sábado, 28 de setembro de 2019

Pedidos


Olá mamães,

Há algumas semanas ouvi uma pregação sobre o lindo texto de Atos 3:1-9

“Certo dia de tarde, Pedro e João estavam indo ao Templo para a oração das três horas. Estava ali um homem que tinha nascido coxo. Todos os dias ele era levado para um dos portões do Templo, chamado “Portão Formoso”, a fim de pedir esmolas às pessoas que entravam no pátio do Templo. Quando o coxo viu Pedro e João entrando, pediu uma esmola. Eles olharam firmemente para ele, e Pedro disse:
— Olhe para nós!
O homem olhou para eles, esperando receber alguma coisa. Então Pedro disse:
— Não tenho nenhum dinheiro, mas o que tenho eu lhe dou: pelo poder do nome de Jesus Cristo, de Nazaré, levante-se e ande.
Em seguida Pedro pegou a mão direita do homem e o ajudou a se levantar. No mesmo instante os pés e os tornozelos dele ficaram firmes. Então ele deu um pulo, ficou de pé e começou a andar. Depois entrou no pátio do Templo com eles, andando, pulando e agradecendo a Deus.”

O pastor fez várias aplicações para nossas vidas cotidianas e eu fiquei o tempo inteiro pensando o quanto este texto também nos ensina sobre a criação dos nosso fofinhos e fofinhas! Querem ver? Então vamos lá!

Ah, para não ficar uma leitura cansativa dividi em três partes, esta é a primeira, as outras seguirão em breve.

O homem viu Pedro e João e pediu que lhe dessem esmola.

Logo no início lemos que o homem fez um pedido a Pedro e João. Como mães, ouvimos dezenas, centenas, milhares de pedidos dos nossos filhinhos todos os dias! E quantas vezes nos sacrificamos para atender os anseios infantis! Nos desdobramos, corremos para um lado e para o outro, ficamos exaustas e até nos endividamos só para ver aqueles olhinhos brilhando de alegria! Ah como queremos agradar essas pessoinhas! Certamente eles não fazem ideia do quanto abrimos mão e mudamos nossos planos e sonhos para atendê-los.

Acredito que o melhor antídoto para essa “pedição” toda seja exercitar com eles algo simples e ao mesmo tempo muito poderoso. Ensiná-los a agradecer por tudo o que já têm e já fazem de legal e divertido é muito precioso. Quando criamos o hábito de sermos gratas e valorizar, junto com eles, até as as coisas mais simples estamos dando aos nossos filhos essa ferramenta maravilhosa, que será útil pela vida inteira deles: a gratidão!

E há tanto pelo que agradecer! Pela vida, pelo papai, pela mamãe, pelos irmãozinhos, pelos outros familiares, pelos amiguinhos, pelo bichinho de estimação, pelos brinquedos, pela cama fofinha, pelo passeio na pracinha, pelo picolé, pelo chocolate, pela fruta favorita, pela água fresquinha... Se simplesmente olharmos ao nosso redor, com certeza encontraremos muitos motivos para encher os coraçõezinhos dos nossos filhos de gratidão, e os nossos também, claro!

“Em tudo, deem graças, porque esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus.” 
I Tessalonicenses 5:18

Mas, e quando os pedidos vêm carregados ainda de comparação?  “Meu amigo todo ano viaja para ‘aquele parque’ que a gente nunca foi... quero ir também!” ou “Minha amiga ganhou de presente aquela boneca da propaganda, eu quero uma também.” Olha a inveja querendo criar raízes nos pequenos corações! Podemos cortar este mal mostrando como é bom nos alegrarmos pelas conquistas dos outros, mais um ensinamento valioso para a vida toda! 

Tenho o hábito, desde que eles eram bem pequenos, de, sempre que faziam esse tipo de comentário, responder com um alegre e sorridente: “Que legal!! Seu amigo deve estar muito feliz!” Gosto de dizer, e de lembrar a mim mesma também, que, quando nos alegramos com os outros, nosso coração estará muito mais cheio de alegria do que se só ficarmos felizes com nossas próprias conquistas!

“Alegrem-se com os que se alegram” 
Romanos 12:15a

Precisamos, acima de tudo, estar atentas para as reais necessidades dos nossos fofinhos. O que eles não conseguem ainda expressar na forma de pedidos, mas que sabemos que precisam e muito: atenção, carinho, conselho, apoio, disciplina, paciência... E, para poder dar a eles tudo isso que não se pode pegar, nem comprar, mas que faz uma falta enorme, é preciso estar junto! Não apenas perto, na mesma casa, mas de fato conectadas com eles e desplugadas de todo o restante que tanto nos distrai.

O excesso de atividades e, principalmente, de tecnologia têm roubado algo preciosíssimo que não temos como recuperar nunca mais: nosso tempo. Estamos – sim eu me incluo também, infelizmente - tão ocupadas com coisas que na verdade não são importantes, que acabamos deixando de lado as pessoinhas que tanto amamos, muitas vezes também imersas em suas telas! 

Ultimamente luto para criar o hábito de não tirar o celular da bolsa quando chego em casa à noite. Quero que este tempo, que é o único que tenho no dia com minha família, já que saio de manhã cedo para trabalhar, seja realmente deles! Ainda que não haja um pedido traduzido em palavras, podemos ter certeza de uma coisa: nossos filhos precisam de nós!  

Que o Senhor nos capacite com muita sabedoria, enchendo nosso coração de gratidão e amor para que possamos atender as verdadeiras necessidades dessas pessoinhas tão preciosas!

Um beijinho,

da mamãe do Gabriel, da Alice e da Isabela

Um comentário: