Páginas

sexta-feira, 27 de março de 2015

Boaz - exemplo para nossos filhinhos!


Olá mamães,

Na última postagem refletimos um pouco sobre Rute e seu exemplo para nós e nossas filhinhas.

Mas esse livrinho lindo da Palavra traz também um ótimo modelo a ser seguido por nossos rapazinhos: Boaz!

Olha só quantas qualidades preciosas:

- Valente. No primeiro versículo do capítulo 2, o autor do livro define Boaz como um “homem valente e poderoso”(na tradução da Almeida Corrigida e Revisada Fiel). Como nossos filhos precisarão ser valentes! É necessária muita coragem para manter-se firme com Jesus, em obediência à sua Palavra, quando todos os amigos seguem em outra direção.

- Educado e cortês. Ao chegar à plantação, Boaz cumprimenta seus segadores com muita educação, abençoando-os com as palavras “O Senhor seja convosco.” (Rt. 2:4)

- Bondoso e atencioso. Ele trata Rute com respeito e bondade, dá ordem aos seus empregados para que não a molestem e oferece-lhe água sempre que ela tiver sede. (Rt. 2:8 e 9)

- Sabe reconhecer o bem e elogiar. Boaz estava informado sobre o bem que Rute estava fazendo a sua sogra, e, na primeira oportunidade, a elogia por isso, reconhecendo seu esforço e sacrifício em deixar tudo para cuidar de Noemi. (Rt 2:11)

- Abençoador. Demonstra ser um homem temente a Deus, pois em vários momentos ele faz menção do Senhor, sempre com uma palavra de benção. Olha que lindo o que ele diz a Rute quando conversam pela primeira vez: “O Senhor retribua o teu feito; e te seja concedido pleno galardão da parte do Senhor Deus de Israel, sob cujas asas te vieste abrigar.” (Rt 2:12)

- Generoso. No momento da refeição, Boaz convida Rute para sentar-se junto aos segadores, dá-lhe comida em fartura e ainda com sobra. Depois, voltando à colheita, ele diz a seus empregados que deixem cair alguns punhados a mais. Pela lei do Senhor, as espigas que caíssem nas colheitas deveriam ser deixadas para os pobres recolherem. Mas Boaz vai além e ordena que deixem cair de propósito! Ele era rico, mas não avarento, gostava de compartilhar o que tinha com quem precisasse. (Rt 2:14-16)

- Decidido. Ao saber que poderia ser o resgatador, toma todas as providências o mais rápido possível. (Rt 3:11-13)

- Honesto e cumpridor da lei. Havia outro parente mais próximo que poderia ser o remidor, Boaz reúne a liderança da cidade e trata com ele de forma honesta e transparente, seguindo a lei do levirato que existia na época.

Que tal ler a história de Rute e Boaz com seus filhinhos? Lembre-se de destacar as virtudes desse lindo casal da Bíblia. Podem ser ditas frases simples como: “Olhe como Rute foi bondosa com Noemi!” ou “ Que generoso! O Boaz deu bastante comidinha para Rute!”.

Esteja atenta também para valorizar as atitudes de seus filhos semelhantes às de Boaz. Precisamos tomar cuidado para destacar e elogiar virtudes como as que estão acima e não apenas força, inteligência ou bom desempenho escolar ou atlético.

Assim, mostramos aos nossos filhos o que realmente é importante: caráter.

Mais especialmente: um caráter como o de Cristo.

De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,
Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus,
Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;
E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.
Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome;
Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra,
E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai. 
Filipenses 2:5-11
Importante!!! O papai é o maior exemplo masculino na vida dos filhinhos. Mesmo que ele não seja (ainda) um cristão, como marido e pai deve receber todo o respeito e consideração da família. Aproveite todas as oportunidades que surgirem para elogiá-lo na presença dos pequenininhos. Talvez você possa dizer: “O papai é muito trabalhador!” ou “Ele cuida muito bem da nossa família!” ou ainda “Olhem como o papai é generoso!”.

Que nossos pequeninos percebam sempre que o mais importante para nós é seguir o exemplo do Senhor Jesus e de personagens bíblicos notáveis como José, Daniel, Rute, Boaz e outros.

Que nossos maridos, filhinhos e futuros genros (!) sejam transformados a cada dia mais e mais, pelo Espírito do Senhor, e sejam homens segundo o coração de Deus!

Um beijinho,
Da mamãe do Gabriel e da Alice

quinta-feira, 26 de março de 2015

Rute - um exemplo para nós e nossas filhinhas!


Olá mamães,

No domingo passado visitei a igreja onde meu pai é pastor. A mensagem pregada por ele foi baseada no livro de Rute. Que livrinho precioso esse não é mesmo!

Fiquei refletindo sobre quantas qualidades preciosas essa moça possuía! Como quero que minha filhinha seja parecida com ela!

Destaquei algumas dessas virtudes:

Cuidado para com os desamparados. Rute sabia que, sem marido e filhos, Noemi precisaria de alguém que cuidasse dela e decidiu assumir esse papel. (Rt 1:5)

Decidida a ajudar. Nenhum argumento de Noemi foi capaz de fazer Rute mudar de ideia. Ela cuidaria de sua sogra e ponto final! (Rt 1:11-15 e 18)

Sacrifício pelo próximo. Rute deixou tudo para trás: sua família, sua casa, seu povo, seus costumes... Seguir com Noemi para Belém não deve ter sido uma decisão fácil, mas Rute estava disposta a se sacrificar para cuidar dela. (Rt 1:16-17)

Ativa e trabalhadeira. Sabendo que estava no tempo da colheita, Rute toma a iniciativa de ir apanhar as espigas que os segadores deixavam para trás. Com certeza era um trabalho árduo e cansativo, mas ela encarou o desafio para trazer o sustento para si e para Noemi.(Rt 2:2, 7 e 17)

Humilde. Quando Boaz demonstra-se bondoso para com ela, Rute lhe responde com imensa humildade. Não havia nela vaidade pelo bem que estava fazendo a sua sogra, nem tampouco se achava cheia de direitos. (Rt 2:10 e 13)

Atenta aos conselhos dos mais velhos. Quando Noemi a aconselha sobre como deve se aproximar e falar com Boaz, Rute não retruca, não reclama, nem contra-argumenta. Ela ouve com atenção e põe em prática os conselhos de sua sogra. (Rt 3:5 e 6)

Olha que linda a declaração de Boaz, que está no verso 11, do capítulo 3:

“Agora, pois, minha filha, não temas; tudo quanto disseste te farei, pois toda a cidade do meu povo sabe que és mulher virtuosa.”
Num tempo de celebridades instantâneas, em que muitas mulheres fazem de tudo para aparecer, é interessante voltar ao livro de Rute e vê-la ser popular na cidade, mas não por sua beleza, suas roupas ou bens, nem por se destacar como cantora, atriz, modelo ou desportista. Rute era conhecida por suas virtudes.

Se você também é mãe de menina como eu, peça ao Senhor sabedoria para criar sua pequenina incutindo nela essas qualidades que vemos em Rute.

Acredito que o primeiro passo, como sempre, é incuti-las em nosso próprio coração! Se não estivermos atentas, facilmente ficamos deslumbradas com os atributos valorizados pela mídia e começamos a também achar que estamos nesse mundo unicamente para “sermos felizes e seguirmos nossos corações”. Passamos a pensar só em nossos sonhos e necessidades e nos deixamos levar pelo consumismo e materialismo. A vida se torna uma sucessão de compras, passeios da moda e futilidades sem fim. E quando nos damos conta estamos bem distantes de Rute... e do Senhor!

Que as palavras do nosso querido Senhor Jesus estejam sempre em nossas mentes e corações:

“Jesus os chamou e disse: "Vocês sabem que os governantes das nações as dominam, e as pessoas importantes exercem poder sobre elas.
Não será assim entre vocês. Pelo contrário, quem quiser tornar-se importante entre vocês deverá ser servo,
e quem quiser ser o primeiro deverá ser escravo;
como o Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos".


Mateus 20:25-28


Que o Senhor, pelo agir do seu Espírito em nós, nos transforme à semelhança de Rute em mulheres que se importam com as outras pessoas, e que estejamos sempre dispostas a ajudar, cuidar e servir ao próximo.

E que, assim, sejamos também exemplos de virtude para nossas florzinhas!
Se você é mamãe de menino(s) ore para que no futuro seu rapazinho tenha sabedoria para escolher uma mulher como Rute para ser sua esposa!

Um beijinho,
Da mamãe do Gabriel e da Alice