terça-feira, 25 de março de 2014

Como mergulhar a próxima geração na Palavra de Deus?


Olá mamães,
Li um artigo excelente no site Mulheres Piedosas e compartilho abaixo com vocês:

"Como mergulhar a próxima geração na Palavra de Deus?" por Jani Ortlund

A.Valorize a sua Bíblia
Leia, estude, cite, medite, reverencie as Escrituras. As crianças vêem você lendo, orando e compartilhando a Palavra de Deus? Elas vêem você levando a Bíblia para a igreja? As Escrituras têm lugar de honra na sua casa? As crianças percebem que esse é o seu tesouro terreno mais precioso?

B. Compartilhe a Escritura com a próxima geração
Todos os dias da vida daquela criança, cerque-a com a palavra de Deus (Deut. 6:6-9; 2 Tim 1:5). Leia as Escrituras juntos após o jantar, coloque-as nas paredes da sua casa, cite a Bíblia enquanto você ora com eles, escute-a em forma de música, memorize-a juntos.
Um dos nossos maiores prazeres é ver os nossos filhos casados alimentarem os nossos netos com a Palavra de Deus. Nosso genro, John Scheidt, lê a Bíblia para os seus três filhos em idade pré-escolar todas as noites depois do jantar enquanto eles aproveitam uma pequena sobremesa: “Oh, provai  e vede que o Senhor é bom!” (Sl 34:8)
Imagine minha surpresa e deleite quando, numa visita recente, John pausou no meio da historia bíblica e Lizzie, de cinco anos, continuou de cabeça a história, para o nosso prazer de ouvi-la. Ela tem ouvido as Escrituras desde que nasceu, e a Bíblia está guardada profundamente na alma daquela jovem alma.

Os benefícios de mergulhar a próxima geração na Palavra de Deus?

Pense nos benefícios que essa prática pode trazer às crianças da sua vida:

1. Você estará dando a ele algo fora dele mesmo para encorajá-lo nessa prisão de uma cultura sem Deus;
2. Ele saberá para onde ir quando precisar de esperança, direção ou conforto.
3. Quando a vida parecer miserável, ele pode se lembrar de mergulhar nas misericórdias de Deus;
4. Ele será capaz de encontrar uma promessa do Pai Celestial quando tudo ao seu redor se tornar caos e confusão.
5. Se ele lembrar da Palavra “no ano da sequidão” (Jr 17:8), sua vida não será caracterizada por ansiedade e medo.
6 Mais importante, ele será capaz de crescer cada vez mais no amor de Jesus – a Palavra Viva, o Verbo Eterno, o foco e principal mensagem da Bíblia (Lc 24:27,44)
7. Seu filho terá a oportunidade de se aproximar de Deus à medida que ele lê as Escrituras. Toda Escritura é “inspirada por Deus” (2 Tim 3:16). Pense o quão perto você está de uma pessoa quando você consegue sentir a sua respiração. Perto… muito perto. Face a face, num certo sentido.

Oh, tornemo-nos mulheres que valorizam e passam adiante a Palavra de Deus! Estejamos mais preocupadas com o alimento espiritual que estamos alimentando os nossos filhos do que com o alimento físico. Que nós possamos criar uma geração que possa dizer – em meio a tudo o que a vida traz -”Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR, Deus dos Exércitos” (Jr 15:16)
Como você tem ajudado os seus filhos a aprenderem e a amarem a Palavra de Deus?

Você encontrará outros maravilhosos artigos no site Mulheres Piedosas, de onde este texto foi extraído.

um beijinho,
da mamãe do Gabriel e da Alice


sexta-feira, 14 de março de 2014

Você sabe como funcionam as pílulas anticoncepcionais?


Olá mamães,

Esta é uma postagem um pouco delicada, mas necessária.

Há alguns dias estava lendo a bula do anticoncepcional que tomava, porque vinha sentindo mal estar desde que troquei para essa marca. No meio de todas aquelas expressões enigmáticas, algumas coisas me chamaram a atenção e me lembrei de um artigo do Júlio Severo (podem ler aqui) que li há dois anos.

Esse artigo havia me deixado muito preocupada, falava que as pílulas podem provocar abortos muito prematuros impedindo que o óvulo, já fecundado, seja implantado no endométrio. Naquela época conversei com minha médica que disse que apenas o DIU funciona dessa forma, e não as pílulas.

Mas agora resolvi pesquisar mais. Não somente mais opiniões, mas principalmente respostas efetivas. Entrei em contato com o laboratório já que na bula havia apenas o seguinte:

"Os hormônios presentes em Iumi previnem a gravidez por meio de diversos
mecanismos, sendo que os mais importantes são a inibição da ovulação e alterações no muco cervical (do colo uterino)."

Quais seriam os outros mecanismos, já que são diversos?

Enquanto aguardava a resposta deles encontrei algumas bulas de outros anticoncepcionais que falam bem claramente seus mecanismos de atuação:

“FEMINA é um anticoncepcional oral combinado que contém, como substâncias ativas o estrogênio etinilestradiol e o progestagênio desogestrel. (...) A ação conjunta do desogestrel e etinilestradiol leva a uma inibição da gonadotrofina determinando inibição da ovulação. Além destes efeitos, temos a mudança do muco cervical (que dificulta a penetração do espermatozoide no útero) e a alteração do endométrio, tornando-o menos receptivo ao óvulo, além da alteração no transporte tubário, dificultando a migração do óvulo à cavidade uterina.”

“Allestra 20 é um anticoncepcional oral monofásico, que combina o componente estrogênico etinilestradiol com o componente progestogênico gestodeno. (...) O mecanismo primário de um anticoncepcional oral combinado é a supressão da foliculogênese. Além deste mecanismo de ação, Allestra 20 apresenta outras ações que impedem uma gravidez, tais como: alteração da qualidade do muco cervical, que impede a espermomigração, alteração da motilidade ovariana e a alteração do endométrio, tornando-o pouco receptivo para a implantação do óvulo.”

Alguns dias depois recebi a seguinte resposta do laboratório:

“Os principais mecanismos que promovem o efeito de Iumi é a inibição da ovulação e o espessamento do muco cervical.
 Além disso, os hormônios presentes na composição de Iumi promovem alterações na estrutura e/ou função do aparelho genital feminino, alterações da motilidade tubária e modificações no endométrio (camada de revestimento interna do útero), tornando-o inadequado para implantação do óvulo (nidação).
 Caso a senhora necessite de outras informações, estamos à sua disposição.”

Assim, percebemos que, resumidamente, os mecanismos de atuação das pílulas anticoncepcionais são:
- impedir a ovulação,
- alteração do muco cervical (dificultando a entrada dos espermatozoides) e
- alteração do endométrio, impedindo a implantação do óvulo, que a esta altura já estará fecundado.

Bem, as duas primeiras formas de atuação realmente podem ser chamadas de anticoncepcionais, já que ainda não houve o encontro dos gametas feminino e masculino.

O problema está na última: alteração do endométrio, impedindo a implantação do óvulo já fecundado.

Neste ponto, há quem argumente que, se não há implantação, não há vida ainda, então seria contracepção mesmo.

Mas vejam o que encontrei na Nova Enciclopédia Barsa (pag. 95, vol 9, verbete Gestação):

“Ao se unirem óvulo e espermatozoide fundem seus cromossomos  (estruturas situadas no núcleo celular que contém os genes, ou unidades genéticas transmissoras da herança). De tal fusão surge o ovo ou zigoto. Assim, no momento mesmo da fecundação, são determinados o sexo e as características particulares do indivíduo.”
“Depois da fusão, o zigoto se divide rapidamente e avança em direção à cavidade uterina, em cuja camada interna (endométrio), se implanta, caso esta se encontre preparada para recebê-lo.”

Mais claro impossível.  É uma vida.

Nos últimos anos tenho lido bastante sobre apologética, ou defesa da fé. E me assusta ver como conceitos mundanos estão tão infiltradas na igreja evangélica que ás vezes temos dificuldade de analisar as coisas claramente à luz somente da Palavra de Deus e não seguindo esse ou aquele “especialista” secular.

Fiquei muito mal ao perceber que eu também seguia o mesmo caminho. Ouvindo e seguindo os conselhos do mundo e não buscando informações a respeito, e, o pior, não buscando ao Senhor antes de tomar decisões. Achava que nesse momento não deveria engravidar, me indicaram uma pílula e eu sem questionar quase nada aceitei.

Diante da constatação do meu erro, me humilhei e implorei o perdão do Senhor. Creio que fui perdoada, mas senti a direção de compartilhar isso com outras mulheres cristãs que, como eu podem estar, sem querer, agindo contra a vontade do Senhor.

“E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra." 2 Crônicas 7:14

Precisamos parar um pouco, orar e clamar ao Senhor por direção e sabedoria  para todas as áreas da nossa vida, e para todas as decisões que tomarmos.
Que o Senhor nos perdoe, nos ajude e nos guie.

Um beijo,

 Da mamãe do Gabriel e da Alice

 “Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo.” Filipenses 2:15.

segunda-feira, 10 de março de 2014

15 Pedidos de Oração pelas Mulheres – John Piper

Olá mamães,

Compartilho com vocês o que li no site Voltemos ao Evangelho.
Parabéns pelo Dia da Mulher !! (atrasado, rsrs)

beijos,

da mamãe do Gabriel e da Alice



15 Pedidos de Oração pelas Mulheres – John Piper

 


Neste breve texto, o pastor John Piper enumera, como que em oração, uma lista de importantes conselhos direcionados às mulheres cristãs, a fim de que vivam para a glória de Cristo.

 


1.      Que tudo da sua vida — em qualquer esfera — seja devotado à glória de Deus.

2.      Que as promessas de Cristo sejam confiadas tão plenamente que paz, alegria e força encham sua alma a ponto de transbordar.


3.      Que essa plenitude de Deus abunde em atos diários de amor, de forma que as pessoas possam ver suas boas obras e glorificar ao seu Pai no céu.


4.      Que vocês sejam mulheres do Livro, que amem, estudem e obedeçam a Bíblia em cada área do seu ensino. Que a meditação sobre a verdade bíblica possa ser a fonte de esperança e fé. E que vocês continuem a crescer em entendimento através de todos os capítulos de sua vida, nunca pensando que o estudo e o crescimento são apenas para os outros.


5.      Que vocês sejam mulheres de oração, de forma que a Palavra de Deus se abra para vocês; e o poder da fé e santidade desça sobre vocês; e sua influência espiritual crescerá no lar, na igreja e no mundo.

6.      Que vocês sejam mulheres que tenham uma profunda compreensão da graça soberana de Deus fortalecendo todo esse processo espiritual, que sejam pensadoras profundas sobre as doutrinas da graça, e amantes e crentes profundos dessas coisas.


7.      Que vocês sejam totalmente comprometidas ao ministério, seja qual for o seu papel específico, que não desperdicem o seu tempo em revistas de senhoras ouhobbies inúteis, assim como seus maridos não deveriam desperdiçar o tempo deles em esportes excessivos ou coisas sem propósito na garagem. Que você redima o tempo para Cristo e seu reino.


8.      Que vocês, se solteiras, explorem seu solteirismo para a plena devoção a Cristo e não sejam paralisadas pelo desejo de se casar.


9.      Que vocês, se casadas, apóiem a liderança do seu marido de maneira criativa, inteligente e sincera, tão profundamente como uma obediência a Cristo permitir; que vocês o encorajem em seu papel designado por Deus como o cabeça; que vocês o influenciem espiritualmente primariamente através da sua tranqüilidade destemida, santidade e oração.


10. Que vocês, se tiverem filhos, aceitem a responsabilidade com o seu marido (ou sozinhas, se necessário) de criar os filhos que esperam no triunfo de Deus, compartilhando com ele o ensino e a disciplina das crianças, e dando aos filhos aquele toque e cuidado protetor especial que vocês são unicamente capacitados para dar.


11. Que vocês não assumam que o emprego secular é um desafio maior ou um melhor uso da sua vida que as oportunidades incontáveis de serviço e testemunho no lar, na vizinhança, comunidade, igreja e no mundo. Que não proponham somente a pergunta: Carreira vs. Mãe em tempo integral? Mas que perguntem tão seriamente: Carreira em tempo integral vs. Liberdade para o ministério? Que vocês perguntem: O que seria maior para o Reino — ser empregado de alguém que lhe diga o que você deve fazer para seu negócio prosperar, ou ser um agente livre de Deus, sonhando o seu próprio sonho sobre como seu tempo, seu lar e sua criatividade poderiam fazer o negócio de Deusprosperar? E que em tudo isso você faz suas escolhas não sobre a base de tendências seculares ou expectativas de estilo de vida, mas sobre a base do que fortalecerá a sua família e promoverá a causa de Cristo.


12. Que vocês parem e (com seus maridos, se forem casadas) planejem as várias formas da sua vida ministerial em capítulos. Os capítulos são divididos por várias coisas — idade, força, solteirismo, casamento, escolha de emprego, crianças no lar, crianças na escola, netos, aposentadoria, etc. Nenhum capítulo é tudo alegria. A vida finita é uma série de permutas. Encontrar a vontade de Deus, e viver para a glória de Cristo plenamente em cada capítulo é o que faz dele um sucesso, não se ele se parece com o capítulo de outra pessoa ou se tem nele o que  o capítulo cinco terá.


13. Que vocês desenvolvam uma mentalidade e um estilo de vida guerreiro; que nunca se esqueçam que a vida é breve, que milhões de pessoas estão entre o céu e o inferno todos os dias, que o amor ao dinheiro é suicídio espiritual, que os objetivos de mobilidade ascendente (roupas chiques, carros, casas, férias, comidas, hobbies) são um substituto pobre para os objetivos de viver para Cristo com toda a sua força, e maximizar sua alegria no ministério ao ajudar pessoas.


14. Que em todos os seus relacionamentos com os homens vocês procurem a direção do Espírito Santo ao aplicar a visão bíblica da masculinidade e feminilidade; que vocês desenvolvam um estilo e comportamento que faça justiça ao papel único que Deus deu aos homens para serem responsáveis pela liderança graciosa com relação às mulheres — uma liderança que envolve elementos de proteção, cuidado e iniciativa. Que vocês pensem criativamente e com sensibilidade cultural (assim como ele deve fazer) ao moldar o estilo e ajustar o tom de sua interação com os homens.


15. Que vocês vejam a direção bíblica para o que é apropriado e inapropriado para os homens e mulheres em relação uns para com os outros, não como restrições arbitrárias sobre a liberdade, mas como prescrições sábias e graciosas de como descobrir a verdadeira liberdade do ideal de complementaridade de Deus. Que vocês não mensurem sua potencialidade pelas poucas funções restringidas, mas pelas incontáveis oferecidas.


Sugestão: Escolha um e tire 5 minutos em oração pelas mulheres que você conhece

Por: John Piper. Original: Um Desafio às Mulheres