quinta-feira, 23 de março de 2017

União


Olá mamães,

Na casa onde há mais de uma criança é certo: vira e mexe tem uma briguinha!

Bem, na verdade, seria mais honesto dizer que "em casa onde há mais de uma PESSOA é certo: vira e mexe tem uma briguinha!" Porque adultos também discutem e se desentendem, não é verdade?!

Mas aos nossos olhos as briguinhas infantis são por motivos bobos e desnecessários, aquelas implicâncias típicas dos irmãos ou a clássica disputa pelos brinquedos. É incrível como numa hora o pobre do brinquedo está abandonado num canto e, de um segundo pro outro, ao toque de uma mãozinha, se torna o brinquedo mais desejado de todos os tempos!!!

Enquanto estão apenas discutindo eu às vezes fico só escutando, para ver se conseguem chegar a um acordo sozinhos. Mas muitas vezes é necessário intervir para separá-los por um tempo ou colocá-los sentadinhos de frente um pro outro. Ou então usar a camisa da união como eu fiz nesse dia.





Pelos rostinhos sorridentes vocês podem ver que deu super certo!!

Mas creio que não é suficiente apenas separar brigas ou colocar de castigo o suposto vilãozinho daquela situação específica. É preciso ir além... aprofundar a questão, como faz a Bíblia:

“De onde vêm as lutas e as brigas entre vocês? Elas vêm dos maus desejos que estão sempre lutando dentro de vocês.”
Tiago 4:1

É sempre uma questão do nosso coração pecaminoso, desejoso de fazer a sua vontade custe o que custar.

E se olharmos para as discussões dos adultos veremos que a raiz do problema é a mesma:

- "Eu estou certa e o outro está errado."

- "Eu preciso disso (seja um objeto ou um favor) agora e ele(a) tem que me atender!"

Li certa vez que devemos questionar as crianças que estão disputando o que é mais importante: aquele objeto ou o irmão/amigo/primo? Sempre faço essa pergunta aos meus filhos, destacando que pessoas é que são importantes de verdade, e não os objetos.

Na maioria das vezes eles entendem a mensagem e arranjam uma solução para o conflito. Mas, vez ou outra, sou surpreendida com os pequenos espertinhos me questionando o que é mais importante: "levar os seus filhinhos para passear ou lavar esses pratos aí? Pratos são só coisas, as pessoas são mais importantes!" Bem, de certa forma não deixam de ter razão!

Sei que eu também preciso refletir sobre isso: o que é mais importante, ganhar todas as discussões ou preservar a paz nos relacionamentos?

Se olharmos para trás podemos contar dezenas - talvez centenas - de desentendimentos que tivemos, dos mais bobos aos mais exaltados, por motivos que hoje não fazem mais a menor diferença!

Precisamos viver o que ensina a Palavra:

Façam todo o possível para viver em paz com todos.
Romanos 12:18
“Que ninguém procure somente os seus próprios interesses, mas também os dos outros.”
Filipenses 2:4
Este último texto bíblico prossegue demonstrando que o próprio Senhor Jesus esvaziou-se dos seus direitos e veio a este mundo tomando a forma de homem para ser o nosso Salvador, compartilhei sobre isso na postagem sobre Escuta Ativa.
Que o Senhor nos ajude a seguir o exemplo do nosso Mestre e manter um clima de preciosa união em nossos lares!


Um beijinho,
Da mamãe do Gabriel e da Alice

PS: Já, já um lindo versículo ilustrado sobre esse tema para ensinar e praticar!


Nenhum comentário:

Postar um comentário