terça-feira, 1 de outubro de 2013

“O Papai do Céu não tem todo o pão do mundo?”


Olá mamães,

Estava a caminho do trabalho, há poucas semanas, e aproveitava a viagem para ler uma revista antiga da APEC (Aliança Pró-Evangelização das Crianças). Nesta publicação havia a lição que eu ensinaria na igreja no domingo seguinte. Após ler o estudo, folheei o restante da revista e encontrei o artigo abaixo.

Cheguei ao final do texto com lágrimas nos olhos! Que linda história!

Sei que vai abençoar sua vida!

Um beijinho,

Da mamãe
do Gabriel e da Alice


"O Papai do Céu não tem todo o pão do mundo?" escrito por All Whittinghill
Nosso Deus gosta de usar as crianças para ensinar aos adultos lições definitivamente esclarecedoras sobre Ele mesmo. Talvez não exista porta que se abra mais diretamente ao profundo dos nossos corações do que aquela cuja chave as nossas crianças têm!

Há alguns anos, nossa família foi presenteada com uma lição inesquecível e fora do comum. Naquela época, minha esposa e eu só tínhamos os primeiros três de nossos cinco filhos. Estávamos absolutamente empenhados em criar nossos pequenos em um lar centralizado em Cristo. Elizabeth, nossa segunda filha, tinha cerca de quatro anos, mas já professava uma fé firme no Senhor Jesus Cristo. Ela mostrava evidências sólidas de genuína conversão.

Tornou-se um hábito nosso reunir toda noite a família ao redor de um grande mapa do mundo, que estendíamos no chão. Eu lia ou falava sobre necessidades específicas de um país em particular, escolhido para aquela noite. Então, nós todos colocávamos nossos dedos no país e orávamos juntos por aquela nação. Minha esposa e eu queríamos que nossos filhos fossem guiados pelo Espírito a desenvolver um peso pelas pessoas nos países do mundo.

Em uma noite especial, eu destaquei a Etiópia por causa da desesperada situação deles quanto à comida. Forças militares comunistas hostis mantinham um prolongado bloqueio das fronteiras do país, e eles tinham rompido relações com as nações que lhes supriam alimento. Apesar dos repetidos esforços para enviar ajuda e assistência, houve muito pouco sucesso. As forças guerrilheiras estavam determinadas a forçar as pessoas a submissão pela fome. Depois de aproximadamente um mês com muito pouco alimento, as pessoas tinham começado a morrer e multidões estavam correndo risco de desnutrição. A situação, por meio dos jornais, tinha se tornado de interesse internacional.

As crianças ouviram atentamente as necessidades do povo. Muito interessada, é claro, Elizabeth disse:

- Papai, Papai do Céu não tem todo o pão do mundo?

- Sim, Ele tem, querida - respondi.

- Bem, por que nós não pedimos agora mesmo para Ele enviar pão... Ele vai enviar - Elizabeth completou.

Senti-me feliz que ela tivesse compreendido e sugeri que ela nos conduzisse em oração. Colocamos nossos dedos no país. A pequena Elizabeth olhou para o Céu, com seu dedo no mapa e sua mão na cintura, e começou a falar com seu Pai Celestial. Em completa confiança ela orou:

- Papai do Céu, o papai disse que eles passam muita, muita fome na Etiópia, e no mundo. É fácil para o Senhor, Papai do Céu... Nós estamos pedindo que o Senhor envie pão para a Etiópia.

Eu não podia descrever com palavras como me sentia feliz neste momento, e disse em meu coração: “Amém, Senhor. Como é maravilhoso que ela esteja aprendendo a crer na oração."

Mas Elizabeth ainda não tinha terminado. Ela continuou com uma atordoante frase:

- E, Papai do Céu, nós pedimos que o Senhor faça isso... agora mesmo. Em nome de Jesus, Amém.

Eu estava atento e imediatamente orei em silêncio: "se for da Tua vontade", a familiar declaração que nós, com frequência, acrescentamos a nossas orações... que, com frequência, significa que realmente não cremos que Deus fará o que acabamos de pedir! Silenciosamente, eu orei: "Oh, Senhor, por favor, não deixe a preciosa fé infantil dela ficar desapontada. De algum modo, proteja-a até que o Senhor ensine a ela que esse tipo de coisa leva tempo".

Na realidade, a fé de Elizabeth tinha deixado a minha bem para trás! Quando a oração acabou, seu rostinho estava radiante. Dando-lhe um grande abraço, eu disse:

- Oh, Elizabeth, que oração linda. Papai ficou muito feliz!

Ela se afastou alegremente, e eu orei de novo: "Senhor, por favor, não a deixe magoada por isto... ajuda-a a compreender".

Cerca de 40 horas mais tarde, eu estava sentado na sala de espera do escritório de um amigo, esperando-o para irmos almoçar. Peguei um jornal que estava numa mesa próxima. Na segunda página, o título de um artigo chamou minha atenção. Em choque, eu li: "O maior carregamento de pão fresco chega à Etiópia".

- Será possível? - admirei-me. - De jeito nenhum.

Mas a leitura revelou-me a mesmo a hora exata em que a comida tinha cruzado a fronteira. Com crescente assombro, eu calculei a hora da entrada em nosso fuso horário. É impossível descrever meus sentimentos após descobrir que o pão tinha entrado na Etiópia meia hora depois que Elizabeth tinha orado!

- Não, não pode ser.

O Senhor parecia sussurrar atrás de mim: - Sim, exatamente! E a menos que comece a confiar em Mim como sua filhinha, você nunca desfrutará desse tipo de resposta de oração.

Algo mudou dramaticamente em meu coração naquele dia. Vi claramente a simplicidade e poder da fé infantil. Como ela é simples; como nós a tornamos complicada com frequência.

"Pois eu sou o Senhor teu Deus, que agito o mar, de modo que bramem as suas ondas - O Senhor dos Exércitos é o seu nome. Ponho as minhas palavras na tua boca, e te protejo com a sombra da minha mão, para que eu estenda novos céus, funde nova terra, e diga a Sião: Tu és o meu povo" (Isaías 51: 15, 16);

"Disse-lhe Jesus: Não te disse eu que se creres verás a gria de Deus?" (João 11 :40)


2 comentários:

  1. Raquel, querida, que maravilha de história!!! Estou com lágrimas nos olhos... Lembrei-me de um domingo em que estávamos encorajando as crianças a orarem pelo Brasil, para que as nossas autoridades fossem mais sensíveis às necessidades do povo. Era o desafio da semana: orar pelo Brasil. Naquela mesma semana o povo foi às ruas e o aumento de passagem foi revogado! Não posso achar que foi coincidência...Havia crianças orando com a fé da Elisabeth!!
    Estou amando o seu blog!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Gisele!! Que benção é estar pertinho das crianças e perceber essa fé tão linda... e também as respostas maravilhosas vindas do nosso Pai, não é mesmo!
    um beijão

    ResponderExcluir