sexta-feira, 27 de março de 2015

Boaz - exemplo para nossos filhinhos!


Olá mamães,

Na última postagem refletimos um pouco sobre Rute e seu exemplo para nós e nossas filhinhas.

Mas esse livrinho lindo da Palavra traz também um ótimo modelo a ser seguido por nossos rapazinhos: Boaz!

Olha só quantas qualidades preciosas:

- Valente. No primeiro versículo do capítulo 2, o autor do livro define Boaz como um “homem valente e poderoso”(na tradução da Almeida Corrigida e Revisada Fiel). Como nossos filhos precisarão ser valentes! É necessária muita coragem para manter-se firme com Jesus, em obediência à sua Palavra, quando todos os amigos seguem em outra direção.

- Educado e cortês. Ao chegar à plantação, Boaz cumprimenta seus segadores com muita educação, abençoando-os com as palavras “O Senhor seja convosco.” (Rt. 2:4)

- Bondoso e atencioso. Ele trata Rute com respeito e bondade, dá ordem aos seus empregados para que não a molestem e oferece-lhe água sempre que ela tiver sede. (Rt. 2:8 e 9)

- Sabe reconhecer o bem e elogiar. Boaz estava informado sobre o bem que Rute estava fazendo a sua sogra, e, na primeira oportunidade, a elogia por isso, reconhecendo seu esforço e sacrifício em deixar tudo para cuidar de Noemi. (Rt 2:11)

- Abençoador. Demonstra ser um homem temente a Deus, pois em vários momentos ele faz menção do Senhor, sempre com uma palavra de benção. Olha que lindo o que ele diz a Rute quando conversam pela primeira vez: “O Senhor retribua o teu feito; e te seja concedido pleno galardão da parte do Senhor Deus de Israel, sob cujas asas te vieste abrigar.” (Rt 2:12)

- Generoso. No momento da refeição, Boaz convida Rute para sentar-se junto aos segadores, dá-lhe comida em fartura e ainda com sobra. Depois, voltando à colheita, ele diz a seus empregados que deixem cair alguns punhados a mais. Pela lei do Senhor, as espigas que caíssem nas colheitas deveriam ser deixadas para os pobres recolherem. Mas Boaz vai além e ordena que deixem cair de propósito! Ele era rico, mas não avarento, gostava de compartilhar o que tinha com quem precisasse. (Rt 2:14-16)

- Decidido. Ao saber que poderia ser o resgatador, toma todas as providências o mais rápido possível. (Rt 3:11-13)

- Honesto e cumpridor da lei. Havia outro parente mais próximo que poderia ser o remidor, Boaz reúne a liderança da cidade e trata com ele de forma honesta e transparente, seguindo a lei do levirato que existia na época.

Que tal ler a história de Rute e Boaz com seus filhinhos? Lembre-se de destacar as virtudes desse lindo casal da Bíblia. Podem ser ditas frases simples como: “Olhe como Rute foi bondosa com Noemi!” ou “ Que generoso! O Boaz deu bastante comidinha para Rute!”.

Esteja atenta também para valorizar as atitudes de seus filhos semelhantes às de Boaz. Precisamos tomar cuidado para destacar e elogiar virtudes como as que estão acima e não apenas força, inteligência ou bom desempenho escolar ou atlético.

Assim, mostramos aos nossos filhos o que realmente é importante: caráter.

Mais especialmente: um caráter como o de Cristo.

De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,
Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus,
Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;
E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.
Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome;
Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra,
E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai. 
Filipenses 2:5-11
Importante!!! O papai é o maior exemplo masculino na vida dos filhinhos. Mesmo que ele não seja (ainda) um cristão, como marido e pai deve receber todo o respeito e consideração da família. Aproveite todas as oportunidades que surgirem para elogiá-lo na presença dos pequenininhos. Talvez você possa dizer: “O papai é muito trabalhador!” ou “Ele cuida muito bem da nossa família!” ou ainda “Olhem como o papai é generoso!”.

Que nossos pequeninos percebam sempre que o mais importante para nós é seguir o exemplo do Senhor Jesus e de personagens bíblicos notáveis como José, Daniel, Rute, Boaz e outros.

Que nossos maridos, filhinhos e futuros genros (!) sejam transformados a cada dia mais e mais, pelo Espírito do Senhor, e sejam homens segundo o coração de Deus!

Um beijinho,
Da mamãe do Gabriel e da Alice

3 comentários:

  1. Já havia pensado várias vezes com as crianças da igreja sobre como o mundo coloca a sogra e o exemplo que Rute nos dá. Nunca havia pensado em boaz... Viu ler com Samuel esse livro. Que Deus continue te dando inspiração para continuar a me abençoar mantendo esse blog tão especial pra mim é pra muitas outras mães.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi mamãe do Samuel e da Débora,
      em um dos livros da Elizabeth George, na passagem em que ela falava sobre Rute, tinha essa ideia de observarmos as qualidades de Boaz para orarmos por nossos filhos e futuros genros. Achei uma ótima dica e fiz anotações num caderninho que usava quando ia ler a Bíblia. E agora o Senhor me ajudou a escrever essa postagem!
      Obrigada pelo carinho! Beijinhos pra família toda!!

      Excluir