segunda-feira, 30 de abril de 2018

Nome


Olá mamães,


Assim que se confirma uma gravidez (ou às vezes até antes) uma questão que ocupa o pensamento dos papais e mamães é a escolha do nome dessa preciosa pessoinha. E é um tal de todos os familiares, amigos, conhecidos, e até desconhecidos(!!) quererem saber: “E aí, essa criancinha já tem nome?!”  

Algumas mulheres já têm os nomes dos filhos escolhidos desde que elas mesmas ainda eram crianças! Outras optam por fazer uma lista dos preferido e decidir só depois que o bebê nascer, pra ver qual nome vai combinar mais!  


Mas às vezes o casal tem muita dificuldade para chegar a um acordo! Um é apaixonado por um nome que o outro detesta ou que lhe traz lembranças de uma pessoa desagradável!


Algumas famílias têm o hábito de homenagear algum parente, em geral o pai ou avô, daí vem o júnior, ou o neto. Eu mesma já vi a cópia da identidade de uma criança que tinha por último sobrenome "Bisneto"!!


Eu gosto muito de pesquisar a origem e o significado dos nomes. Assim ficamos muito felizes de saber que Gabriel significa: "enviado por Deus" e Alice quer dizer "verdadeira, sincera".


Há quem prefira usar a criatividade para criar um nome novo, ou colocar algumas letrinhas diferentes para enfeitar mais o nome da bênção que está chegando!


A Bíblia dá uma especial atenção para os nomes das pessoas. Não foram poucas as vezes em que Deus alterou o nome de alguém. Assim por exemplo Abrão  se tornou Abraão e Sarai passou a ser chamada de Sara. (Gênesis 17:5 e 15)


Na Palavra de DEUS aprendemos ainda que há um nome que é muito mais especial que qualquer outro!


Quando o anjo anunciou a José que este deveria receber Maria como esposa e cuidar dela e do bebê que viria, também contou qual seria o nome do menino e porque:

“Ela dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.”
Mateus 1:21


O significado do nome Jesus é: Jeová é salvação!

Na carta aos Filipenses, o apóstolo Paulo escreveu um dos meus trechos preferidos da Bíblia:
“Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome;
Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra,
E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.”
Filipenses 2:9-11
Que visão tremenda:  no final dos tempos, todos reconhecerão e se prostrarão ante o nome do Senhor Jesus.


Pouco antes no mesmo capítulo há um pequeno resumo que explica o porquê dessa adoração:
"Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus,
Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;
E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz."
Filipenses 2: 6-8

O perfeito filho de Deus veio a este mundo sabendo que seria rejeitado, humilhado, condenado e morto. Sabia que por um tempo estaria separado do Pai, coisa que jamais acontecera em toda a eternidade. Mas, por quê?


Na verdade a pergunta melhor é “Por quem?” E a resposta: por mim! Pelo meu marido, pelos meus filhos, por você que lê agora essas linhas. 


A Bíblia ensina que:
"Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;"
Romanos 3:23

Nada do que façamos, por melhor que seja, pode alterar o fato de que somos pecadores! Por nossos próprios esforços não conseguimos restaurar a comunhão com Deus perdida desde o jardim do Éden.

Mas há uma esperança! Há um meio de sermos salvos do castigo do pecado que é a eterna separação de Deus! Há um nome:

 E aí vem mais uma pesquisa de significado!
Invocar: Chamar em auxílio; pedir a proteção. Rogar; suplicar; implorar. Alegar em seu favor. (Minidicionário Luft) 

Você mamãe que já invocou o nome do Senhor Jesus como seu único e suficiente Salvador, pode e deve compartilhar as boas notícias da salvação que Deus nos proporciona, através do sacrifício e ressurreição do seu Filho Amado. Comece hoje mesmo, conversando sobre isso e explicando aos seus filhinhos!

Mas, se você ainda não invocou o nome do Senhor Jesus, não perca mais tempo! Hoje ainda, ou melhor, agora mesmo, converse com Deus em oração, abra seu coração, conte a Ele suas dúvidas, seus temores e, principalmente, reconheça que, assim como eu, você é pecadora e precisa da salvação que encontramos somente em Jesus.

Que o Senhor encha sempre nossos corações com a alegria pela salvação em Jesus, Aquele que tem o nome sobre todo nome!

um beijinho,
da mamãe do Gabriel e da Alice   

3 comentários:

  1. Querida Raquel!!
    Deus seja louvado pela sua vida preciosa!
    Sua família abençoada!!
    Palavras do Senhor penetrante em nossos corações!!Continue firme na Missão de Deus: usar a sua vida para semear a Palavra Poderosa! Parabéns linda amiga e irmã!!!

    ResponderExcluir