quinta-feira, 26 de março de 2015

Rute - um exemplo para nós e nossas filhinhas!


Olá mamães,

No domingo passado visitei a igreja onde meu pai é pastor. A mensagem pregada por ele foi baseada no livro de Rute. Que livrinho precioso esse não é mesmo!

Fiquei refletindo sobre quantas qualidades preciosas essa moça possuía! Como quero que minha filhinha seja parecida com ela!

Destaquei algumas dessas virtudes:

Cuidado para com os desamparados. Rute sabia que, sem marido e filhos, Noemi precisaria de alguém que cuidasse dela e decidiu assumir esse papel. (Rt 1:5)

Decidida a ajudar. Nenhum argumento de Noemi foi capaz de fazer Rute mudar de ideia. Ela cuidaria de sua sogra e ponto final! (Rt 1:11-15 e 18)

Sacrifício pelo próximo. Rute deixou tudo para trás: sua família, sua casa, seu povo, seus costumes... Seguir com Noemi para Belém não deve ter sido uma decisão fácil, mas Rute estava disposta a se sacrificar para cuidar dela. (Rt 1:16-17)

Ativa e trabalhadeira. Sabendo que estava no tempo da colheita, Rute toma a iniciativa de ir apanhar as espigas que os segadores deixavam para trás. Com certeza era um trabalho árduo e cansativo, mas ela encarou o desafio para trazer o sustento para si e para Noemi.(Rt 2:2, 7 e 17)

Humilde. Quando Boaz demonstra-se bondoso para com ela, Rute lhe responde com imensa humildade. Não havia nela vaidade pelo bem que estava fazendo a sua sogra, nem tampouco se achava cheia de direitos. (Rt 2:10 e 13)

Atenta aos conselhos dos mais velhos. Quando Noemi a aconselha sobre como deve se aproximar e falar com Boaz, Rute não retruca, não reclama, nem contra-argumenta. Ela ouve com atenção e põe em prática os conselhos de sua sogra. (Rt 3:5 e 6)

Olha que linda a declaração de Boaz, que está no verso 11, do capítulo 3:

“Agora, pois, minha filha, não temas; tudo quanto disseste te farei, pois toda a cidade do meu povo sabe que és mulher virtuosa.”
Num tempo de celebridades instantâneas, em que muitas mulheres fazem de tudo para aparecer, é interessante voltar ao livro de Rute e vê-la ser popular na cidade, mas não por sua beleza, suas roupas ou bens, nem por se destacar como cantora, atriz, modelo ou desportista. Rute era conhecida por suas virtudes.

Se você também é mãe de menina como eu, peça ao Senhor sabedoria para criar sua pequenina incutindo nela essas qualidades que vemos em Rute.

Acredito que o primeiro passo, como sempre, é incuti-las em nosso próprio coração! Se não estivermos atentas, facilmente ficamos deslumbradas com os atributos valorizados pela mídia e começamos a também achar que estamos nesse mundo unicamente para “sermos felizes e seguirmos nossos corações”. Passamos a pensar só em nossos sonhos e necessidades e nos deixamos levar pelo consumismo e materialismo. A vida se torna uma sucessão de compras, passeios da moda e futilidades sem fim. E quando nos damos conta estamos bem distantes de Rute... e do Senhor!

Que as palavras do nosso querido Senhor Jesus estejam sempre em nossas mentes e corações:

“Jesus os chamou e disse: "Vocês sabem que os governantes das nações as dominam, e as pessoas importantes exercem poder sobre elas.
Não será assim entre vocês. Pelo contrário, quem quiser tornar-se importante entre vocês deverá ser servo,
e quem quiser ser o primeiro deverá ser escravo;
como o Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos".


Mateus 20:25-28


Que o Senhor, pelo agir do seu Espírito em nós, nos transforme à semelhança de Rute em mulheres que se importam com as outras pessoas, e que estejamos sempre dispostas a ajudar, cuidar e servir ao próximo.

E que, assim, sejamos também exemplos de virtude para nossas florzinhas!
Se você é mamãe de menino(s) ore para que no futuro seu rapazinho tenha sabedoria para escolher uma mulher como Rute para ser sua esposa!

Um beijinho,
Da mamãe do Gabriel e da Alice

Um comentário:

  1. É sempre bom relembrar as verdades bíblicas do livro de Rute e de sua vida! :-)

    ResponderExcluir