quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

Ensinamentos da natureza


Meu filho mais velho ganhou um pequeno microscópio muito prático e bem fácil de carregar para todo lado! Um dia o levamos para o play do nosso prédio, onde existe um lindo jardim. Que interessante foi observar os detalhes de flores e folhas e principalmente descobrir que, o que eu sempre achei que eram pinguinhos de tinta branca numa mureta cinza, na verdade, eram insetos cheios de perninhas e corcovas! Ficamos um bom tempo admirando nossas descobertas!  
Passear de patinete no parque: Tudo de bom!

As crianças sempre ficam deslumbradas com a natureza, a linda criação do Senhor! Amam seguir filas de formigas, pegar todas as pedrinhas e folhas que encontram pelo caminho ou correr atrás de borboletas ou pássaros. É tudo tão lindo! Tão cheio de cor! As montanhas são tão altas! O mar é tão imenso!

Mas, conforme crescemos, meio que nos acostumamos e perdemos esse deslumbramento. E, ainda por cima, a vida moderna, urbanizada e corrida, tem afastado tanto adultos quanto crianças do contato com a natureza.

Um estudo realizado em 2016, com 2.000 famílias do Reino Unido, descobriu que quase três quartos das crianças estão gastando menos de uma hora brincado ao ar livre por dia. Aproximadamente 20% delas simplesmente não brincam fora de casa nunca!  Sendo que a orientação das Nações Unidas, visando um tratamento mais humanitário aos prisioneiros é que estes recebam “pelo menos uma hora de exercício adequado ao ar livre diariamente.”  Creio que, infelizmente, a realidade dessas crianças, mais enclausuradas que prisioneiros, não aconteça somente no Reino Unido.

Que tristeza! Essa privação da natureza traz prejuízos para o corpo, para a mente e até mesmo para a alma!

O apóstolo Paulo em sua carta aos Romanos ensina que:

“Porquanto o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou.  Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são, por isso, indesculpáveis;” Romanos 1:19-20

Através da criação, Deus se revela à humanidade e podemos perceber Seus atributos, Seu eterno poder e até mesmo Sua própria divindade.

Ao brincar num jardim florido ou num quintal cheio de aventuras, ao passear num parque arborizado ou na praia tão gostosa, ao observar uma linda paisagem estamos contemplando as maravilhas do Senhor e aprendendo sobre o Criador!

Sam Doherty, no livro "Quem é Deus?" (parte do Kit de lições com o mesmo título da APEC) ensina que ao olhar para a natureza vemos que:

- Ela é linda! Percebemos a beleza de um pôr de sol avermelhado, do oceano, do céu e das estrelas, das flores coloridas, dos pássaros e de tantos animais. Nosso Criador é um Deus de beleza!

- Tudo acontece numa ordem. O sol se levanta e se põe a cada dia. Os planetas circulam em volta do sol sempre em suas velocidades normais e em suas rotas. As nuvens nos trazem chuva e neve. Tudo se encaixa num maravilhoso sistema, muito mais inteligente e confiável que qualquer sistema de computação! Alguém criou e juntou tudo isso. Esse alguém é Deus!

- Ela é poderosa! As montanhas são grandes e altas, as ondas do mar são fortes, as cascatas são poderosas, o relâmpago é resplandecente e o trovão é barulhento. Aquele que tudo isso formou certamente é ainda mais poderoso!

Lemos em Isaías 40:25-26 o seguinte:
“‘Com quem vocês me compararão? Quem se assemelha a mim?’, pergunta o Santo. Ergam os olhos e olhem para as alturas. Quem criou tudo isso? Aquele que põe em marcha cada estrela do seu exército celestial, e a todas chama pelo nome. Tão grande é o seu poder e tão imensa a sua força, que nenhuma delas deixa de comparecer!”

Deus é maior que os meus problemas, é maior do que qualquer coisa que me cause medo, é maior que tudo o que vejo e conheço!! Ele está muito acima e muito além do que podemos ver e compreender!

Ah, como é maravilhoso saber que ainda assim Ele se importa conosco e ouve nossas orações! O Senhor Jesus nos disse que: “Não se vendem cinco passarinhos por dois ceitis? E nenhum deles está esquecido diante de Deus. E até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Não temais pois; mais valeis vós do que muitos passarinhos.” Lucas 12:6-7

Admirando as obras do Senhor através da natureza e incentivando os pequenos a continuarem deslumbrados com tanta maravilha, estamos verdadeiramente adorando nosso eterno e poderoso Deus!  

Que tal incluir na agenda da família pelo menos um momento por semana para estar em contato com a natureza, a linda criação de Deus?!

beijinhos,
Da mamãe do Gabriel e da Alice




PS: O texto desta postagem faz parte do livro Letras de Mãe, que escrevi com muito carinho! Foi publicado pela União Feminina Batista Brasileira e pode ser adquirido clicando aqui! 


3 comentários:

  1. obrigada! suas palavras sempre me ensinam a ser e fazer mais e cada vez melhor para meu Deus e para meu proxpró. Deus te abençoe sempre!!!bsssss😍😍

    ResponderExcluir
  2. Lindo demais, Raquel!! "Toda a natureza me fala do meu Deus", "Os céus anunciam a glória de Deus!"

    ResponderExcluir