segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Maria Farinha - parte 2


Olá mamães queridas,

Pois então, na última postagem (essa aqui) falei de um grupo cristão chamado Maria Farinha. Descobri essas meninas super-talentosas enquanto pesquisava sobre outra Maria Farinha: A Maria Farinha Filmes.

Esta eu conheci quando ganhei os DVDs de dois documentários excelentes, produzidos com o apoio do Instituto Alana. Uma das diretoras desse instituto foi palestrante em um evento no meu trabalho e conversamos um pouco ao final. Umas semanas depois recebi esses filmes em minha casa. Que surpresa boa!

Os filmes são fantásticos e sobre temas super-importantes: publicidade infantil e obesidade na infância.

Em "Criança, A alma do negócio" percebemos o quanto a publicidade dirigida diretamente às crianças é nociva para elas, para suas famílias e para toda a sociedade. 

Esse tema é muito sério mesmo. Já conversei com várias mães que ficam chateadas (assim como eu) quando algum vendedor de picolé ou outra coisa dirige-se diretamente às crianças oferecendo seus produtos. Cria uma expectativa na criança de uma coisa que muitas vezes não julgamos boa ou que naquele momento não queremos ou não podemos comprar. 

A publicidade infantil é isso vezes mil! As propagandas são feitas para atrair a atenção deles e convencê-los de que serão mais felizes com aquele brinquedo ou lanche.

Sabemos que, para as mentes infantis, bastam poucas visualizações para gravar um conteúdo, e, segundo dados do IBOPE, as crianças brasileiras ficam em média 5 horas diárias em frente à TV. Assim, assistem cerca de 40.000 propagandas em um ano!!! 1

Em determinada parte do documentário é afirmado algo muito sério: "o principal produto da indústria hoje é: consumidor".

E, veja como faz sentido: a propaganda de um brinquedo é feita de tal forma que a criança é convencida que ele é ótimo, ela pede aos seus pais e eles o compram, poucos dias depois a criança não brinca mais com ele e surge o desejo (motivado por mais e mais propaganda) de ganhar outro brinquedo... o ciclo se repete. A publicidade foi bem sucedida porque seu objetivo, de fato, não é mostrar brinquedos sensacionais com os quais nossos filhos brincarão muito e sim vender mais e mais. Não precisam ser bons. Precisam ser vendidos!

Sou o tipo de mãe que limita bastante o tempo que os filhos assistem TV. Simplesmente porque não acho um bom hábito e não quero que eles o cultivem. Quero que desenhem, brinquem, inventem histórias, leiam livrinhos!
Prefiro uma casa bagunçada a crianças hipnotizadas! (ótimo tema para outra postagem hein!) 

Mas preciso reconhecer que não é nada fácil! E por menos que eles vejam, ainda assim, é muita propaganda... Quando estou assistindo com eles sempre comento que aquele brinquedo não faz tudo aquilo... Que aquelas frases de impacto são mentirosas! E são mesmo! Ou vão querer me convencer que “tudo é possível” com uma boneca de plástico?!

Não acredito que seja o caso de proibir totalmente a publicidade infantil, mas que precisa de uma regulamentação mais rigorosa, isso sim, com certeza!

Já em "Muito além do peso" o tema é obesidade infantil. 

É interessantíssimo! Vocês sabiam que, a cada 3 crianças brasileiras, 1 está acima do peso?

Neste documentário, são apresentadas muitas entrevistas com especialistas e com famílias também, de todas as classes sociais e de vários cantinhos diferentes do Brasil.

Percebemos o quanto nos alimentamos mal e o quanto estamos mal informados a respeito dos produtos que consumimos. Grande parte dessa falta de informação vem da publicidade tendenciosa dos produtos alimentícios, o que remete ao documentário anterior. 

Especialmente chocante a parte em que a entrevistadora pergunta o nome de vários vegetais para um grupo de crianças. E elas não acertam o nome de nenhum deles!

Em outra cena é mostrado para uma menina, de uns 8 ou 9 anos, um pacote de uma famosa batatinha frita industrializada, na mesma hora ela identifica: "Isso é batatinha! Eu gosto muito!" Logo em seguida, lhe apresentam uma batata, de verdade, e, perguntada sobre o que era aquilo, ela diz com vozinha de quem está na dúvida: "cebola?"

Muito triste essa realidade que vivemos: crianças hipnotizadas pela TV e outras telas, sendo convencidas de que precisam de um mundo de brinquedos, com os quais não brincarão porque estarão, adivinhem? Sentadinhas assistindo a mais e mais propaganda enquanto comem produtos cheios de sal, açúcar e gordura, que vêm em embalagens lindas e decoradas com os personagens da moda!

Quando puderem separem um tempinho para assistir a esses documentários! Vocês não vão se arrepender!

Os produtores disponibilizaram os dois na íntegra na internet. Para assistir basta clicar em cima.

https://www.youtube.com/watch?v=ur9lIf4RaZ4

https://www.youtube.com/watch?v=8UGe5GiHCT4


Que o Senhor nos dê sabedoria e coragem para andarmos na contramão da nossa sociedade, criando filhos que não sejam consumistas eternamente insatisfeitos!

Que eles vejam em nós exemplos de pessoas que verdadeiramente se alegram no Senhor, independente de que bens ou produtos materiais têm ou não!

“Todavia, eu me alegrarei no Senhor; exultarei no Deus da minha salvação.”
Habacuque 3:18


Um beijinho,

Da mamãe
do Gabriel e da Alice






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