sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Escuta Ativa e o Natal


Olá mamães,

Estive lendo esses dias sobre Escuta Ativa. Já ouviram falar? Ao que tudo indica é um conceito defendido pelos psicólogos norte-americanos Carl Rogers e Richard E. Farson desde 1957. Mas, pesquisando sobre o assunto, vi que trata-se de, nada mais nada menos, que criar o hábito de dar total atenção a quem fala conosco.

Não poderia ser mais simples.

Não poderia ser mais difícil!

Pelo menos para mim, uma super tagarela assumida, a arte de ouvir requer certo esforço para manter a boca fechada e a mente concentrada no que estou ouvindo e não no que quero acrescentar ou sugerir tão logo a pessoa faça uma pausa para respirar. Momento confissão! Podem me julgar! Me defendo apenas dizendo que o Senhor tem me ajudado nessa caminhada para me tornar uma ouvinte mais atenciosa!

Enfim, comecei a ler sobre Escuta Ativa através de algumas postagens na blogofera da maternidade que mostravam como o príncipe William e a princesa Kate falam com seu filho mais velho, George.


Eles quebram os protocolos reais e se abaixam até ficar do tamanho do menininho. E, então, na altura dele, e olhando-o nos olhos, conversam ou respondem suas dúvidas.

Praticando a Escuta Ativa demonstramos que nos importamos com a outra pessoa. Ao falar com os filhos na altura deles os pais agem com humildade, abrindo mão da posição superior que a altura lhes confere.

Lembrei que com meu filho mais velho eu SEMPRE fazia isso, sempre me abaixava para falar com ele e prestava toda a atenção no que ele quisesse me contar, mesmo quando ele ainda nem sabia falar nada direito... Mas, com o tempo, a chegada da mais nova, o aumento de tarefas e atividades, fui perdendo esse hábito. Ainda presto atenção no que eles dizem e amo conversar com meus filhos. Mas no geral conversamos enquanto eu faço outras coisas e... nem sempre me lembro de abaixar e olhar nos olhos.

Porque perdemos tão facilmente os bons hábitos, enquanto outros, ruins, lutamos tanto para deixar? Passei a me abaixar cada vez menos para falar com meus filhos, mas não consigo parar de estalar os ossinhos dos dedos, por exemplo.

Lendo sobre Escuta Ativa aplicada a criação de filhos retomei o hábito. Na verdade, para falar com o Gabriel nem preciso mais abaixar! Como está grande o meu filhinho! Mas passei a me policiar para fazer mais isso quando a Alice quer conversar ou perguntar alguma coisa.

Refletindo sobre tudo isso lembrei que um dia Alguém também se abaixou para falar comigo! Aliás, com todos nós! Numa perspectiva muito mais ampla, claro, meu Senhor abaixou-se até ficar do nosso tamanho e nos olhar nos olhos!

Estamos em plena época de Natal! Quando celebramos a vinda do Messias!

Um dos meus textos bíblicos preferidos é esse: 

"Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus,
 que, embora sendo Deus, não considerou o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se;
mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens.
E sendo encontrado em forma humana, humilho-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz!
Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome,
para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, no céu, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai."
Filipenses 2: 5-11


E minha oração é para que nossos olhos e pensamentos não estejam apenas nas comidas, presentes e compromissos. Em meio ao turbilhão de eventos, cores e luzes vamos parar e refletir seriamente sobre isso: Deus, o Criador do Universo, se fez humano como nós para nos resgatar para Ele novamente, para oferecer perdão para nossa teimosia, arrogância, egoísmo e autossuficiência.

Se o príncipe William e a princesa Kate merecem admiração e elogios por sua conduta em relação ao seu filho, quão infinitamente maior deve ser nosso deslumbramento e gratidão por Aquele que deixou os Céus com toda sua glória para vir até nós e nos salvar!

Que vocês e suas famílias tenham um Natal abençoado e que cada dia de 2017 seja vivido na presença do Senhor!

um beijinho,
da mamãe do Gabriel e da Alice


Nenhum comentário:

Postar um comentário