem de seus filhos, depois deles”)
- provisão (Mateus 6:11 “O pão nosso de cada dia nos dá hoje”)
- o mais importante de tudo: a salvação de cada membro de nossas famílias! (Atos 16:31 “E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa.”)
- crescimento espiritual e sabedoria para todos (II Pedro 3:18 “Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém.”)

Beijinhos
Da mamãe do Gabriel e da Alice

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Semana de Oração

Olá mamães,
Escrevo rapidinho só para compartilhar o boletim de oração da APEC – Aliança Pró-Evangelização de Crianças.
São motivos de oração distribuídos pelos dias da semana que vem, de 05 a 11 de maio, mas se você está olhando essa postagem depois não fique de fora, ore assim mesmo. Precisamos estar sempre vigilantes em oração por nossas crianças.
Beijinhos,
Da mamãe
do Gabriel e da Alice




sexta-feira, 26 de abril de 2013

Homenagem para as mães

Olá mamães,
 
Hoje é dia de festa. Nosso bloguinho completa 1 ano!!!

Já foi acessado mais de 3.000 vezes em dezenas de países.

Minha oração é, e sempre foi, para que cada mamãe (ou papai, ou titia, ou vovó...) que passe por aqui seja abençoada pelo Senhor e tenha seu ânimo renovado para continuar a criar seus filhinhos nos caminhos do Pai.

Posso dizer que manter esse blog tem sido grande benção na minha vida. A cada leitura da Bíblia passei a procurar por pérolas para compartilhar com vocês. E enquanto escrevo e pesquiso um pouco mais o Senhor sempre fala ao meu coração.  Muitas vezes Ele abre meus olhos para passagens das Escrituras que ganham um significado todo especial.

Quero agradecer e mandar um beijão estalado para cada amiga querida que escreveu seu comentário e compartilhou um pouco do que o Senhor lhe tem ensinado. Muito obrigada!

E pra comemorar esse aniversário e aproveitar para nos presentear pelo Dia das Mães que se aproxima encontrei uma linda poesia que compartilho abaixo.

Que nosso Pai Amado multiplique nossas forças e sabedoria!

um beijão,
da mamãe do Gabriel e da Alice


PARA VOCÊ MAMÃE
Para você mamãe, que um dia recebeu do Senhor a sublime missão de gerar um filho, e por algum tempo o abrigou em seu ventre, alimentando, protegendo, e dando a ele o crescimento através do seu amor...
Que durante este tempo de espera, muitas vezes sonhou acordada imaginando como seria o seu sorriso, a cor dos seus olhos, dos seus cabelos e cada detalhe do seu corpinho...
Que orou por este pequenino ser que ainda não conhecia, mas que o senhor contemplava e escrevia no seu livro cada um dos seus dias...
Que após passar por tantas expectativas e emoções, viu chegar aquele tão sonhado dia e entre sorrisos e lágrimas, você o tomou em seus braços e ouviu o seu primeiro choro...
Que passou noites em claro velando pelo seu sono, cuidando de uma febre persistente, ou simplesmente cantando para ele aquela antiga canção de ninar...
Que chorou de alegria quando ele ensaiou os primeiros passos, quando nasceu o primeiro dentinho , ou quando meio embaralhado, pela primeira vez ele chamou “mamãe”...
Que com tanto jeitinho cantou para ela, “sou uma florzinha de Jesus” e com o mesmo jeitinho ensinou que o papai do céu lhe deu a vida, que criou as estrelas do céu e os peixinhos do mar...
Para você mamãe... Incansável e guerreira! Que apesar dos grandes desafios do dia a dia, ainda encontra ânimo e tempo para ensinar ao seu filho o caminho que deve andar...
Mãe, que educando seu filho faz brotar nesta terra a boa semente, que fará deste mundo um lugar melhor, um lugar onde haja paz, amor e respeito ao próximo.
Para você mamãe... um Feliz Dia das mães!


sexta-feira, 12 de abril de 2013

Compartilhando idéias

Olá mamães,
Essa semana completou um ano que voltei a trabalhar depois da licença maternidade da Alice.  Muitas lágrimas, muita saudade todos os dias...
Mas o Senhor tem me sustentado e aquietado meu coração. Uma coisa que sempre peço é que Ele me dê sabedoria e criatividade para aproveitar todas as oportunidades para ensinar meus filhos nos Seus caminhos. Como trabalho no horário comercial e levo uma hora pra chegar ao trabalho e mais uma pra voltar pra casa, durante a semana o tempo que passo com eles (acordados!) é muito curtinho. E por isso mesmo muito precioso!
E como o nosso Pai é maravilhoso, misericordioso e responde as orações tenho tido algumas idéias que tem dado bem certo.
Gostaria de compartilhar com vocês:
- Cartazes com versículos. Já fiz uma postagem aqui com os modelos que fiz em casa. Em muitos eu coloquei algum desenho colorido pra incrementar e ficar mais fácil a associação. O mais importante é ter a caixinha de versículos num lugar muito acessível. Eu coloquei perto da mesa da cozinha para lermos nas horas das refeições.
- ter Bíblias infantis. E nunca se cansar de ler e reler muitas e muitas vezes! Uma coisa importantíssima que não podemos esquecer é de sempre contar as histórias falando de Deus e não somente das pessoas, exemplo: Deus deu vitória a Davi e não apenas Davi venceu o gigante Golias.  
- ensinar lições e não apenas historinhas. Precisamos usar as histórias bíblicas especialmente para ensinar valiosas lições com aplicações nas vidinhas deles, exemplo: Deus quis salvar a família de Noé e Noé obedeceu a Deus, ressaltando a obediência imediata de Noé. Davi confiava em Deus e por isso não precisava ter medo, e nós podemos confiar também. Jesus curava as pessoas porque era bondoso e poderoso, Ele é o Filho de Deus, devemos ser bondosos como Jesus.

- Fazer de tudo para que o domingo seja um dia especial.  Vale preparar as refeições preferidas da família, deixar as roupinhas já separadas e a bolsa já arrumada para evitar aborrecimentos na hora de sair. Lá em casa percebemos que é melhor fazer um lanche bem gostoso antes de sair à noitinha pra igreja do que tentar obrigar as crianças a tomarem vitaminas que eles demoram muito para beber porque não gostam tanto assim... Deixamos a vitamina pra algum dia da semana quando não vamos sair e não precisamos ficar apressando e brigando pra tomar logo.
- tocar CDs de músicas infantis cristãs. Gosto muito dos que a Aliança Pró-Evangelização de Crianças (APEC) produz. Costumo deixar tocando enquanto desenhamos ou brincamos. Sem perceber acabamos aprendendo as letras de vários corinhos. E quando noto que eles estão cantando junto com o CD paro e canto também, bem animado e fazendo os gestinhos. Podemos, e devemos louvar ao Senhor em todos os momentos e não só na hora do cultinho.
- responder as perguntas biblicamente, com honestidade e sabedoria.
Não é sábio ensinar que as pessoas que não são cristãs são malvadas, eles vão conhecer pessoas boas e gentis que não são cristãs. Outra bobagem que ouvi uma vez foi “coitadinho de Jesus as pessoas esquecem dele no Natal e só lembram do Papai Noel”. Todos nós precisamos de Jesus e não o contrário! As pessoas (boazinhas ou não) é que estão perdidas em seus pecados e precisam do perdão que vem só através do sacrifício de Jesus. Sejamos honestos com nossos filhos reconhecendo que todos somos pecadores. Até o papai e a mamãe fazem, falam ou pensam coisas que desagradam a Deus, e também precisam pedir perdão.
- incluir o Senhor e Sua Palavra nas nossas conversas casuais. Ao invés de simplesmente observar como as flores são lindas vamos destacar o Deus criativo que as fez, ao invés de ficar apenas impressionado com a imensidão do mar ou com a altura das montanhas que tal aproveitar para ressaltar que o Deus que criou o mar e as montanhas certamente é muito maior e mais poderoso!
- orar com eles. Aqui temos o hábito de orar antes das refeições e na hora do cultinho antes de dormir. Com o passar do tempo venho incluindo novos motivos de oração: pelos parentes que estão doentes, pelos missionários, pelas crianças que não conhecem Jesus; e também peço para o Gabriel citar algumas coisas legais que temos ou que fizemos para agradecer a Deus.
- ser exemplo. Essa é uma constatação e não uma dica. Na verdade nós já somos exemplo. Só resta saber se bom ou não. Nossos filhos estão nos observando e muitas vezes copiando coisas que falamos ou fazemos. Minha oração desde a gravidez do Gabriel é para que Deus me transforme em uma mãe segundo o coração dEle. Quero ser, não apenas parecer, uma serva fiel ao Senhor e a Sua Palavra. Porque é exatamente isso que quero que meus filhos sejam! E eles vão perceber o tamanho da minha fé e da minha obediência ao Senhor no dia-a-dia, na forma como ajo e reajo em cada situação. Isso vai falar muito mais alto do que qualquer coisa que eu tenha dito para eles.
Gente, não sou perfeita, o Senhor sabe. Há dias em que estou impaciente e me irrito facilmente, há dias em que não aproveito todas as oportunidades que o Pai me dá de ensinar seus caminhos. Mas Ele também sabe o quanto quero acertar e o quanto quero ver meus filhos seguindo a Jesus bem de pertinho.
O nosso Pai amado é que vai fazer a obra nos coraçõezinhos das nossas preciosidades. Devemos estar disponíveis para sermos moldadas à semelhança de Cristo e sermos instrumentos de benção na vida da nossa família.
E você, quer compartilhar alguma coisa que deu certo no seu lar? Fique à vontade, suas dicas serão muito bem vindas.
Milhões de beijinhos
Da mãe do Gabriel e da Alice


terça-feira, 19 de março de 2013

"Mamãe, como é que a gente vai pro Céu?"

Olá mamães,

Quando estava grávida da Alice minha irmã Suzana me emprestou um livretinho M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O! O título é “Você está contente mamãe?” e foi escrito pela mãe de 9 - isso mesmo NOVE – criancinhas. Ela conta com muito carinho algumas situações da vida de sua família e o mais legal: ela sempre faz aplicações e comparações com as verdades eternas do Senhor e de Sua Palavra.
 
   


Fotos da família Aldrich.
Olha que linda a mesa cheia de criancinhas!
E a banheira com cinco de uma vez só!!
Há algumas semanas me deu uma saudade desse livrinho e acabei comprando um através da Estante Virtual, já que ele não é mais editado. No Mercado Livre também é possível encontrar. Bem, li mais uma vez e mais uma vez me emocionei e fiquei impressionada com a sabedoria dessa mãezinha tão dedicada.  
Compartilho com vocês um dos textinhos lindos que ela escreveu. Escolhi este porque o Gabriel - que já está com 4 aninhos - começou a fazer perguntas bem interessantes como, por exemplo: Como que Jesus consegue entrar para morar no nosso coração? Como que Ele consegue construir as casas no céu, Ele usa tijolos? Porque outras pessoas vão à praia no domingo e não vão à igreja?
Que grande benção poder conversar sobre as verdades bíblicas com meu filhinho questionador, tem sido realmente muito bom (tentar) responder suas perguntinhas.
Que possamos crescer em conhecimento do Senhor para poder responder aos nossos amores a razão da nossa fé!

Beijinhos,
da mamãe
do Gabriel e da Alice

Tão distantes e tão pesados
Doris C. Aldrich
Estávamos fazendo biscoitos e Júnia enrolava e enrolava seu pedacinho de massa já meio acinzentado. Mais uma vez fez a pergunta: “Mas mamãe, como é que a gente vai pro Céu?”
Parou um pouco, atenta para ouvir a resposta. Eu lhe disse que o Senhor Jesus cuidaria de tudo para nós. Ela, porém, replicou: “Mas mamãe, é tão longe aqui em baixo, e a gente é tão pesada.”
Achamos graça, mas há uma realidade espiritual sob essas palavras. “Tão longe aqui em baixo...” O nosso coração se comove ao pensar quanto Ele teve que descer desde a glória do Céu até este mundo de pecado. Tão aqui em baixo! Mas Ele veio porque o Seu amor O impeliu.
“...e a gente é tão pesada” Sim! O peso de todo o meu pecado foi posto sobre Ele. “Àquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que nele fossemos feitos justiça de Deus” (II Coríntios 5.21).
Sim, Ele pode levar-nos ao Céu, porque veio tão longe, aqui em baixo, e suportou tão grande peso de pecado. “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3.16).


Capa do livro original em inglês

Atenção, atenção: a Editora Fiel relançou o livro com o título: "Reflexões de uma mãe".

quarta-feira, 6 de março de 2013

Pequenos e sábios

Olá mamães,

Recebi por email o link para um e-book gratuito maravilhoso. São sete sermões pregados por J.C.Ryle especialmente para crianças.

Li os dois primeiros e observei, admirada, que ele conseguiu falar sobre temas profundos e eternos, com tanta simplicidade e de uma forma tão acessível aos pequenos que pretendo usar um dos textos no berçário de minha igreja.


E abaixo segue um dos textos de que falei. Tenho certeza que você vai gostar e vai querer contar para seus pequeninos também.

Que Deus nos torne mães cheias de sabedoria.

Um beijinho,

Da mamãe
do Gabriel e da Alice

Pequeno e Sábio
Por J.C.Ryle

“Estas quatro coisas são das menores da terra, porém bem providas de sabedoria: As formigas não são um povo forte; todavia no verão preparam a sua comida; Os coelhos são um povo débil; e contudo põem a sua casa na rocha; Os gafanhotos não tem rei; e contudo todos saem, e em bandos se repartem; A aranha se pendura com as mãos, e está nos palácios do rei”
Provérbios 30: 24—28.
Como eu gostaria, crianças, que todas vocês fossem sábias. A sabedoria é muito melhor do que dinheiro, roupa, casarões, cavalos e carros. Pessoas que não são sábias, dificilmente se saem bem. Dificilmente são felizes. Meu desejo a todas as crianças que eu amo é que sejam sábias.
Mas como nos tornamos sábios? Alguns de vocês podem ter essa dúvida. O que devemos fazer para ganharmos sabedoria?
Crianças, para que vocês sejam sábias, precisam orar e pedir a Deus. Você deve pedir para colocar o Espírito Santo em seus corações e dar-lhe sabedoria. Essa é uma das coisas que você deve fazer.
Além disso, você deve ler o Livro Sagrado de Deus, a Bíblia. Lá você encontrará o que é a verdadeira sabedoria e verá quais são as atitudes dos sábios.
Agora, deixem-me explicar os quatro versículos bíblicos expostos acima. Eles falam sobre sabedoria e espero que lhes faça bem!
Através deles, Deus quer que aprendamos uma lição com essas quatro criaturas: a formiga, o coelho, o gafanhoto e a aranha. Ele nos mostra que elas são exemplos de sabedoria, mesmo sendo todas pequenas e frágeis. A formiga é um inseto que causa arrepios, isso todo mundo sabe. O coelho é um animal muito pequeno, já o gafanhoto, largo. A aranha é a última coisa que as crianças precisam ter medo. Deus nos diz que a formiga, o coelho, o gafanhoto e a aranha são muito sábios. Então venham, crianças, e prestem atenção no que tento lhes explicar. Alguns de vocês são muito pequenos, mas é possível ser pequeno e sábio.

I. Primeiro de tudo, o que vocês podem aprender com as formigas? Você deve se espelhar nas formiguinhas, e pensar no futuro.
As formigas”, diz a Bíblia, “no verão preparam a sua comida". Deus criou as formigas tão sábias e curiosas, que elas saem ajuntando comida na época da colheita. Elas não ficam à toa nos dias longos e gostosos, quando o sol brilha mais. Elas angariam todos os grãos de milho que encontram e os armazenam em sua toca. Dessa forma, quando a neve e a geada chegam, as formigas não passam fome. Elas ficam confortáveis em suas tocas, com muita coisa para comer.
As borboletas são muito mais bonitas para admirar do que as formigas. Elas têm asas lindas e o exterior bem mais apresentável. Mas as borboletas, coitadas, não são tão sábias quanto as formigas. Elas levam a vida a voar entre as flores e a aproveitar o verão, mas elas nunca pensam em juntar comida para o inverno. E, então, o que acontece quando o inverno chega? As borboletas morrem, enquanto as formigas se mantém vivas.
Por isso, crianças, gostaria que vocês aprendessem com a sabedoria das formigas. Quero que vocês, assim como as formigas, pensem no futuro.
Dentro de vocês há uma alma que viverá por toda a eternidade. Seus corpos eventualmente morrerão, mas sua alma, não. E ela precisa de muito mais cuidado do que seu corpo. Ela precisa ter seus pecados perdoados, precisa da graça para agradar a Deus, precisa de poder para ser boa e precisa ter Deus como melhor amigo para ser feliz.
E, crianças, o melhor momento de buscar por perdão, graça e amizade de Deus é o agora. A juventude e a infância são os verões do ser humano. Agora você está forte e saudável, tem tempo livre e poucos problemas e preocupações para distraí-lo. Agora é o melhor momento para alimentar sua alma.
Crianças, o inverno está quase batendo à porta! A velhice é o seu inverno. Geada, neve, chuva e relâmpagos, tudo isto está por vir. Tristeza, dor, doença, morte e julgamento virão com a idade. Felizes são aqueles que se preparam a tempo. Felizes são aqueles que, como as formigas, pensam no futuro!
Crianças assim são sábias, leem a Bíblia e decoram versículos; oram pedindo a Deus diariamente pelo Espírito Santo; se importam com o que seus pais e professores lhes ensinam e esforçam-se para serem bons. Crianças sábias não amam os caminhos e as palavras ruins e sempre dizem a verdade. Tais crianças são como as formiguinhas, todas elas armazenam suprimentos para o futuro.
Crianças, se vocês não tem se preparado para sua vida futura, espero que comecem a partir de agora. E se vocês já tem se preocupado em se prepararem para o futuro, espero que continuem nesse ritmo. Não sejam como as frívolas borboletas. Sejam como as formiguinhas, pensem no futuro e sejam sábios.

II. Agora aprendamos um pouco com os coelhos. Você deve aprender com os coelhinhos a ter um lugar para fugir nos tempos de perigo.
Os coelhos”, diz a Bíblia, “põem sua casa na rocha”. Eles têm medo das raposas, cachorros e caçadores. Eles são criaturas frágeis e não tem força suficiente para lutar e cuidar de si mesmos. Então, o que eles fazem? Cavam buracos entre pedras e rochas sempre que podem. Eles vão onde homem nenhum é capaz desenterrá-los e onde cachorros e raposas não conseguem segui-los. E então, quando veem os homens, cachorros ou as raposas a caminho, eles correm para os buracos e lá estão a salvo.
A lebre corre muito mais rápido do que o coelho, por causa de suas pernas muito mais longas. O veado é bem maior que o coelho e tem grandes chifres. Entretanto, a lebre e o veado não têm buracos onde se esconder, eles se deitam a céu aberto e, então, quando o caçador chega com seus cachorros e armas, eles se tornam presas fáceis. Mas o coelhinho tem um esconderijo e, através disso, ele geralmente escapa.
Crianças, gostaria que vocês aprendessem com a sabedoria dos coelhinhos. Quero que todos tenham um lugar seguro para sua alma, porque ela tem muitos inimigos.
Muitas coisas que machucam colocam sua alma em perigo. Cada um de vocês tem um coração mau dentro de si. Vocês já perceberam o quanto é difícil ser bom? Cada um aqui tem um inimigo terrível, buscando arruiná-los para sempre e levá-los ao inferno. Esse inimigo é o diabo. Vocês não podem vê-lo, mas ele nunca está longe. Vocês vivem num mundo onde há muitas pessoas más e poucas boas. Crianças, tudo isso está contra você.
Vocês precisam da ajuda daquele que pode mantê-los a salvo. Vocês precisam de um esconderijo para suas almas preciosas. Vocês precisam de um amigo que possa salvá-los de seus corações perversos, do diabo e do péssimo exemplo das pessoas más. Se prestarem atenção no que digo, contarei quem é esse amigo.
Há alguém capaz de manter nossas almas a salvo, esse alguém é Jesus Cristo. Ele é forte o suficiente para salvá-lo, porque é o Filho de Deus. Ele deseja salvá-lo, Ele veio dos céus e morreu na cruz pela sua vida e Ele ama todas as crianças. Ele gostava de tê-las consigo quando estava aqui na terra. Ele as pegou no colo e abençoou-as.
As crianças que depositam sua confiança em Jesus Cristo e pedem para que ele cuide de suas almas, são sábias. Tais crianças serão mantidas a salvo, porque Jesus Cristo as ama e não deixará que sofram dano. Ele não permitirá que o diabo ou pessoas más arruínem suas almas. Jesus é a Rocha para onde as crianças devem fugir. Enquanto viverem, as crianças que confiam em Jesus estarão seguras e, quando morrerem, irão para o céu. Jesus é o verdadeiro esconderijo. Aquelas crianças que O amarem estarão seguras e serão felizes.
Espero que todas vocês busquem ter suas almas salvas por Cristo. Não desistam de pedir ao Senhor Jesus que cuide dela. Não digam a si mesmos, “ah, ainda teremos muito tempo para nos preocuparmos com isso!”. Ninguém sabe o que acontecerá conosco. Talvez fiquemos doentes e enfermos, talvez percamos nossos amigos e fiquemos sozinhos. Ore agora a Jesus! Seja como os sábios coelhinhos e busquem um esconderijo seguro para a sua alma.

III. Vamos aprender agora com os gafanhotos. Com eles, vocês devem aprender a amar, manterem-se unidos e ajudar uns aos outros.
Os gafanhotos”, diz a Bíblia, “não tem rei, contudo, todos saem, e em bandos se repartem”. Eles não têm ninguém para dizer-lhes o que fazer. São pobres insetos, sozinhos no mundo. Um gafanhoto, por si só, não pode fazer muita coisa. Até a menor das crianças mataria um gafanhoto com uma simples pisada; e ele morreria na hora.
Mas os gafanhotos são tão sábios, que estão sempre juntos. Eles voam em grande número. Chega a ser impossível contá-los e poderíamos até pensar que era uma nuvem negra. Eles não brigam uns com os outros; eles se ajudam e, dessa forma, são capazes de fazer muitas coisas. Eles amedrontam fazendeiros e jardineiros quando estão por perto. Eles comem o gramado e o milho, arrancam as folhas das árvores, e tudo isso porque se ajudam uns aos outros.
Crianças, aprendam com os gafanhotos a amarem uns aos outros e a nunca brigarem. Tentem ser bondosos e educados com outras crianças. Façam disso uma regra para nunca se tornarem egoístas, maliciosos, irados ou briguentos. Crianças que tem esses problemas, não são sábias. Elas são, de fato, mais frívolas que gafanhotos.
Crianças, brigar é errado. Isso agrada apenas o diabo, porque ele está sempre tentando deixar as pessoas mais malvadas, assim como ele, mas não agrada a Deus, porque Ele é amor. Egoísmo e disputa são atitudes inadequadas numa criança cristã. Nós devemos tentar ser como Cristo, e Ele nunca foi egoísta, Ele não tentava agradar a si mesmo.
Pense em todas as coisas que devemos fazer, se quisermos ser como os gafanhotos, que amam uns aos outros. Pense no quanto vocês devem ser úteis para seus pais, não dando muito trabalho e os ajudando em muitas atividades. Pense no quanto conseguem arrecadar de ajuda para os missionários. Se toda criança na Inglaterra coletasse alguns centavos anualmente, pedindo ajuda às pessoas, no final, somaria uma boa quantidade de dinheiro. Pense, acima de tudo, o que crianças sábias conseguiriam alcançar, se combinassem de orar umas pelas outras. Como elas seriam felizes! Essas orações seriam ouvidas.
Crianças, enquanto viverem, amem umas às outras. Tentem ter o mesmo pensamento e não se envolvam em discussões e brigas. Odeiem essas coisas e considerem-nas pecados horrendos. Vocês devem concordar entre si ainda mais do que os gafanhotos concordam entre eles. Afinal, eles não tem nenhum rei para ensiná-los, mas vocês tem um rei que prometeu ensiná-los. Esse rei é Cristo. Sejam sábios como os gafanhotos e amem-se uns aos outros!

IV. Por último, vejamos o que devemos aprender com as aranhas. Vocês devem aprender com as aranhas a não desistirem de serem boas, só porque algo deu errado.
A aranha”, diz a Bíblia, “se pendura com as mãos, e está nos palácios do rei”. A aranha é bem frágil, mas suporta muitas dores para construir sua teia. A aranha rasteja por entre as casas e sobe até o topo dos quartos. E lá ela faz sua teia. Parece que não há nada que possa impedi-la. Os empregados aparecem com suas vassouras e destroem as teias, mas as aranhas voltam ao trabalho e refazem tudo. Nenhum inseto é tão perseverante quanto a aranha. Ela faz seu trabalho quantas vezes forem necessárias. Ela não desiste.
Lembro-me de uma história sobre um grande rei que voltou ao seu reinado ao tomar como exemplo uma aranha. Pobre homem! Ele foi levado de seu reino, assim como Davi, por rebeldes. Ele tentou voltar várias vezes. Ele lutou em muitas batalhas, mas sempre perdia. Por fim, começou a achar tudo inútil e resolveu desistir e não lutar mais. Durante esse período, ele estava deitado na cama numa manhã de verão, quando viu uma aranha trabalhando. A aranha tentava fazer um fio de um lado ao outro do quarto. Doze vezes ela tentou em vão: por doze vezes o fio quebrou e ela caiu no chão. Doze vezes ela se levantou e tentou novamente. Mas não desistiu, ela perseverou e na décima terceira vez obteve sucesso.
Quando o rei observou aquilo, disse a si mesmo, “por que não deveria também eu perseverar em tentar reaver o meu reino? Por que não conseguiria ganhar no final, apesar de já ter perdido tantas vezes?”. Ele tentou novamente. E ganhou. Ele conquistou seus inimigos e tomou para si o seu reino. Esse rei se chamava Robert Bruce1. Ele voltou para o seu reino, na Escócia, ao copiar uma aranha.
Gostaria que vocês fizessem das aranhas um modelo para suas almas. Gostaria que vocês, assim como as aranhas, perseverassem e se fixassem no que é bom. Gostaria que vocês decidissem nunca desistir. Gostaria que vocês permanecessem tentando não fazer o que é mau, mas o que é bom, agradando a Deus. Sinto muito em ter que dizer-lhes isso, mas vivemos num mundo perverso e muitos tentarão fazer de você uma pessoa má. O diabo fará de tudo para que você se esqueça de Deus. Homens maus lhes dirão que não há necessidade alguma de tentar ser tão bom.
Mas imploro para que não desista. Rogo para que persevere. Continue orando, lendo a Bíblia regularmente e indo todo domingo à igreja. Assim que largam a escola, muitas pessoas desistem de tudo o que é bom. Enquanto estão nela, usam suas Bíblias, hinários e livros de oração. Quando a deixam, abandonam também todos os seus livros. Geralmente começam a andar em más companhias e escolhem péssimos caminhos, além de ficarem à toa o domingo inteiro. Eles se esquecem de tudo o que foi ensinado; e isso não é perseverança. Isso é ser ainda mais tolo que a aranha. Isso é perverso e nada sábio.
Crianças, há um lugar grandioso no céu, onde espero ver alguns de vocês. Há um lugar no céu que pertence a Jesus Cristo e é muito melhor do que qualquer palácio na terra, onde todos os filhos de Deus um dia viverão e serão felizes por toda a eternidade. Crianças, espero me encontrar com muitos de vocês por lá.
Mas, lembrem-se, para que nos encontremos nesse palácio glorioso, vocês devem perseverar e se esforçar por sua alma. Devem orar com o coração aberto, ler a Bíblia regularmente, lutar contra o pecado diariamente e dizer às pessoas más que o incitam a fazer o mal, “Eu não vou desistir da minha religião, vou tentar agradar a Deus”. Deixem que a aranha seja um modelo para suas vidas! Perseverem e sejam sábios!
Agora, crianças, peço para que pensem no que falei hoje para vocês. Falei sobre quatro criaturas sábias: formigas, coelhos, gafanhotos e aranhas. Mostrei-lhes que as formigas são um modelo de sabedoria porque pensam no futuro. Os coelhos, porque constroem suas casas em lugares seguros. Os gafanhotos, porque ajudam uns aos outros. As aranhas, porque perseveram. Crianças, quero que sejam como elas. Alguns de vocês talvez não vivam o suficiente para se tornarem homens e mulheres. Mas algo você pode ser até mesmo agora: sábio.
Sejam sábios como as formiguinhas. Leiam esses dois versículos bíblicos e memorizem-nos: “Lembra-te também do teu Criador nos dias da tua mocidade” (Eclesiastes 12:1) e “Prepara-te para te encontrares com o teu Deus” (Amós 4:12).
Sejam sábios como os coelhos. Leiam esses dois versículos bíblicos e memorizem-nos: “Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e tua casa” (Atos 16:31) e “Tu és o lugar em que me escondo; tu me preservas da angústia” (Salmo 32:7).
Sejam sábios como os gafanhotos. Leiam esses dois versículos bíblicos e memorizem-nos: “Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros” (João 13:35) e “Se alguém diz: eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu?" (I João 4:20).
Sejam sábios como as aranhas. Leia esses dois versículos bíblicos e memorizem-nos: “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis" (Mateus 7:7) e “deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta, olhando para Jesus” (Hebreus 12:1,2).
Crianças, pensem nessas coisas. Esse é o caminho para ser tanto feliz quanto sábio. Nunca esqueça o que Deus diz na Bíblia: “Melhor é a criança pobre e sábia, do que o rei velho e insensato” (Eclesiastes 4:13) e “Os sábios herdarão honra” (Provérbios 3:35)