sábado, 9 de janeiro de 2016

Vai passar!

Olá mamães,

Uma das minhas resoluções de ano novo é postar uma vez por semana.

Pois bem, ontem me dei conta que a primeira semana do ano já passou!

Isso me fez lembrar um sábio conselho que minha mãe me deu quando entrei no mundo lindo, mas por vezes turbulento da maternidade: "Vai passar!"

Duas palavrinhas mágicas!

E a ideia que elas transmitem pode ser aplicada às mais diversas situações.

Aquele momento em que todos os filhos resolvem chorar ao mesmo tempo e ficamos sem saber qual socorrer primeiro: Vai passar!

Aquela noite em que o filhinho está com uma tremenda tosse que não o deixa dormir (e nem a nós): Vai passar!

Aquela troca de fralda explosiva que suja o quarto todo: Vai passar!

Aquela hora que você fala: "Vamos guardar os brinquedos!" e todo mundo finge que não está te ouvindo, uma, duas, três vezes até que você começa a gritar... Vai passar!

Aqueles domingos em que você não consegue chegar a tempo da Escola Bíblica porque as crianças acordam super devagar, enrolam pra lanchar, implicam com a roupinha que você escolheu, não querem escovar os dentes... Vão passar!

Aquele dia em que você perde um compromisso porque um dos filhos (ou todos!) resolveu fazer "número dois" bem na hora de sair... Vai passar!

Aquelas refeições sem fim porque eles enrolam à beça e demoram horrores pra comer a comidinha super saudável que você preparou com todo o amor... Vão passar!

Aqueles dias em que você se sente a pior mãe do mundo porque não tem toda a paciência, todo o entusiasmo, toda a alegria que gostaria de ter... Vão passar!

Os atrasos, as birras, os brinquedos espalhados, as viroses da infância, até as noites em claro: Vão passar!

Muitas das coisas que nos deixam ultra estressadas hoje não vamos nem lembrar daqui há cinco ou dez anos!

E como é reconfortante, quando ao invés de entrar em desespero eu me lembro dessas palavrinhas e fico repetindo pra mim mesma: Vai passar! Vai passar!

E não é que passa mesmo!!

Depois de um dia ou um período super-conturbado vem aquele dia em que as coisas dão certo! Você tem ideias incríveis de brincadeiras, conseguem sair na hora, as crianças obedecem, e a comidinha agrada a todos!

E esses dias também passam! Precisamos aproveitá-los ao máximo!

Uma tendência que tenho, e acho que outras mães também, é que quando tudo está alegre e calmo eu corro pra fazer alguma coisa. Claro, precisamos resolver um sem-fim de situações e é importante aproveitar as oportunidades. Mas, às vezes, devemos nos dar o luxo de simplesmente nos aquietarmos e curtirmos aquele momento em que nossos filhos estão felizes ao nosso redor, brincando e inventando histórias! Olhar atentamente pra eles e guardar bem no fundo do coração esses rostinhos tão lindos, porque estão crescendo, e um dia seguirão seus caminhos.

A infância passa!

Ao mesmo tempo que é tranquilizador lembrar que aquele ataque histérico de birra vai passar, é sábio reconhecer que as brincadeiras divertidas, as palavras pronunciadas de jeito engraçado, o sorriso bangela, o cheirinho de bebê, a lindeza que é a amamentação... também vão passar!

Fico muito feliz quando no meio daquela baguncinha eu consigo me acalmar e registrar os rostinhos sapecas ao invés de gritar e brigar! Olhem só:
























Queria poder dizer que sempre tenho essa atitude calma e tranquila, mas vocês iriam saber que é mentira, não é mesmo?!

Outra boa dica para depois nos lembrarmos das situações engraçadas e das palavrinhas erradas é registrar num caderninho. Eu tenho um desde que estava grávida do Gabriel. A frequência com que escrevo diminuiu bastante, infelizmente, mas todas as vezes que consigo anotar sei que valerá a pena!

Que nesse ano possamos curtir sem pressa cada minutinho alegre, registrar todas as travessurinhas e nos tranquilizar nas situações ruins, lembrando sempre que o Autor da vida e do tempo está ao nosso lado para nos socorrer nas nossas fraquezas e dificuldades!

"Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei." 
Mateus 11:28

"Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio." 
Salmo 90:12 


um beijinho,
da mamãe do Gabriel e da Alice

14 comentários:

  1. Amo seus textos !!!Que bom :vou ter um por semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que vc gosta Gi!
      Muito obrigada pelo carinho!
      Que Deus abençoe muito sua família com paz, alegria, saúde e sabedoria!
      bj

      Excluir
  2. Que post lindo e mensagem reconfortante!
    Deus abençoe seus lindos filhos e sua maternagem ainda mais.
    Beijos pra vocês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho Débora!
      Que você e sua família tenham um ano de 2016 na presença do Senhor!
      bjs

      Excluir
  3. Vai passar...
    parece uma eternidade pra passar... kkkkk
    mas passa!
    Lindo texto!

    ResponderExcluir
  4. Amei o texto. E de fato tudo passa. E depois que passa vem aquela saudade estratosférica, dos momentos bons, e, creia, dos não tão bons... Meus filhos estão no início da adolescência e trago na memória com muita doçura todos os momentos...Gostaria de voltar no tempo e ter sido mais "relax", ter curtido mais! Hoje vejo as baguncinhas das crianças e rio muito...Agora compreendo melhor o coração dos avós e vejo por que não conseguem ser tão firmes.
    Ainda passo por certas situações que dá vontade de "jogar tudo pro alto": Ricardo querendo me mostrar um vídeo no cel enquanto lavo a louça e Anninha canta desafinada a música que está ouvindo no fone do celular rodopiando feito louca...Aí penso: "Um dia vou ter saudades disso...não vou ser tão cri-cri...vou dar risada!" KKKK...nem sempre consigo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que lindíssimo seu comentário Gi! É uma honra receber a visita de uma mãe que admiro tanto aqui no meu bloguinho!
      Muito obrigada pelo seu carinho e incentivo! Que Deus continue abençoando sua família linda!

      Excluir
  5. Geeeeente que coisa mais legal! Ok, estou longe de ser mae, mas gosto de saber como pensar, e o que passam... Vai que me ajuda quando eu for mae tambem?! rs
    Gostei muito daqui. Eu nao sabia do seu blog, mas agora voltarei sempre que puder!
    Muito bom os seus textos (eu li alguns antigos tambem)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que lindinho seu comentário! Também amei seu blog (http://aprendizdebombeiro.blogspot.com.br/) benção pura!!
      beijinhos,

      Excluir
  6. Era tudo que eu precisava ouvir hoje... mas devia ter lido mais cedo... Muito bom seu texto. Que Deus continue te abençoando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por favor, me perdoe pela demora em responder...
      Que bom saber que o texto te abençoou! E, não desanime! O importante é que a cada dia aprendamos e cresçamos mais e mais em graça e sabedoria, nos tornando a cada dia mais parecidos com o Senhor Jesus!
      um beijinho,

      Excluir
  7. A vida passa rápida mesmo!! Já dizia o Pregador... "Tudo tem seu tempo..." Deus abençoe pequenina! Amo ler seus textos! Beijos e muitos beijos!

    ResponderExcluir