sexta-feira, 12 de abril de 2013

Compartilhando idéias

Olá mamães,
Essa semana completou um ano que voltei a trabalhar depois da licença maternidade da Alice.  Muitas lágrimas, muita saudade todos os dias...
Mas o Senhor tem me sustentado e aquietado meu coração. Uma coisa que sempre peço é que Ele me dê sabedoria e criatividade para aproveitar todas as oportunidades para ensinar meus filhos nos Seus caminhos. Como trabalho no horário comercial e levo uma hora pra chegar ao trabalho e mais uma pra voltar pra casa, durante a semana o tempo que passo com eles (acordados!) é muito curtinho. E por isso mesmo muito precioso!
E como o nosso Pai é maravilhoso, misericordioso e responde as orações tenho tido algumas idéias que tem dado bem certo.
Gostaria de compartilhar com vocês:
- Cartazes com versículos. Já fiz uma postagem aqui com os modelos que fiz em casa. Em muitos eu coloquei algum desenho colorido pra incrementar e ficar mais fácil a associação. O mais importante é ter a caixinha de versículos num lugar muito acessível. Eu coloquei perto da mesa da cozinha para lermos nas horas das refeições.
- ter Bíblias infantis. E nunca se cansar de ler e reler muitas e muitas vezes! Uma coisa importantíssima que não podemos esquecer é de sempre contar as histórias falando de Deus e não somente das pessoas, exemplo: Deus deu vitória a Davi e não apenas Davi venceu o gigante Golias.  
- ensinar lições e não apenas historinhas. Precisamos usar as histórias bíblicas especialmente para ensinar valiosas lições com aplicações nas vidinhas deles, exemplo: Deus quis salvar a família de Noé e Noé obedeceu a Deus, ressaltando a obediência imediata de Noé. Davi confiava em Deus e por isso não precisava ter medo, e nós podemos confiar também. Jesus curava as pessoas porque era bondoso e poderoso, Ele é o Filho de Deus, devemos ser bondosos como Jesus.

- Fazer de tudo para que o domingo seja um dia especial.  Vale preparar as refeições preferidas da família, deixar as roupinhas já separadas e a bolsa já arrumada para evitar aborrecimentos na hora de sair. Lá em casa percebemos que é melhor fazer um lanche bem gostoso antes de sair à noitinha pra igreja do que tentar obrigar as crianças a tomarem vitaminas que eles demoram muito para beber porque não gostam tanto assim... Deixamos a vitamina pra algum dia da semana quando não vamos sair e não precisamos ficar apressando e brigando pra tomar logo.
- tocar CDs de músicas infantis cristãs. Gosto muito dos que a Aliança Pró-Evangelização de Crianças (APEC) produz. Costumo deixar tocando enquanto desenhamos ou brincamos. Sem perceber acabamos aprendendo as letras de vários corinhos. E quando noto que eles estão cantando junto com o CD paro e canto também, bem animado e fazendo os gestinhos. Podemos, e devemos louvar ao Senhor em todos os momentos e não só na hora do cultinho.
- responder as perguntas biblicamente, com honestidade e sabedoria.
Não é sábio ensinar que as pessoas que não são cristãs são malvadas, eles vão conhecer pessoas boas e gentis que não são cristãs. Outra bobagem que ouvi uma vez foi “coitadinho de Jesus as pessoas esquecem dele no Natal e só lembram do Papai Noel”. Todos nós precisamos de Jesus e não o contrário! As pessoas (boazinhas ou não) é que estão perdidas em seus pecados e precisam do perdão que vem só através do sacrifício de Jesus. Sejamos honestos com nossos filhos reconhecendo que todos somos pecadores. Até o papai e a mamãe fazem, falam ou pensam coisas que desagradam a Deus, e também precisam pedir perdão.
- incluir o Senhor e Sua Palavra nas nossas conversas casuais. Ao invés de simplesmente observar como as flores são lindas vamos destacar o Deus criativo que as fez, ao invés de ficar apenas impressionado com a imensidão do mar ou com a altura das montanhas que tal aproveitar para ressaltar que o Deus que criou o mar e as montanhas certamente é muito maior e mais poderoso!
- orar com eles. Aqui temos o hábito de orar antes das refeições e na hora do cultinho antes de dormir. Com o passar do tempo venho incluindo novos motivos de oração: pelos parentes que estão doentes, pelos missionários, pelas crianças que não conhecem Jesus; e também peço para o Gabriel citar algumas coisas legais que temos ou que fizemos para agradecer a Deus.
- ser exemplo. Essa é uma constatação e não uma dica. Na verdade nós já somos exemplo. Só resta saber se bom ou não. Nossos filhos estão nos observando e muitas vezes copiando coisas que falamos ou fazemos. Minha oração desde a gravidez do Gabriel é para que Deus me transforme em uma mãe segundo o coração dEle. Quero ser, não apenas parecer, uma serva fiel ao Senhor e a Sua Palavra. Porque é exatamente isso que quero que meus filhos sejam! E eles vão perceber o tamanho da minha fé e da minha obediência ao Senhor no dia-a-dia, na forma como ajo e reajo em cada situação. Isso vai falar muito mais alto do que qualquer coisa que eu tenha dito para eles.
Gente, não sou perfeita, o Senhor sabe. Há dias em que estou impaciente e me irrito facilmente, há dias em que não aproveito todas as oportunidades que o Pai me dá de ensinar seus caminhos. Mas Ele também sabe o quanto quero acertar e o quanto quero ver meus filhos seguindo a Jesus bem de pertinho.
O nosso Pai amado é que vai fazer a obra nos coraçõezinhos das nossas preciosidades. Devemos estar disponíveis para sermos moldadas à semelhança de Cristo e sermos instrumentos de benção na vida da nossa família.
E você, quer compartilhar alguma coisa que deu certo no seu lar? Fique à vontade, suas dicas serão muito bem vindas.
Milhões de beijinhos
Da mãe do Gabriel e da Alice


Um comentário:

  1. Que pena que não tem "nenhum comentário".. Seria bom aprender uns com os outros! Muito boas as idéias e fáceis de serem aplicadas no dia a dia, é uma questão de decidir e começar!
    Eu sou apenas 'mãe de coração' de 5 criancinhas lindas! Meus sobrinhos gostam muito quando fazemos a Colônia Bíblica de Férias; um tempo de brincadeiras, trabalhinhos e lições bíblicas em uma semana do período de férias escolares. E pra quem gosta de assistir filmes com os pequenos, não deixe de aproveitar esse tempo para falar sobre valores cristãos, após o filme. Vc pode perguntar o que a criança mais gostou do filme, e o que não.. e vc pode falar daquilo que observou, de bom e o que não condiz com a Palavra de Deus. Por exemplo: Muitos filmes falam sobre amar a si mesmo, ou ser feliz é o mais importante e tal.. então pode dizer "o filme foi bom, foi engraçado, ou divertido nessas partes, mas vc percebeu qd o personagem tal falou aquilo? a Bíblia diz algo diferente, e como ela é a Palavra de Deus, então Deus pensa assim, e é assim que devemos pensar tb.. etc".
    Outra ideia que ja fiz com meus sobrinhos, é de não só deixarem eles desenhando o que quiserem, mas ás vezes dar um tema para o desenho.. tipo: vamos fazer um desenho das coisas pelas quais somos gratos a Deus. Ou, vamos fazer um desenho para um amigo ou parente que está doente, e mandar pra ele..

    Que Deus nos ajude a sermos mães, tias, avós segundo o coração de Deus e assim, transmitir o amor e temor a Deus que queremos tanto ver frutificando em 'nossas criancinhas'!!!

    Um abraço da Tia Zaninha =)

    ResponderExcluir