sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

linda canção - o coração do menino e da menina


Olá mamães,

No início do mês visitamos uma igreja perto de casa, e o Gabriel aprendeu uma canção muito lindinha. Como ele tem ótima memória musical e é muito afinadinho (puxou o pai, com certeza!) no carro ele conseguiu cantar pra gente. Quando chegamos  em casa procurei no You tube e lá estava, certinho como ele cantou!




A letra é assim:
O coração do menino e da menina
Que tem Jesus
É diferente

O coração do menino e da menina
Que tem Jesus
É diferente

Não triste, nem zangado,
aborrecido ou assustado!

Mas é feliz e sorridente,
Mas é feliz e sorridente!

Cantamos no berçário da minha igreja domingo passado e as criancinhas gostaram muito! Quando falávamos triste, zangado, aborrecido ou assustado fazíamos as expressões com o rostinho e as mãos... eles se divertiram muito com isso, especialmente no assustado! E na parte final abríamos o maior sorriso possível, puxando bem as bochechas com as mãos! Muito legal!

Um beijinho,

da mamãe
do Gabriel e da Alice

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Verdadeira riqueza

Olá mamães,


Hoje, no caminho para o trabalho, li a carta de Paulo aos Colossenses.

Que linda essa cartinha, não é!

Na leitura de hoje observei algo que ainda não tinha notado, neste pequenino livro de apenas 4 capítulos, Paulo fala três vezes sobre riqueza.

Vamos pensar um pouquinho sobre esse tema. A Bíblia não condena o ter dinheiro em si, mas sim o amor a ele (I Timóteo 6:10). Em Mateus 19:23, Jesus destaca que “é difícil entrar um rico no reino dos céus”. O livro de Provérbios também está cheio de sábios conselhos sobre essa questão: 11:4, 11:28, 13:11, 15:16, 22:1, 23:5, 27:24, 30:8 e outros.

Honestamente, precisamos vigiar e pedir ao Senhor que sonde nossos corações sobre esse assunto.

Os olhinhos e ouvidinhos atentos de nossos filhos percebem o que é realmente importante para nós. Eles estão sempre observando nosso comportamento diante das situações do cotidiano. 

Não adianta dizer para eles algo que não vivemos, eles vão aprender muito mais pelo nosso exemplo.

Por isso o mais importante é clamar ao Senhor que nos transforme a cada dia para que nosso discurso sobre “buscar o Reino de Deus em primeiro lugar”(Mt.6:33) seja real em nosso coração e em nossas conversas e escolhas. E assim estaremos vivendo o que queremos que nossos filhos aprendam e vivam também.

Voltando a Colossenses, Paulo fala a esses amados irmãos sobre a verdadeira riqueza, e é essa que queremos que nossos filhinhos desejem mais que tudo!

No versículo 27 do capítulo 1 ele completa o raciocínio dos versos anteriores falando sobre o mistério que foi revelado aos santos “Aos quais Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, esperança da glória”.

Cristo em nós... ás vezes parece que nos acostumamos tanto com a mensagem que não percebemos como ela é incrível e maravilhosa! O Filho de Deus, através do seu Espírito Santo, vivendo em nós, nos enchendo de esperança. E que esperança! Paulo também fala sobre ela no início da carta no versículo 5: “esperança que vos está reservada nos céus”. Escrevendo aos Tessalonicenses ele lembra “como é firme a esperança que vocês têm no nosso Senhor Jesus Cristo”.

Prosseguindo na carta aos cristãos de Colossos, lemos no capítulo 2, versículo 2 que o apóstolo desejava que eles tivessem “toda a riqueza da forte convicção do entendimento, para compreenderem plenamente o mistério de Deus, Cristo”.

Existe algo mais precioso que a firme convicção da salvação em Jesus, e o desejo de conhecê-lo plenamente? Que ocupemos nossos pensamentos com nosso Salvador e não apenas com as coisas materiais que tanto nos distraem!

Por último Paulo aconselha: “Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração.” E todas as mamães que amam ao Senhor dizem: Amém!

“Senhor querido, transforme nossas vidas. Queremos ter um coração cheio de viva esperança, uma mente que deseja aprender e compreender mais de Cristo e lábios que sejam sempre cheios da Tua Palavra. Que Jesus seja verdadeiramente nossa riqueza e de nossos filhos. Amém.”

Um beijinho,

Da mamãe
do Gabriel e da Alice


sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Sonhos, planos e projetos


Olá mamães,

Comecinho de ano é bom demais, não é mesmo!

Tiramos da gavetinha da nossa cachola aqueles projetinhos quase esquecidos e pensamos: “Esse ano vou conseguir!”

Ou então refletimos sobre o que poderíamos ter feito melhor e sonhamos que nesse ano tudo vai ser diferente...

Sonhos, planos, projetos....

E olhem que importante recomendação encontramos em Provérbios 16:3
"Confia ao Senhor as tuas obras, e teus pensamentos serão estabelecidos."


Minha sugestão prática é que você aproveite essa dose extra de esperança que ganhamos a cada início de ano e separe uns minutinhos para orar e anotar uma listinha para norteá-la nos próximos meses (amo listinhas!). Acho importante também separar por categorias, coisa de quem é realmente apaixonada por listinhas, né! Mas é sério facilita bastante.

Vou compartilhar com vocês a minha:


- Família:
Ter mais paciência,
Prestar mais atenção ao que me contam,
Fazer o cultinho doméstico mais vezes,
Transformar os assuntos que são importantes para eles em importantes para mim também
Preparar pequenas surpresas todas as semanas
Começar a estudar mais a Palavra com meu filho mais velho com material para crianças  maiorzinhas.

- Vida devocional
Ler a Bíblia toda e estudar mais profundamente 7 livros do novo testamento
Separar tempo para orar (falhei nessa área em 2013 e não quero mais repetir esse erro)

- Envolvimento na Igreja
Preparar as lições com mais antecedência
Orar com fervor antes de começar a organizar o material
Ensinar os pontos principais das lições muito bem ensinados e não ficar inventando milhões de atividades e outras coisas para falar que acabam tomando muito tempo e me fazem perder o foco na hora de ensinar. (também tropecei nesse ponto em 2013 e acabei o ano exausta e um tanto frustrada... mas 2014 está aí para me encher de ânimo de novo!)

- Saúde
Beber mais água,
Comer pelo menos duas frutas por dia,

- Outros:
Melhorar meu inglês!
Aprender a costurar à máquina (sonho antigo...)
Não deixar a bagunça se acumular pela casa!
Telefonar ou mandar emails com mais frequência para minha mãe e minhas irmãs, tias, avós e amigas.

Bom, para por tudo isso em prática e não terminarmos 2014 nos lamentando precisamos também de um Plano de Ação.

O meu vai ser mais ou menos assim:

Colocar no meu celular os cânticos de louvor que mais gosto e na volta pra casa vir ouvindo, assim a chance de chegar mais tranquila e com mais paciência aumenta significativamente, concordam?!

Já faz umas semanas que meu marido começou a realizar o culto doméstico em nossa casa e tem sido muito bom, queremos manter esse hábito maravilhoso ao longo de 2014.

Acordar um pouquinho mais cedo (e dormir mais cedo também!) pra conseguir orar logo no comecinho do dia e ler a Bíblia logo depois, quero separar 30 minutos, pelo menos, para isso todos os dias. Meu filho Gabriel, também acorda cedo e nesses primeiros dias do ano temos conseguido ler um devocional muito bom “Começando o Dia com Deus”.

Meu marido e eu começamos também a ler, à noite, um Devocional para casais maravilhoso, escrito pelo casal Pr. Jaime e Judith Kemp, recomendo a vocês.

Trazer o material para preparar as lições para as classinhas que ensino na igreja, para vir lendo no caminho para o trabalho, já faço isso, mas planejo passar a trazer às segundas e não mais às quintas como foi em 2013. Assim, as ideias vão ter mais tempo para se organizar na cachola e se transformar em realidade!

Já observei que no trabalho eu lembro melhor de comer as frutas que trago. Falta só criar o hábito de trazer sempre e em maior quantidade!

Para o inglês e a costura vou separar meia hora pra cada duas vezes por semana, será suficiente? Bem, pra começar, acho que está bom!

Quanto à bagunça, não tem saída, é arregaçar as mangas e arrumar...mas não precisa ser tudo de uma vez, levando horas e ficando estressada, brigando com a família toda! Pretendo colocar em prática um dos princípios da Elizabeth George: um pouco é melhor que nada! Então todos os dias vou separar 10 minutinhos de manhã e à noite para arrumar alguma parte da casa, e as crianças podem ajudar com as coisinhas delas!

Um hábito que já comecei a por em prática e que tenho gostado muito é de ligar sempre pra alguém no pedacinho do trajeto pro trabalho que faço a pé (no ônibus e na barca aproveito para ler, escrever ou costurar à mão). São mais ou menos 10 minutos e são preciosos!! Tem sido muito bom manter mais contato com as pessoas que são especiais pra mim, mas que na correria do dia não consigo parar pra falar direito.

Gente, que postagem mais pessoal né! Desculpem se ficou cansativa, o que penso é que talvez possa ajudar você a perceber que todas nós precisamos nos organizar (bastante!) para conseguir realizar nossos projetos, sejam eles familiares, pessoais ou ministeriais!

Então agora é a sua vez, papel e caneta na mão, converse com o Senhor, e faça suas listinhas! Se quiser fique à vontade para compartilhar, tudo ou uma parte delas.

Que o Senhor nos ajude com direção, sabedoria, foco e força para que cada dia de 2014 seja vivido para a glória dEle, especialmente na condução dos nossos pequeninos nos caminhos do Senhor.

Um beijinho e 

FELIZ 2014!!!

Da mamãe
do Gabriel e da Alice